Quando se fala em Heavy Metal pelo mundo, é difícil cogitarmos sobre bandas do estilo no continente africano. E não me refiro somente a países mais desenvolvidos daquele continente como África do Sul, Egito ou Tunísia. Mas sim a países menos desenvolvidos e que ainda sofrem com os efeitos devastadores da colonização que por lá se encerrou recentemente. Mas o Heavy Metal tem como uma de suas características a presença nos lugares mais longínquos do mundo. Acredito que no interior do Camboja ou nos prados da Mongólia exista gente que conhece o Iron Maiden. Eis abaixo uma pequena amostra do total de grupos representantes do Metal africano, em cinco bandas. Existem muitas outras derramadas pelo continente; quiçá em uma segunda parte desta matéria possamos apresentar mais delas a você, curioso e pesquisador do Heavy Metal.
Para não fugir muito do praxe, iniciamos a lista com a banda mais conhecida do Metal africano da atualidade.
MYRATH (Tunísia)
A banda tunisiana é uma das principais referências do que se convencionou chamar de Oriental Metal, ao lado da israelense Orphaned Land. O Oriental Metal é a versão árabe para o Folk Metal, gênero do Metal que tem como característica o uso de instrumentos típicos e escalas musicais étnicas. Fundada em 2001, o Myrath já conta em sua discografia com quatro álbuns de estúdio, sendo o mais recente deles Legacy, de 2016. É considerada a primeira banda da Tunísia a conseguir contrato com uma gravadora do exterior e desde então vem galgando seu nome em grandes festivais e levando seu vocalista, Zaher Zorgati, a ser reconhecido como uma das grandes vozes da atualidade.
DEMOGOROTH SATANUM (África do Sul)
Nascida em 2009, o Demogoroth Satanum é considerada a primeira banda de Black Metal da África do Sul formada somente por negros. Cabe lembrar que, durante quase todo o século 20, aquele país sofreu com o Apartheid, regime que segregava negros e que não permita a eles os mesmos direitos que os brancos tinham, proibindo até mesmo de frequentarem os mesmos locais que os brancos. Em sua curta discografia, encontramos uma demo lançada em 2009 e o EP True Black, lançado em 2012.
VALE OF AMONITION (Uganda)
Uma banda que vem chamando a atenção no cenário Doom Metal mundo afora vem da impensável Uganda, país situado no Centro-Leste africano. O Vale Of Amonition é atualmente uma das principais bandas do Metal africano graças ao seu Doom Metal com doses generosas de Progressivo. Formada em 2009 por Victor Rosewrath e Solomon Dust, a banda tem uma discografia recheada de singles, sendo que seu debut, Those of Metal Afar, foi lançado em 2013. No dia 23 último foi lançado seu segundo full-length, Those of Tartarean Ancestry.
ROAR OF HEROES (Camarões)
O Camarões é familiar para os brasileiros que acompanham futebol, pois lá é o país de origem do atacante Samuel Eto’o, sucesso no Barcelona durante os anos 2000. Do Camarões vem a banda de Gothic/Symphonic Metal Roar Of Heroes, formada pelo vocalista/guitarrista Anarchist 1st e pela vocalista Azra Freyja, que também toca guitarra e teclados. A banda chama seu som de “Revolutionary Metal”, pois, em termos locais, o Metal é visto com muita desconfiança, barreira que a dupla pretende transpor. O grupo tem lançado neste ano o EP The Obsessive Impostor e está em processo de produção do primeiro full-length, Liberaeum.
https://www.youtube.com/watch?v=JCpi07CtU7k
NORBORMIDE NMD (Moçambique)
De um dos países africanos que compartilham o vernáculo português conosco vem a banda Norbormide NMD. O grupo pratica uma mescla de Deathcore, Death Metal e Groove Metal, cantado em português. Não foi possível encontrar maiores informações como formação e discografia do Norbormide. Fique então com a música Vozes, executada ao vivo no festival Gil Vicente, bem como a versão original da demo This Is Why, com melhor qualidade sonora.