Heavy Metal Na América Do Sul – 2a. Parte

Continuando a exploração pelo continente, seguem mais cinco bandas espalhadas pelas nossas nações vizinhas, abrangendo os diversos subgêneros do metal.

Cultura Tres – Venezuela

O Cultura Tres é um quarteto que vem da cidade de Maracay na Venezuela e lançou a sua primeira demo no ano de 2006. De lá para cá, geraram um EP e três álbuns. O som da banda é um Sludge Metal lisérgico, lamacento e muito, muito pesado. Embora esse estilo esteja geograficamente mais associado com os estados do sul dos Estados Unidos, o Cultura Tres o faz com muita propriedade e, digo, a construção de suas músicas tem, por muitas vezes, resultado melhores até do que alguns dos papas do estilo. O último disco que lançaram, intitulado “Rezando Al Miedo”, data de 2013 e, apesar de usarem predominantemente o idioma natal, não se furtam de incluir algumas músicas cantadas em inglês.

https://www.youtube.com/watch?v=9xW9ceWbOyc

Deathweiser – Equador

O quarteto originário do Equador lançou sua primeira demo, “Matanza” em 2013 e, finalmente, em 2016, seu primeiro disco, “Prophecy”, sem alterações na formação. O thrash que eles executam tem muita influência de hardcore, podendo aparecer uns toques esporádicos de Agnostic Front, mas, principalmente, de Suicidal Tendencies, em suas levadas mais thrash, da fase dos discos “Controlled By Hatred” e “Lights… Camera… Revolution”. “Prophecy” é um disco extremamente empolgante e agradará com certeza quem curte essa pegada.

Mortsure – Bolivia

Formada em 2011, e tendo lançado seu primeiro álbum, “Hiver”, em 2016, a Mortsure executa um Symphonic Metal que transita tanto por bases velozes e pesadas, quanto por trechos mais suaves, quase pop, reforçada essa impressão pela voz de Delphine Pelaez, muito bonita e que foge de exageros de interpretação. As performances da banda são incrementadas pelos cuidados visuais, inclusive com utilização de máscaras, complementando as viagens sonoras transmitidas pela música.

Mauser – Peru

A audição do álbum autointitulado do Mauser me passa a sensação de que aquele não é o primeiro, e por enquanto único, disco de sua carreira. A banda, que atua com a segurança de veteranos, está ativa desde 2006 e só fizeram o seu primeiro registro oficial oito anos depois, em 2014. Em sua estréia, cuidaram de entregar um trabalho de Hard Rock bem pesado, que tangencia a todo o momento o território do Heavy Metal, como fica mais explícito em faixas como “Miedo Em El Fuego”, “Dentro De Mi Muerte” e “G.O.D.”. São certamente um dos principais nomes da atualidade em território peruano.

The Force – Paraguai

O Thrash Metal que essa banda do Paraguai apresenta é tão variado quanto suas influências: Testament, Dark Angel, Anthrax e ate mesmo Accept formam o caleidoscópio sob o qual o The Force cria suas canções. Tendo à frente o vocalista e guitarrista Mike Martinez, o grupo já lançou três álbuns, além de splits e um vídeo de uma apresentação ao vivo. Seu trabalho mais recente, de 2013, é o disco “Stormwarning”, que chama atenção pela diversidade de suas faixas.

Encontre sua banda favorita