O que a Itália tem revelado de talento nos últimos anos não está para brincadeira. Aqui, temos o guitarrista Gus Defelice que desde 2017 vem lançando álbuns arrebatadores. Com influências da música progressiva e clássica, o músico tece a sa carreira com muito peso. Seu último álbum saiu agora e se chama “The Sound of Inevitability”, que se traduz em uma vitrine sonora de sete sons atemporais, modernos e de uma sensibilidade palpável. A primeira faixa “It’s Coming!” já chega entregando muito do potencial desse músico, como velocidade, destreza e, claro, muito peso. Se você curte heavy metal, acaba de encontrar aqui um belo caminho para trilhar.
Antes de continuarmos, você deve saber que este é um álbum conceitual e seu tema central baseia-se nas forças criadoras da humanidade. Suas faixas representam etapas da vida de um ser humano ou sociedade. Tudo bem, isso foi só para você pegar o fio da ninhada, passando para o lado musical “Luring Depths” reforça a ideia de força bruta com riffs dilacerantes. Na sequência, a música chamada “7” insere no capítulo mais velocidade e empolgação. O solo correndo em cima da base alimenta o protagonismo da guitarra, deixando a execução mais versátil. Dessa maneira, temos um som que flui bem em nossos ouvidos.
O que mais atrai na música de Defelice é a timbragem de sua guitarra, sempre numa distorção marcante. Você confere isso com mais intensidade na faixa “Black Cloud” onde o músico desce a palheta sem economia nas seis cordas. Além disso, o andamento da bateria insere um tipo de complexidade que ajuda nos próprios riffs. É incrível como Defelice trabalha música com valores filosóficos, ainda mais com um assunto que, primeiramente, poderia ter surgido do próprio âmago. Para isso, uma bela trilha como “Starlight” funciona muito bem, pois suas linhas melódicas exploram sentimentos puros e lavados.
Como produtor e multi-instrumentista, esse artista soube traçar e executar esse projeto com requintes de perfeição. O olhar musical associado ao olhar técnico favoreceu a músicas como “Unconditional” serem penetrantes e cativantes. Sem esquecer o clima épico, Defelice nos oferece uma verdadeira viagem em “Desert Dunes”, onde ele ele expõem ao máximo toda virtuose que aprendeu a desenvolver em sua carreira. Resta você agora se permitir embarcar nessa viagem, caso queira, já adianto que pelo menos uma experiência singular você terá nessa vida. Se não quiser, perderá grande chance de se remodelar. Faz sentido? Descubra.
Ouça “The Sound of Inevitability” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/gusdefelice
https://www.youtube.com/channel/UChzf_KGSAf8Fwgg4cCwrANQ
https://www.instagram.com/gus.defelice