Hedy é vocalista da banda 2PontoZero. A banda é de Rock Alternativo e formada na cidade de Ribeirão Preto/SP, tem o seu trabalho sendo realizado desde 2014. O estilo da banda se estrutura na integração entre letras marcantes e timbres inovadores do New Prog somados a elementos do Indie Rock e do Post Rock. Tendo somada estas características, o trabalho da banda vem sendo desenvolvido com uma sonoridade bem singular, agregando peso e agressividade a um som introspectivo e denso.

Além do trabalho da banda, Hedy Pereira também é compositor, multi instrumentista e trabalha com produção musical e de jingles.

E aí, Hedy? Tudo bem? Gostaria primeiramente de agradecer você por ter aceitado bater um papo sobre música e falar um pouco sobre sua carreira, seu envolvimento na cena e o trabalho da 2PontoZero.

Para começarmos, acho legal irmos lá no início de toda esta história. Já que é assim: quando começou seu interesse mais sério pela música? O que você ouviu que motivou-o a ser um músico, a fazer música? Você lembra o exato momento? Conte um pouco sobre isso.

Hedy Pereira: Desde criança, a única coisa que me atraía realmente era música. Eu ficava fascinado como aquilo mexia com algo dentro de mim. Quando realmente percebi que a música era meu estilo de vida foi quando ouvi um CD do Bee Gees que meu pai sempre ouvia no carro. Fiquei apaixonado em como aqueles três caras faziam aquilo, era muito perfeito. As vozes, como a música me levava para outro lugar. Então eu coloquei em minha cabeça que queria causar aquela sensação em outras pessoas.

Poxa, muito legal! Bom gosto do seu pai e seu também. Realmente, Bee Gees tinha muita qualidade. Agora adulto você é guitarrista e vocalista da 2PontoZero. Fala aí quando a banda começou e qual é o ideal que vocês querem passar para o público.

Hedy Pereira: A 2PontoZero começou em meados de 2014, com um convite dos meninos que tocam comigo até hoje. Eu tinha uma outra banda anteriormente que se desfez, mas nunca tinha parado de tocar, compor e produzir. O ideal da banda em suma é: trazer sentimentos, sensações e reflexões que todo mundo sente, mas que nem todo mundo consegue expressar. Levamos isto aos que se identificam com o que conseguimos captar de nosso universo.

Bem legal ver o projeto dando certo. Fala aí para a galera quem é a banda.

Hedy Pereira: A banda é formada por quatro integrantes: Jonas Tostes (bateria), Lukas Reis (guitarra), Tony Gaya (baixo) e esse quem vos fala é o vocalista (risos).

E o nome da banda? De onde surgiu o nome 2PontoZero e o que ele significa para vocês? Já aproveito e pergunto: qual a mensagem que querem levar ao público em suas músicas?

Hedy Pereira: O nome surgiu de uma ideia de “upgrade”. Como eu disse, eu tive uma outra banda anteriormente que findou-se. Os outros três tocavam juntos em outra banda que também teve um fim. Ai quando nos reunimos pensamos, temos uma experiência já sobre o que é ter banda, mas as ideias de antes foram evoluindo como se fosse um “upgrade” mesmo. Então, digamos que o projeto anterior a esse era uma ideia 1.0 e aí, depois que decidimos fazer esse, ele seria aquele sonho de tocar e mostrar nossa verdade, só que de uma forma atualizada; então surgiu o nome 2pontozero. Queremos levar nossas percepções do universo, pois a maioria das pessoas passam pelos mesmos revés e triunfos, só que sentem de outra forma.

Poxa, bem interessante. Além do tal “upgrade”, traz a ideia de modernidade também. Aproveitando que estamos falando da banda: vocês têm algum estilo definido? Qual? Fale um pouco da banda e o que quer que ela represente na música.

Hedy Pereira: A banda resolveu não se prender a um segmento. Decidimos que iremos fazer música. Pode ser que tu ouças um Rap e logo em seguida um Rock bem enérgico com berros e guitarras distorcidas e depois cair em som calmo com violão e vozes, estilo Bee Gees (risos).

Muito interessante ver isto de não se prender a um rótulo, tem a ver com a modernidade, a mistura de tribos e sons diferentes. Para chegar nesse som e nessa ideia, certamente tiveram influências. Quem são as influências de vocês?

Hedy Pereira: Tudo nos influencia, sério! Mas musicalmente falando tem Linkin Park, Queen, Imagine Dragons, 30seconds to Mars, Criolo, Tom Jobim e por aí vai.

Poxa, Hedy, que legal! Acho que isto representa bem a mistura que trazem no som de vocês. Para a galera que quer conhecer o trabalho de vocês: Já possuem algum material lançado? Qual o nome? Sobre o que o trabalho fala?

Hedy Pereira: Temos um EP intitulado ‘Ascensão’, um single com lyric video chamado “Defloração (O Sorriso se Perdeu)”. Ele é um mix de ideias que tratam desde a queda do Rock no Brasil, até sobre pessoas que fazem de tudo para conseguir seus objetivos sem pensar no próximo.

Eu ouvi o trabalho e posso dizer que gostei muito! Além disso, já fui a três shows de vocês e posso afirmar que quando tocam “Cicatrizes”, o público canta junto! Aproveitando que falei de show: Qual foi o mais inesquecível que fizeram? Quando e onde foi?

Hedy Pereira: O show mais inesquecível pra mim foi tocar com o Scalene aqui em Ribeirão Preto. As pessoas cantavam as nossas músicas igual cantavam as do Scalene. Tive a oportunidade de conhecer uma das influências pra mim hoje que é o Gustavo Bertoni. Realmente, é um dia que se valeu a pena acordar!

