Olá headbangers viajantes, está começando mais um Heavy Metal Pelo Mundo, que dessa vez não levará especificamente para um país com pouca, média ou quase nenhuma tradição no Metal, muito pelo contrário, o destino de hoje abriga vários do grandes nomes do estilo.
Atualmente, a Alemanha é uma das principais potências não apenas da Europa, mas também de todo o mundo, estando hoje com uma forte economia, que conseguiu superar as diversas manchas no passado do país, a exemplo das duas guerras mundiais (onde a nação saiu devastada de ambas), e o período das duas Alemanhas durante a Guerra Fria, onde não apenas o país, mas também a sua capital Berlim, ficou dividida entre os polos ocidental (capitalista) e oriental (socialista).
Seu território já passou por várias fases, se iniciando com os povos germânicos no Século I a.C, passando pelo Sacro Império Romano Germânico, pela Prússia, pelo Império Alemão, pela Alemanha Nazista, pelas Alemanhas Ocidental e Oriental, até chegar na atual Alemanha.
Hoje o país vive sob uma República Federal Parlamentarista, tem o alemão como língua oficial, o Euro como moeda oficial, sua capital localizada em Berlim e uma população com mais de 83 milhões de habitantes. Além de ter uma tradicional seleção de futebol tetracampeã, cheia de jogadores de grande destaque mundial, e tido derrotado a nossa seleção brasileira de 7×1 na copa de 2014.
Como mencionei no início do texto, a Alemanha tem um grande tradição no Metal, possuindo grandes nomes como Scorpions, Accept, Destruction, Avantasia, Doro, Primal Fear, Helloween, entre outros. Mas, como nesse quadro a gente gosta de sair do óbvio, não espere que eu fale dessas bandas em específico.
E irei além, nesse texto citarei apenas bandas que cantem em alemão. E por conta do mesmo critério citado acima, isso não irá incluir nomes como Rammstein (ou qualquer outro projeto do Till Lindemann), Oomph e Lacrimosa, que são as bandas que cantam em alemão com mais notoriedade a nível mundial.
Mas enfim, chega de conversa fiada, e vamos para a nossa seleção de bandas alemãs de hoje.
Hämatom

Formada em 2004, o Hämatom atualmente é um dos grandes destaques dentro do cenário da música pesada alemã, tendo presença garantida nos grandes festivais da região.
O grupo apresenta um visual bastante excêntrico, e um som com base no chamado Neue Deustche Härte, nome dado para o estilo onde se encontra grande parte das bandas de Metal Industrial da Alemanha, tendo também algumas linhas de Thrash/Crossover.
Atualmente, a banda possui 8 álbuns de estúdio lançados, sendo o mais recente o “Maskenball”, de 2019.
dArtagnan

Indo agora para o Folk Rock, temos a banda dArtagnan, liderada pelo vocalista Ben Metzer (guardem esse nome por agora).
O grupo apresenta uma temática bastante medieval em seu som, tendo como referências histórias como Os Três Mosqueteiros (como o próprio nome da banda sugere, já que faz referência a um personagem da obra).
A banda foi formada em 2015, e mesmo sendo consideravelmente nova, de lá para cá o mesmo tem feitos constantes lançamentos, somando quatro álbuns em seu catálogo, sendo o mais recente o “Feuer & Flamme”, disponibilizado em março desse ano.
Confiram:
Feuerschwanz

Lembram que pedi para vocês guardarem o nome de Ben Metzer? Pois bem, isso se deve ao fato que agora falaremos de outro projeto dele, sendo esse o Feuerschwanz.
Assim como o dArtgnan, o Feuerschwanz também se classifica como Folk, e também tem uma temática mais medieval. Sendo que, a diferença de ambos é que o primeiro citado tem uma pegada mais “Rock”, enquanto o segundo já tem uma sonoridade mais puxada para o Metal, isso sem falar no clima irreverente nas suas músicas.
A banda foi formada em 2004, e tem até o momento 9 álbuns em seu catálogo, sendo o mais recente o “Das Elfte Gebot”, lançado em 2020, sendo também o primeiro álbum grupo com a grande gravadora austríaca Napalm Records.
Confiram:
Die Kreatur

