O guitarrista do MOTÖRHEAD , Phil Campbell , rejeitou a sugestão de que o falecido líder da banda, Ian “Lemmy” Kilmister , era um simpatizante do nazismo.
Lemmy tinha uma extensa coleção de parafernália militar e particularmente nazista da Segunda Guerra Mundial, e era conhecido por usar cruzes de ferro e chapéus da força aérea alemã. No entanto, ele condenou publicamente o racismo, alegando que “só colecionava as coisas” e “não colecionava as ideias“. Ele explicou em uma entrevista: “Tenho amigos de todas as cores e convicções religiosas. Não tenho um osso racista no meu corpo“.
Depois que um fã do MOTÖRHEAD da Venezuela elogiou Lemmy no Twitter na sexta-feira (4 de junho), chamando-o de “o melhor roqueiro da história“, apesar de suas “tendências nazistas“, Campbell entrou na conversa, escrevendo: “FYI, Lemmy NÃO, tem nenhuma tendência nazista . Ele era um historiador.”
Pouco tempo depois, o colega de longa data de Lemmy no HEADCAT (anteriormente THE HEAD CAT ), Slim Jim Phantom do THE STRAY CATS , também opinou, twittando: ” Phil Campbell está 100% correto e vou garantir esta afirmação verdadeira durante todo o dia. Melhor, SJP “. Campbell então agradeceu a Slim Jim Phantom por suas palavras de apoio, escrevendo: “Obrigado Jim , devemos saber.“
Em uma entrevista de 2017 à Billboard , o baterista do MOTÖRHEAD , Mikkey Dee , foi questionado sobre o que Lemmy poderia ter dito sobre os eventos que ocorreram no início daquele ano em Charlottesville, Virgínia, onde um protesto supremacista branco contra a remoção de uma estátua do general confederado Robert E. Lee desceu em violência que culminou na morte da ativista Heather Heyer e ferimentos em quase duas dúzias de outras pessoas depois que um carro colidiu com um grupo de contra-manifestantes.
“Oh, ele teria odiado. Eu posso falar totalmente por ele lá: ele odiava essa merda”, disse Dee . “Muitas pessoas o julgaram pelo fato de ele colecionar coisas de guerra. Muitas pessoas não olharam para trás da cortina. Ele odiava os malditos nazistas. Ele odiava a estupidez e era fascinado pela estupidez da raça humana. Ele provavelmente escreveu algumas letras incríveis sobre isso – ele pensou que era tão ridículo.”
Mais de uma década atrás, o frontman do DISTURBED , David Draiman , que é descendente de judeus e tem se manifestado contra o antissemitismo há muitos anos, teve palavras fortes para os músicos de rock que colecionam recordações nazistas. Quando perguntado em uma entrevista à revista Revolver sobre artistas como Lemmy e o guitarrista do SLAYER , Jeff Hanneman , que colecionavam artefatos nazistas, Draiman disse: “Isso é super tabu e ofensivo para mim. Não entendo o fascínio. É a imagem mais provocativa que você pode brandir, e é por isso que as pessoas o utilizam. E se esse é o objetivo deles, acho que eles estão conseguindo.”
Quando lhe disseram que Kilmister se defendeu dizendo que estava apenas colecionando artefatos da história da guerra, Draiman respondeu: “Eu não dou a mínima para quem você é. Se você for brandir o simbolismo nazista, vou ter um problema com você porque eu não entendo como alguém pode pensar que não há problema em usar algo em seu corpo que simboliza a aniquilação e o genocídio do meu povo. Eu não estou bem com isso e não há desculpa e não há explicação.”
Em 2008, uma investigação foi lançada sobre se Lemmy cometeu um crime sob a lei alemã usando o que parecia ser um boné nazista em uma foto publicada. A foto em questão apareceu em um jornal alemão antes do show “Wacken Rocks Seaside” da banda em 5 de julho de 2008 em Aurich, Alemanha, com MACHINE HEAD e SAXON .
Toda “propaganda anticonstitucional” – e especificamente qualquer tentativa de propagar o nazismo – é ilegal sob o artigo 86 do Código Penal Alemão. O Artigo 86a também proíbe todos os símbolos “anticonstitucionais“, incluindo todas as insígnias, bandeiras, slogans e saudações nazistas.
Falando ao site New York Waste , Lemmy declarou sobre sua coleção nazista: “Eu não apenas coleciono coisas nazistas, eu coleciono objetos de todos os ‘países do eixo’. Também de países que nem são mais mencionados como ex-parte do eixo. Como Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Hungria. Ok, no final, todos eles disseram: ‘Não somos nazistas’ quando viram que os alemães estavam perdendo. Mas cinco anos antes disso, eles disseram ‘Sim!‘”
Quando perguntado onde ele consegue os objetos que coleciona, Lemmy respondeu: “Os EUA são um ótimo lugar para coletar essa merda, porque os soldados levaram tudo de volta para a América. Eles levaram armazéns cheios de uniformes, carros da equipe Mercedes. Um cara enviou um caça Focke Wulf 190 para casa em pedaços e o reconstruiu na América. Agora ele é dono da única porra de FW 190 do mundo. Eu costumava comprar algumas coisas na Alemanha, mas agora você não pode levar mais facas ou coisas de volta para casa em um avião. E ficou mais tranquilo comprar coisas assim [na Alemanha]. Há cinco ou seis lojas especialmente em Hamburgo. Eles estão anunciando. Qual é o objetivo, afinal? Não é um tipo de coisa nacionalista, quero dizer, o que diabos você vai fazer? Finja isso nunca aconteceu? Há kits de modelos de aviões de caças Messerschmidt 109. Você não deveria tocá-los?“
Sobre se as pessoas deveriam usar uniformes, Lemmy declarou: “Vou contar uma coisa sobre a história. Desde o início dos tempos, os bandidos sempre tiveram os melhores uniformes. Napoleão, os confederados, os nazistas. Todos eles tinham assassinos. Quero dizer, o uniforme da SS é brilhante pra caralho! Eles eram as estrelas do rock daquela época. O que você vai fazer? Eles só parecem bons. Não me diga, eu sou um nazista porque eu tenho uniformes. Em 1967 tive minha primeira namorada negra e muito mais desde então. Só não entendo o racismo, nunca pensei que fosse uma opção.”
Lemmy , que comemorou seu 70º aniversário em 24 de dezembro de 2015, soube dois dias depois que sofria de uma forma agressiva de câncer. Ele morreu dois dias depois, em 28 de dezembro de 2015, em sua casa em Los Angeles.
Fonte: https://blabbermouth.net/news/motorhead-guitarist-defends-lemmy-againstnazi-sympathizer-accusations