A veterana banda brasileira Heaven’s Guardian anunciou recentemente a chegada de sua nova vocalista, a russa, radicada na Finlândia, Natalia Tsarikova. Para apresentá-la aos fãs da banda em todo o mundo, foi realizada uma live, em 28 de novembro. Os fãs foram convidados, através das redes sociais da banda a enviarem perguntas, como forma de participarem do evento. Sobre esse momento, vivido pelo grupo, uma mensagem foi veiculada dizendo “Nesta live, os fãs e apreciadores do trabalho do Heaven’s Guardian poderão conversar e conhecer melhor a nova vocalista Natalia Tsarikova, a cantora Russa com milhares de fãs que encantou o mundo cantando Nightwish”. Logo na abertura da live, o guitarrista e fundador da banda, Ericsson Marin, deu as boas vindas: “Estamos muito orgulhosos de tê-la na banda, Natalia. Durante essa semana tivemos essas calorosas boa vindas dos nosso fãs. Muitos bons comentários e saudações, falando da sua voz, do seu talento. Pessoas dizendo “Heaven’s Guardian atingiu um novo nível agora”. Eu concordo. Sua voz é magnífica. Muito bonita. Convido a todos a conhecerem o canal da Natalia no Youtube com muitos excelentes covers, não somente metal, mas outros estilos também. Foi por essa qualidade também na produção dos vídeos que a convidamos para a banda”. O tecladista Everton Marin acrescentou: “Estamos muito feliz de ter você no time agora. Estamos muito orgulhosos. Desde que lançamos o vídeo com você cantando “War”, estamos recebendo muito comentários positivos. Bem vinda à banda. Eu acho que vamos ter um excelente momento fazendo heavy metal juntos”.
Ao todos, 3 continentes se uniram nesta live, pois, Ericsson estava nos EUA, onde a banda gravará seu próximo álbum Chronos, Everton estava no Brasil e Natalia, na Finlândia, onde mora. Antes de partirem para as perguntas, a cantora declarou “Estou muito contente por ter me juntado à vocês. Temos muito planos para o futuro. Espero que tudo ocorra bem e possamos concretizar todos”. Abaixo você confere alguns desses momentos de interação sobre a apresentação oficial da cantora, durante a live, que foi ao ar no canal da banda, no Youtube:
1- Como foi o processo da escolha da Natalia como vocalista?
Natalia: Eu recebi uma carta no início do ano vinda do Ericsson. Eu não conhecia a banda antes, mas depois que eu chequei a banda, a qualidade das músicas, e é claro, a forma como o Carlos (Zema) canta, tudo influenciou na minha decisão. Nós decidimos gravar algumas canções dos álbuns antigos para checar como as músicas se encaixariam na minha voz. Eu acho que encaixou legal. Daí, percebemos que seria uma boa chance se trabalhássemos juntos para produzir algo inédito. Além disso, eu tinha um sonho de trabalhar com uma banda profissional e com uma orquestra sinfônica.
Ericsson: Natalia acabou de apontar o dedo pra mim dizendo que eu fui o responsável por garimpar esse talento. Falando pelo lado da banda, quando soubemos que Olivia (Bayer) estava planejando deixar a banda, e nós estávamos na correria para agendar o projeto Chronos, nós começamos a contatar cantoras famosas no Brasil. Mas quando contatamos a Natalia, tivemos aquela surpresa de que ela foi super rápida em
responder com a melhor de todas as respostas. Natalia estava realmente empolgada. Gostou do projeto e pediu uma ligação o quanto antes para discutirmos mais sobre o projeto. Isso foi muito legal, era exatamente o tipo de pessoa e engajamento que estávamos procurando. Queríamos alguém pra vestir a camisa, contribuir de forma significativa, e não somente ter uma participação especial no disco. Então, nós vimos o talento dela online, especialmente no YouTube, enviamos o convite, e uma semana depois, já estávamos no Zoom discutindo pormenores do projeto e de que forma ela poderia se juntar à banda. Nós ficamos muito felizes quando ela disse que gostaria de ser integrante oficial da banda e nos ajudar a divulgar o trabalho para os 4 cantos do mundo. Podemos dizer que não só o talento da Natalia impressionou, mas o profissionalismo dela também. Os vídeos dela são muito bem gravados, as músicas muito bem escolhidas, e na era moderna, quando não somente o talento é suficiente, esse profissionalismo e engajamento fazem toda a diferença. E não, ficamos muito felizes com a decisão dela. Carlos foi um dos mais felizes, com certeza, e acho que ela disse o mesmo sobre ele. Vai ser um grande duo vocal com certeza.
Everton: Quando checamos a voz dela, tivemos certeza que seria um perfect match com a voz do Carlos para a gravação do próximo disco.
2- Como a Natalia decidiu que queria fazer parte de uma banda de metal? Ela sempre gostou desse gênero de música?
Natalia: Minhas influências de fato dependem do meu humor no momento. Eu ouço diferentes coisas e nunca me imaginei como uma garota metal. Eu comecei estudando ópera em um ambiente acadêmico. Então, é difícil dizer que sou genuinamente do metal. No entanto, eu sempre estive pronta pra experimentar diferentes coisas e usar minhas habilidades acadêmicas no rock, no metal, e assim criar algo único que soe legal. Eu sei que preciso trabalhar para que isso aconteça, provavelmente pegar algumas aulas vocais do estilo para melhorar.
