Olá caros headbangers viajantes, e iniciamos aqui mais um “Heavy Metal Pelo Mundo”, nosso quadro de toda sexta-feira onde conhecemos um país com pouca, média, ou quase nenhuma tradição no Heavy Metal. E hoje, visitaremos um país que assim como nós, também fala português, tendo consequentemente os mesmos colonizadores que tivemos, com a diferença que eles conquistaram a sua independência muito mais tarde do que nós.

Nosso destino hoje está na África, mas especificamente, em um país chamado Angola.

A Angola é um país localizado na costa ocidental da África, e assim como o Brasil, também foi colonizado pelos portugueses (como mencionei no primeiro parágrafo), e por isso, o português é a língua oficial da nação, que só conseguiu sua independência em 1975 após uma sangrenta guerra contra os seus colonizadores, e tendo pouco após isso entrado em uma guerra civil tão sangrenta quanto, que se encerrou apenas em 2002.

Atualmente o país vive sob uma República presidencialista de partido dominante unitária, uma população de mais ou menos 29 milhões de pessoas, o Kwana como moeda oficial, e a capital localizada na cidade de Luanda, que também é a mais populosa.

Na parte cultural, o estilo musical mais popular em Angola é o Kuduro, além também da Semba e da Kizomba. E no que diz respeito a metal, infelizmente as opções de bandas são bem escassas (conta-se nos dedos as quantidades de bandas angolanas que achei durante a minha pesquisa), e das poucas que achei, quase todas mal possuem um álbum completo, e o pouco material que possuem tem uma produção de baixíssimo orçamento.

Sendo assim, comecemos aqui a nossa pequena seleção de bandas angolanas.

BEFORE CRUSH

Começamos com o Metalcore da Before Crush, banda formada em 2006 sob o nome de Nightmare Today, tendo adotado o atual nome em 2010.

Oriundos da cidade de Benguela, a banda possui apenas um EP e um Split no catálogo, sendo esses o “Idolos Ancorados” de 2010, e o “You Failed… Now We Rule”, de 2015.

Confiram:

NEBULOSA DIFUSA

Tocando o subgênero “Depressive Black Metal”, temos a banda Nebulosa Difusa, oriundos da capital Luanda. As poucas informações que temos sobre o grupo é que o mesmo foi formado em 2015, e possui apenas uma demo lançada chamada “Vazio Profundo”.

Confiram:

SANDS IN DARKNESS

Ainda na parte do Black Metal, temos a Sands In Darkness, banda oriunda também de Luanda formada em 2013. E nesse caso em específico, temos um exemplo de “one man band”, capitaneada por um homem com o pseudônimo de “Infernal Rii’s” (que também faz parte da Nebulosa Difusa).

Aqui finalmente temos um nome o qual possui um álbum completo, sendo esse o “Native Blood”, lançado em 2019.

Confiram:

https://www.youtube.com/watch?v=4kSrSUTt17I

ÚLTIMA CEIA

Formado em 2010, a Última Ceia é uma banda da capital Luanda com uma sonoridade mais puxada para o Death Metal.

E sim, o nome “Última Ceia” não é a toa, pois se trata de uma banda com temática cristã, possuindo apenas um EP lançado chamado “Jesus 777”, de 2012.

Confiram:

NEBLINA

Encerrando com um nome do Heavy Metal Tradicional, temos a Neblina, banda da capital Luanda formada em 2000.

O grupo possui apenas um álbum lançado, sendo esse o “Innocence Falls In Decays”, em 2006.

Confiram:

Com isso, encerramos aqui mais uma viagem no nosso “Heavy Metal Pelo Mundo”. Esperamos vocês aqui na próxima sexta-feira para mais um destino.

Até lá!

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”