Bem vindo nobre leitor, a mais uma edição do Heavy Metal pelo Mundo, a sua aeronave de viagens pelos países que tem pouca ou nenhuma tradição em bandas de metal. E hoje vamos até a Austrália!

O país está localizado na Oceania, sendo e a menor área continental do mundo, abrangendo a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. Através destes mares, a Austrália tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.

A população do país é de 23,4 milhões de habitantes, com cerca de 60% concentrados em torno das capitais continentais estaduais de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Sua capital é Camberra, localizada no Território da Capital Australiana.

Com alta tecnologia e indústria, a Austrália é um próspero país multicultural e tem excelentes resultados em muitas comparações internacionais, como saúde, esperança de vida, qualidade de vida, desenvolvimento humano, educação pública, economia e política.

Music band of Australia people playing music for show Australian people and foreigner travelers at Myer mall at Perth’s Forrest Chase on May 28, 2016 in Perth, Australia

Cultura australiana

A cultura da Austrália tem raízes na cultura ocidental anglo-céltica e suas culturas nativas. Sua música da Austrália engloba desde as manifestações dos aborígenes e pela música tradicional australiana, muito influenciada pela música folclórica de seus colonizadores e imigrantes, e também pela música clássica, que produziu alguns nomes de reconhecimento mundial.

Rock na Austrália

Quando se fala em rock na Austrália, logo bandas consagradas veem à mente, como o AC/DC e INXS. E o cenário rock no país revela grandes talentos desde a década de 60 como o The Easybeats, considerados a maior banda australiana do período.

Outros nomes com Rose Tatto, The Angels e Radio Birdman nos anos 70, e Silverchair, Cold Chisel e You Am I, a partir dos anos 90, fizeram história no país e alcançaram sucesso além das fronteiras e ganhando espaço mundial.

A cena recente australiana tem nomes que chamaram a atenção da imprensa especializada, em diversos estilos do rock e também do heavy metal. Veja a seguir uma lista que separamos com nomes de destaque.

Airbourne

Começamos com a banda de hard rock Airbourne, formada em 2003 em Warrnambool pelos irmãos pelos irmãos Joel O’Keeffe (vocal/guitarra) e Ryan O’Keeffe (bateria). A banda foi classificada como a melhor nova banda pela Classic Rock Roll of Honour Awards em 2008.

Sua sonoridade é semelhante e inspirada no AC/DC, com o som mais seco pesado e característico dos clássicos do rock dos anos 70. O quarteto, completo por Harri Harrison (guitarra base/vocal de apoio) e Justin Street (baixo/vocal de apoio) lançou quatro álbuns de estúdio: Runnin’ Wild (2007), No Guts. No Glory. (2010), Black Dog Barking (2013) e Breakin’ Outta Hell (2016).

Recentemente eles tiveram destaque na trilha sonora da série Cobra Kai, com a canção “Back In The Game”, que tocou na primeira temporada.

Teramaze

A banda australiana de progressive metal Teramaze foi formada em 1993 pelo guitarrista Dean Well. Originalmente tinha o nome “Terromaze”, com uma sonoridade Thrash Metal. Mas devido à conversão de seus membros ao cristianismo, o nome foi alterado.

Desde 1995 a banda lançou alguns álbuns, porém, para Well, a banda só encontrou sua sonoridade com o álbum Anhedonia, de 2012.

Chalice

Apesar de não estar mais em atividades, a banda Chalice se destacou na cena australiana com o seu doom metal. Formada em 1996 pela vocalista e tecladista Shiralee Morgan e pelo baterista Adrian Bickle, o grupo gravou a demo Chronicles of Dysphoria, em 1998. Logo a seguir, Justin Hartwig substitui Darren McLennan e Alannah Probert junta-se á banda como flautista.

Em 2001 gravam o álbum An Illusion to the Temporary Real. Já em 2003, lançam Augmented e participam na tour das bandas Opeth e Mayhem.

Mas em 2006, a banda encerra as atividades, após o lançamento do EP The Calm That Was the Storm.

Voyager

Formada na cidade de Perth, em 1999, a banda Voyager se destaca com um progressivo metal de qualidade. Com o passar dos anos, sua sonoridade e produção de seus discos evoluíram e ganharam mundo afora.

Com quatro álbuns lançados, os membros Daniel Estrin (vocal e keytar), Simone Dow (guitarra), Scott Kay (guitarra), Mark Boeijen (baixo e vocal) e Alex Canion (bateria) têm apresentado um som de peso e com melodias vocais que se diferenciam no estilo. Inclusive mesclando com sons eletrônicos, resultando em uma mistura interessante.

Black Majesty

Fundada em 2001, a Black Majesty é uma banda australiana de power metal. Os membros fundadores foram Cory Betts (ex-Pegazus) no baixo, Steve Janevski (ex-Cyclone Tracy) na guitarra e Hanny Mohammed (ex-Catwitch) na guitarra.

Após o lançamento de um álbum de três faixas, eles assinaram um contrato de cinco álbuns com a gravadora alemã LMP Records. O grupo lançou seu quinto álbum de estúdio, Stargazer, em julho de 2012.

Eyefear

Liderada pelo vocalista Danny Cecati, s banda Eyefear gravou quatro álbuns de estúdio, com destaque para The Unseen (2008) e A World Full of Grey, de 2007, considerado seu melhor lançamento até agora.

Fontes: Wikipedia, Encyclopaedia Metallium e Spirt of Metal

Encontre sua banda favorita