Ericsson: Vocês veem que a Natalia já é uma grande musicista, mas que aguarda por algumas aulas de vocal metal do Carlos Zema. Vocês sabem que o primeiro garoto de heavy metal desse mundo foi de fato Ludwig van Beethoven impressionando a audiência da época com a sua massa sonora de instrumentos. Algo que as guitarras do metal tentam simular também.
3- Natalia está animada por ser parte do Heaven’s Guardian?
Natalia: Sim! Estou muito ansiosa para ir ao Brasil, para ir à Los Angeles, porque eu nunca estive nesses lugares.
4- Você tem outras habilidades além da música, teatro, pintura, dança?
Natalia: Sim, eu era muito adepta de esportes, especificamente atletismo quando eu era criança. Mas eu decidi pela música devido à limitação de tempo. Eu ainda faço snowboard, gosto de pintar sim, tenho minhas próprias pinturas aqui em casa. As pessoas podem checar no meu Instagram onde eu posto algumas delas. Quando eu tenho tempo livre eu gosto de pintar e ler bons livros.
5- Quando você canta ópera, que tipo de atividades cênicas vocês costumam ter?
Natalia: Nas óperas, geralmente temos um processo longo de preparação desde o primeiro dia com os artistas envolvidos. Temos ensaios para cada cena. As atividades envolvem aulas de dança, artes cênicas, onde eles explicam como se movimentar no palco, como cantar e se movimentar ao mesmo tempo. É um trabalho minucioso e completo.
6- E você acha que pode usar essas técnicas na banda agora?
Natalia: Sim, no metal também precisamos dessas habilidades. Sentir o seu corpo e ser diferenciada com seus movimentos. Além de ser uma cantora, também precisarei trabalhar meus movimentos no palco. E isso deve ser um processo natural no qual eu não deva pensar muito sobre.
7- Quais artistas e bandas brasileiras você conhece, Natalia?
Natalia: Eu já ouvi Sepultura e Angra. Gosto de ouvir Bossa Nova também, mais lounge music, que me inspiram mais.
8- Por favor, Natalia, fale um pouco sobre suas expectativas com relação à projetos futuros com a banda.
Natalia: Quero muito trabalhar com músicos profissionais e com o Roy Z (produtor do vindouro álbum Chronos). Cantar com uma orquestra sinfônica vai ser inédito pra mim também. Tudo isso soa maravilhoso pra mim.
9- Em quais países na Europe você já morou, Natalia?
Natalia: Eu morei na Itália por 5 anos. Depois dos meu estudos na Rússia, eu me mudei pra Itália, fiquei lá por 5 anos estudando canto, e depois me mudei pra Finlândia.
10- Que música do Heaven’s Guardian te chamou mais atenção?
Natalia: Eu gostei muito da balada “War”. É uma balada muito bonita.
11- Natalia é uma compositora também?
Natalia: Ainda não. Preciso amadurecer nesse quesito. Mas quem sabe em breve?
12- Que bandas vocês estão escutando atualmente que poderiam influenciar o novo projeto da banda?
Natalia: De fato, na semana passada eu estava escutando Queen, algumas músicas famosos incluindo “Bohemian Rhapsody”. E também assisti ao filme “Bohemian Rhapsody”.
Ericsson: Eu estou ouvindo bastante Helloween, Within Temptation, Amaranthe. Eles tem um metal moderno.
Everton: É importante frisar que precisamos ouvir de tudo nesse momento, rock tradicional, rock moderno, música clássica, etc, pra não ficar preso em algumas bandas como influência. Temos muitos esqueletos de músicas para o Chronos que precisão ser avaliadas pelo Roy (Z, produtor) durante a pré-produção com elementos de música clássica, folk, celta e tudo mais.
13- Qual o seu instrumento favorito?
Natalia: Guitarra e cello.
Ericsson: Puts, meus dois instrumentos. Como eu amo guitarra e cello.
14- Você teve algum convite de alguma banda de metal russa?
Natalia: Sim, muitos, mas nada de especial. Eu não curto muito o metal feito na Rússia. Mas amo a música clássica Russa. Ontem mesmo eu estava ouvindo o Nutcracker Ballet, de Tchaikovsky.
Everton: Eu tive um professor de piano russo quando morei em Salzburg, Áustria.
Natalia: Eu tenho muitos amigos espanhóis que foram estudar piano em São Petersburgo. Todos eles me falavam que os professores russos eram os melhores pra piano.
15- Fale um pouco sobre o que foi a sua participação no programa “All Together Now Suomi”.
Natalia: Oh, claro. Eu consegui ir para as finais, o que foi muito bom pra mim. Eu não esperava mesmo. As pessoas começaram a me reconhecer na rua por conta dessa participação. Foi muito legal e engraçado.
Assim foi realizada a live de apresentação da nova vocalista da banda Heaven’s Guardian, Natalia Tsarikova. No link abaixo, você poderá conferir na íntegra todos os momentos da live.
A banda Heaven’s Guardian está se preparando para as gravações do novo álbum Chronos, com previsão de lançamento para o final de 2022 e para tanto, mais uma vez a força dos fãs se faz presente, pois já foi iniciada uma grande campanha de financiamento coletivo, onde através do site da campanha (https://abacashi.com/p/heavensguardian) você poderá escolher uma dentre diversas modalidades de apoio, com diversas recompensas, que vão deste o envio do álbum físico, incluindo o nome e/ ou foto dos participantes no encarte, mais camiseta, caneca, meet and greet e muito mais. O álbum será gravado em Los Angeles, na Califórnia-EUA, com o renomado produtor Roy Z.
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”