Pelos motivos que falamos mais acima, não falaremos das bandas Oomph e Lord of the Lost nesse texto. Mas, falaremos do projeto paralelo dos vocalistas de ambos os grupos (Dero Goi e Chris Harms), sendo esse o Die Kreatur.
A banda é bem recente, mas infelizmente o mesmo não conseguiu ter uma maior notoriedade merecida por terem tido o azar de lançarem o seu primeiro e único álbum (até o momento), intitulado “Panoptikum”, no meio do pico da pandemia da Covid-19 no primeiro semestre de 2020.
Vale ressaltar também que a parceria entre Dero e Chris não é novidade, tendo ambos já feitos collabs um na banda do outro, mais especificamente, nos álbuns “Ritual” do Oomph, onde Harms participa da faixa “Europa”, e “Thornstar” do Lord of the Lost”, onde Goi deu sua contribuição na faixa “Abracadabra”
Die Toten Hosen

Agora indo para um nome mais antigo, temos a banda de Punk Rock Die Toten Hosen, formada em 1982.
Com quase 40 anos de carreira nas costas, a banda é uma dos poucos nomes alemães do Punk Rock a conseguir ter destaque fora da Alemanha. O Die Toten Hosen tem nada mais, nada menos, do que 14 álbuns lançados, sendo o último o “Laune der Natur”, de 2017.
Confiram:
Erdling

Formada em 2014, a Erdling apresenta em seu som um pouco de Industrial e um pouco de Gótico, tendo bastante referências vindo do chamado Neue Deustche Härte.
Atualmente, o grupo possui quatro álbuns lançados, sendo o mais recente o “Yggdrasil”, disponibilizado em 2020 através da gravadora Out Line Music.
Confiram:
Knasterbart

Voltando a uma pegada mais Folk, o Knasterbart tem uma proposta de mostrar um som Folk puro, com uma temática referente a “piratas”, realizando isso com muito bom humor, e um visual completamente irreverente.
O grupo foi formado em 2012 e possui quatro álbuns lançados, tendo o último sido o “Laich Mich Ein”, de 2019.
Eisbrecher

E fechando a nossa lista, temos o Metal Industrial da Eisbrecher, liderada pelo frontman Alexx Wesswlsky, e formada em 2003 após o mesmo deixar a banda Megaherz. Além disso, o cantor também é apresentador de TV na Alemanha.
A banda possui 8 álbuns de estúdio em seu catálogo, sendo o mais recente o “Liebe Match Monster”, lançado em março desse ano.
Confiram:
E antes de encerrar a nossa viagem, vamos falar um pouco dos três principais festivais de Rock/Metal que ocorrem anualmente na Alemanha, eventos esses que vocês provavelmente conhecem muito bem, sendo o Rock Am Ring, Rock Im Park e Wacken Open Air.
Wacken Open Air
Esse acho que dispensa qualquer apresentação, né? Fundado em 1990, é simplesmente o maior festival de metal do mundo, e principal sonho de consumo seja das bandas, ou dos fãs. Posso dizer sem exagero nenhuma que o Wacken é a Meca dos headbangers


Rock Am Ring/Rock Im Park
Apesar de termos dois nomes aqui, o Rock Am Ring e o Rock Im Park são basicamente o mesmo evento, já que ambos acontecem nos mesmos dias, tem a mesma produção e as mesmas atrações, apesar de um ocorrer na cidade de Nürburgring (Rock Am Ring) e o outro ocorrer em Nuremberg (Rock Im Park).
Diferente do Wacken, que é focado apenas no Metal, o Rock Am Ring/Rock Im Park são focados em todos os estilos de Rock, juntando mais de 150 mil pessoas por edição.




E com isso, encerramos aqui a nossa viagem pela Alemanha. Fiquem ligados, porque próxima sexta estaremos de volta com mais um destino.
Até lá!
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”