O heavy metal foi o gênero musical que mais cresceu no mundo em 2018, de acordo com novas estatísticas da TuneCore, um serviço independente de distribuição, publicação e licenciamento de música digital, informou a Billboard.

O executivo de música, Scott Ackerman, revelou que o Heavy Metal recebeu um aumento de 154% em streaming no ano passado, em relação aos serviços da empresa.

Talvez por isso ele tenha repassado a notícia de que os artistas da TuneCore ganharam US $ 83 milhões no primeiro trimestre deste ano – um aumento de 21% em relação a 2018, conforme observado pela Kerrang, que classificou as estatísticas que você vê aqui:

Metal pesado – aumento de 154%
J-Pop – aumento de 133%
R&B/Soul – aumento de 68%
K-Pop – aumento de 58%
Músicas Diversas – aumento de 57%
Instrumental – aumento de 42%

“A TuneCore é a única plataforma global que paga aos artistas 100% do que ganham com transmissões e downloads digitais”, explicou Ackerman no comunicado, “ao mesmo tempo em que atende a todas as necessidades de administração de distribuição, promoção e publicação”.

O executivo de música também opinou sobre sua esperança de mais crescimento no ano em curso: “Em 2019, estamos vendo um grande impulso em ajudar nossos clientes a construir carreiras sustentáveis, encontrando novas receitas através de formatos e canais”.

Além das estatísticas apresentadas para aumentos de streaming entre determinados gêneros, a empresa, sediada em Nova York, também anunciou alterações tabuladas no crescimento geral do streaming em todo o mundo, por alcance da TuneCore. Veja os abaixo.

África – crescimento de 146%
Ásia – crescimento de 52%
Oceania – crescimento de 38%
Europa – crescimento de 35%
América do Sul – crescimento de 32%
América do Norte – crescimento de 31%

E com muitos álbuns novos esperados neste ano de vários estilos de artistas de metal, incluindo aqueles de grandes nomes como Slipknot e Tool , a tendência é aumentar esse crescimento.

Fonte: Loudwire