Que honra e que responsa! Abrir o show para uma banda atual que tem um trabalho tão bom quanto o Scalene não é para qualquer um. Com certeza o Gustavo Bertoni é uma referência em técnica e composição na música atual. Ainda falando sobre shows: qual foi o show inesquecível a que assistiram? Quando e onde foi?

Hedy Pereira: Um show inesquecível pra nós foi em Franca. E era um show da Fresno fazendo a tour “Sinfonia de Tudo Que Há”. Tudo muito bonito, musica, letra, arranjo, presença de palco deles é impressionante.

Eu também assisti a um show desta turnê deles, sei bem do que está falando, um ótimo trabalho, realmente. Voltando agora para os trabalhos da 2PontoZero: pretendem lançar material novo? Tem data prevista? Sobre o que ele irá falar?

Hedy Pereira: Estamos na produção de um CD. Mas não posso dar muitos spoilers (risos). Mas digo uma coisa: vai ser um trabalho muito bem produzido!

Assim você deixa quem está aguardando o lançamento do trabalho ainda mais ansioso. Bem legal ver que querem lançar um álbum completo nos dias atuais. Quando fizerem o lançamento, não esqueçam de falar comigo! Já que vocês estão lançando trabalho novo e vivem na cena underground: como vocês enxergam a cena underground hoje em dia? O que fazer para unir mais a cena?

Hedy Pereira: Hoje depois de um tempo rodando por ai, sentimos uma grande carência de bandas que queiram de fato fazer algo maior do que tocar. O público não tem mais vontade de aparecer nesses lugares pois os próprios músicos não acreditam mais. Acho que, para unir a cena, precisamos de mais pessoas que queiram levar isso como um trabalho mesmo e não como hobby.

Com certeza! Tocar é apenas parte deste mundo, existe todo um movimento, toda uma gama de coisas que vem junto, só assim para transformar-se em um movimento sólido. Sem contar que a falta de união também enfraquece toda a cena. Voltando a falar de trabalhos e álbuns: quais álbuns marcaram sua vida e que te inspiraram a entrar no mundo da música?

Hedy Pereira: Sem dúvida nenhuma ‘Meteora’ (2003), do Linkin Park. Depois dele eu fui procurar saber de fato o que é que tem que ser feito pra ser um bom músico.

Este álbum certamente marcou toda uma geração! Aproveitando o gancho, fala para a gente: se pudesse ir a algum show no mundo, de qualquer época e qualquer banda: a qual iria e por quê?

Hedy Pereira: Adoraria ir em um show do Linkin Park, é minha banda preferida e nunca tive a oportunidade de vê-los ao vivo.

A perda do Chester certamente abalou o mundo todo. Uma banda bem influente, com ótimos trabalhos, agregando vários estilos musicais junto do Rock. Já que entramos nesta parte do “tudo é possível”, fala para a gente: de todos os trabalhos que você já ouviu na vida, de qual você gostaria de ter sido o autor?

Hedy Pereira: Tem uma música em específico que se chama “Pra Você Dar o Nome” da banda 5 A Seco. Queria ter sido o autor dessa obra.

Poxa, bem interessante! Nesse momento da entrevista sempre citam músicas muito famosas, mas você preferiu escolher a mais marcante para você, independente da fama ou proporção que ela tem; achei bem legal. Aproveitando, fale um pouco de você: quem é o Hedy Pereira e o que ele faz pela música em geral? Qual é a sua motivação? Até onde você quer chegar com a banda e na música de um modo geral?

Hedy Pereira: Sou músico, produtor, compositor e enquanto tiver ar em meus pulmões e inspiração pretendo transformar tudo que sinto e passo em canção. Minha motivação é acreditar que sempre existirá pessoas que se identifiquem com a mensagem passada em cada música. Quero poder chegar no maior numero de pessoas possíveis e que gostem do que fazemos.

Nos dias atuais, não é fácil encontrar quem pense assim. A música é sua vida e você faz o que pode para seguir firme nela. Continuando nesta parte, falando de você e da sua carreira, além da 2PontoZero, você tem alguma carreira paralela? Como chama? Qual o tipo de som? Se não, tem interesse em ter algum outro projeto? Como seria?

Hedy Pereira: Sempre estou fazendo músicas (risos). Sou produtor musical, arranjador, faço jingles também (mais risos). Por hora estou fomentando um projeto solo que vai ser bem orgânico e bem mais intimista, contando um pouco mais sobre mim do que das minhas percepções.

Para finalizar a entrevista: qual o recado que você e a banda deixam para quem está começando no cenário independente e do Rock em geral?

Hedy Pereira: O recado que deixo é simples: Acredite no que tu faz, não se compare a nada e nem a ninguém, somos todos seres únicos. Busque se profissionalizar, seja um bom músico, mas acima de tudo seja uma boa pessoa, ajude quem puder ajudar e não viva em uma “bolha” pois a gente só consegue prosperar no coletivo.

Para saber mais sobre Hedy Pereira e da banda 2PontoZero, basta clicar nos links abaixo.

Hedy Pereira:

Instagram: https://www.instagram.com/hedy_pereira
Facebook: https://www.facebook.com/hedy.pereira

2PontoZero:

Facebook: https://www.facebook.com/2PontoZeroOficial/
Youtube: https://www.youtube.com/user/2PontozeroOficial
Instargram: https://www.instagram.com/2pontozerooficial

Encontre sua banda favorita