Toda sexta-feira é dia de viajar pelo mundo, atrás de descobertas. O país de hoje, é a Armênia!
A República da Armênia é um dos países que garantiram a sua independência, após a queda da união Soviética em 1991. O país está localizado na região da Eurásia – região que divide a Europa Oriental, da Ásia Ocidental – mas que é considerado parte da Europa, tendo em 2011, iniciado negociações para fazer parte da União Europeia. A capital Erevan, é também a cidade mais populosa , com cerca de 1.116.000 habitantes, e a moeda local é o Dram. A língua oficial, é a armênia.
Por mais que a independência, tenha sido conquistada no inicio da década de 90, a história da Armênia é uma das mais ricas e antigas da história da humanidade, remetendo a época pré-histórica. No ano de 301, a Armênia se tornou o primeiro país no mundo oficialmente cristão.
A história do país, é permeada por guerras, como a que gerou o “genocídio armênio”, ocorrido entre 1915 – 1923. A perseguição étnica, causada pelo então Império Otomano, provocaram cerca de um milhão de morte, em todo o país, que estava a beira da independência.
Outro problema geopolítico que a Armênia enfrenta, é com o vizinho, Azerbaijão, por causa da disputa pelo domínio da região denominada, Alto Carabaque. A disputa se intensificou após a dissolução da União Soviética, fazendo com o que a região se auto proclamasse independente, aumentando o problema geopolítico que dura até os tempos atuais.
Recentemente, o System of a Down, banda que apesar de ter sido formada na Califórnia, tem integrantes de origem armênia, lançou o single, “Genocial Humoidz”, que aborda a guerra de Nagorno-Carabaque ocorrido no ano de 2020.
Mas o mundo do Heavy Metal, na Armênia, vai além do System of a Down. E é isso o que eu vou mostrar!
Adana Project
O Adana Project, é uma banda de Symphony Metal, com elementos de Folk Metal. A banda lançou o seu único disco em 2020, “Veradardz (The Return)”. A temática das letras, são sobre assuntos nacionalistas e políticos, como o genocídio armênio, por exemplo. Todas as letras, são na língua local.
Symmetria
O Symmetria foi uma banda de Atmospheric Doom Metal, que durou somente um EP. “Humility”, foi lançado em 2018, e possui quatro músicas. No mesmo ano de 2018, a banda encerrou as atividades.
Avarayr
É uma banda de Black metal, formado em 2013. A banda lançou somente o disco, “A Symphony Carved In Stone”, no ano de 2019. O Avarayr, é outra banda que mistura elementos folclóricos na sua sonoridade e, nesse ano de 2020, a banda lançou o single “To the Moon”, que é toda acústica (folk).
This Void In Us
O This Void In Us, é uma banda de Metal Moderno, criada no ano de 2019. Em 2020, eles lançaram o EP de estreia, “Ascension”.
Ildaruni
Formada em 2016, o Ildaruni, tem a sonoridade focada no Pagan Metal, ou, Black Metal com influências folk. Independentemente da nomenclatura, o disco de estreia da banda, “Beyond Unseen Gateways”(lançado em abril de 2021), tem uma qualidade de produção, de alto nível.
A Armênia mostrou ser outro país europeu, cujas bandas misturam o Metal com elementos da música folclória local. Isso é novo? Não. Por consequência é ruim? Também, não. Com a tecnologia, mesmo nos lugares – teoricamente – mais remotos, é fácil gravar um disco com uma boa qualidade de áudio. Bom para nós, que além de fazer esse “intercâmbio musical”, podemos desfrutar de um som bem feito.
Até a próxima sexta-feira, com o Heavy Metal Pelo Mundo.
Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android.