A banda de Hard Rock Greta Val Fleet ficou muito conhecida nos últimos anos por seu trabalho musical. Mas o que mais havia chamado a atenção era a semelhança com o Led Zeppelin, famosa banda de Hard Rock/Heavy Metal de décadas atrás. Mas se parecer com uma banda dessas é tão ruim assim?
Está certo que ser cópia de outra banda não é o melhor caminho para se ter o sucesso, mas ter inspiração em um bom projeto é tão ruim assim? O Greta Van Fleet lançou recentemente seu novo álbum, o nome é The Battle at Garden’s Gate (2021) e aqui a banda conseguiu atingir o que vinha buscando: sua sonoridade própria.
Alguns podem gostar, outros podem achar que não é um trabalho tão interessante, mas o fato é que a banda conseguiu sair do rótulo de “cópia do Led Zeppelin” com o lançamento deste novo álbum. Se por acaso você ainda tem esta opinião, certamente é porque ainda não ouviu o novo álbum da banda.
Greta Van Fleet é uma banda de Hard Rock americana formada em 2012. A formação da banda conta com os irmãos Jake Kizka na guitarra, Sam Kizka no baixo e Josh Kizka nos vocais, além do amigo Danny Wagner na bateria. O sucesso veio com o lançamento dos primeiros trabalhos e a banda ficou mundialmente conhecida com o single Highway Tune, faixa presente no “álbum” que é a junção dos dois primeiros EP’s da banda: seu nome é From the Fires (2017). Foi aqui que a banda se lançou ao mundo e as comparações com o Led se iniciaram.
Mas seria este rótulo algo real ou apenas uma desculpa para não dar oportunidade a coisas novas e se apegar apenas aos clássicos? A influência é nítida, porém a banda tem seu valor e seu estilo próprio de compor desde os primeiros trabalhos, tendo amadurecido agora e apresentado uma sonoridade um pouco diferente. Ricardo Seelig da Collectors Room fez um vídeo com um review deste álbum, para conferi-lo basta assistir abaixo. Aproveite e já se inscreva no canal Collectors Room no Youtube.
De qualquer forma, muitos amantes do Rock são saudosistas e preferem ficar no seu lugar confortável a escutar bandas novas. No Brasil mesmo há várias ótimas bandas que não têm espaço justamente por esta falta de vontade de ouvir e procurar coisa nova, aceitando assim ouvir os mesmos clássicos em todos os shows de covers que existem em bares pelo país. Este saudosismo é perigoso demais para o estilo.
A banda Greta Van Fleet lançou bons trabalhos até aqui e merece seu reconhecimento: são jovens fazendo boa música e que precisam ter seu lugar guardado na cena musical. Não precisa compará-los ao Led Zeppelin ou a outra banda qualquer, eles não precisam disto e em The Battle at Garden’s Gate (2021) provaram isto. Só espero que esta busca incessante por não se parecerem com a famosa banda da década de 70 não seja problema para os garotos a ponto de limitarem seu trabalho, pois, na minha opinião, os trabalhos anteriores eram mais interessantes. Não que este seja ruim, porque é bom também e merece ser ouvido, mas me identifico mais com anteriores.
De qualquer forma, quem nunca se inspirou em alguém para compor algo, não? O próprio Led Zeppelin já foi várias vezes acusado de plágio e nem por isso deixamos de ouvi-los. Caso queira saber mais sobre, deixarei abaixo um vídeo com alguns exemplos destas situações. Enfim, o importante é aprendermos a aproveitar a história enquanto ela está sendo construída: não precisamos perder tempo agora e nos lamentarmos depois que a banda não quiser mais lançar coisa nova ou até tocar; o Greta Van Fleet está na ativa, está com sede de coisa nova, é uma boa banda e merece ser reconhecida por seu próprios méritos. E sim, eles conseguiram sua própria sonoridade.