November Rain é uma das mais icônicas músicas do Rock e, principalmente, do Guns N’ Roses. Todos já conhecem a personalidade forte de Axl Rose e foi justamente ela que permitiu a existência de uma música tão extensa e tão cheia de diferentes nuances no repertório da banda.

Diferente do primeiro álbum, o Appetite for Destruction (1987), onde a banda é bem definida em sua proposta: um Hard Rock intenso, alternando entre músicas agressivas e baladas, porém focados nas guitarras, no baixo e na bateria, sem muitas interferências de outras sonoridades. Em seguida, a banda lançou o G N’ R Lies (1988) onde apresentava algumas faixas acústicas, mostrando um outro lado da banda. Era chegada a hora de a banda se provar lançando um grande trabalho para se consolidar como uma das maiores bandas do Rock. Porém, para Axl, fazer o simples ou simplesmente voltar às origens não era o suficiente: ele queria mais.

Para começar, a banda lançou dois álbuns duplos no mesmo dia: Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. Os álbuns foram sucesso e, muito disto, se deve às ótimas músicas presentes neles. Uma delas foi November Rain, presente no Use Your Illusion I (1991).

Ela é realmente uma música complexa e cheia de nuances. Axl nunca escondeu ser grande fã de Elton John e esta faixa deixa evidente isto: a introdução no piano e a suavidade que ela apresenta são claras influências do músico. Mas November Rain apresenta ótimas histórias além disto. Por exemplo: tanto a música quanto o videoclipe foram inspirados em um conto chamado Without You, do escritor Del James, presente em uma coleção chamada The Language of Fear.

O escritor do conto chegou a ajudar Axl em duas letras presentes nos álbuns: Yesterdays e The Garden, além de ter dirigido videoclipes da banda.

A música já é extensa do jeito que foi gravada, imagina se isto fosse feito com a ideia inicial de Axl que continha mais de 20 minutos de música? Certamente foi este exagero que fez com que a banda vetasse a ideia e a deixasse com por volta dos nove minutos que, mesmo ainda sendo longa para os padrões comerciais, era mais aceitável. A faixa, mesmo sendo extensa, sempre foi sucesso nas rádios.

Uma das pessoas mais importantes neste processo de ajuste da música foi o baterista Matt Sorum, muito por ter uma bagagem musical erudita e dominar bem teoria. Sendo assim, muitas vezes foi ele quem deu sugestões para as alternâncias da música, fazendo com que ela chamasse a atenção do ouvinte e prendendo sua atenção para ouvir uma faixa de longa duração.

O canal do Youtube chamado Fone de Ouvido fez um vídeo bem interessante falando sobre as curiosidades desta música. Quer conferir? Basta clicar abaixo!

Encontre sua banda favorita