Grammy 2020: conheça as cinco músicas indicadas ao prêmio de Melhor Performance de Metal

by Bruno Rocha

Matéria escrita por Bruno Rocha e Márcio Machado.

A Academia Nacional de Ciências e Artes da Gravação dos Estados Unidos divulgou esta semana os indicados ao tradicionalíssimo prêmio Grammy Awards de 2020, a mais importante premiação musical do mundo. Dentre as várias categorias que o Grammy premia, quatro delas são de interesse direto do público Rock e Metal: Melhor Performance de Rock, Melhor Música de Rock, Melhor Álbum de Rock e Melhor Performance de Metal.

Confira abaixo os indicados em cada uma destas quatro categorias:

MELHOR PERFORMANCE DE ROCK
PRETTY WASTE, de Bones UK;
THIS LAND, de Gary Clark Jr.;
HISTORY REPEATS, de Brittany Howard;
WOMAN, de Karen O & Danger Mouse;
TOO BAD, de Rival Sons.

MELHOR MÚSICA DE ROCK
FEAR INOCULUM, de Tool;
GIVE YOURSELF A TRY, de The 1975;
HARMONY HALL, de Vampire Weekend;
HISTORY REPEATS, de Brittany Howard;
THIS LAND, de Gary Clark.

MELHOR ÁLBUM DE ROCK
AMO, de Bring Me The Horizon;
SOCIAL CUES, de Cage The Elephant;
IN THE END, de The Cranberries;
TRAUMA, de I Prevail;
FERAL ROOTS, de Rival Sons.

MELHOR PERFORMANCE DE METAL
ASTOROLUS – THE GREAT OCTOPUS, de Candlemass com Tony Iommi;
HUMANICIDE, de Death Angel;
BOW DOWN, de I Prevail;
UNLEASHED, de Killswitch Engage;
7EMPEST, de Tool.

Falando especificamente da categoria Melhor Performance de Metal, temos duas bandas oitentistas, uma que foi considerada um dos grandes nomes do Rock dos anos 90 e duas que militam no Heavy Metal moderno. Os reis do Doom Metal Candlemass estão disputando com Astorolus – The Great Octopus, do novo álbum The Door To Doom, que trouxe de volta o vocalista Johan Langquist após 32 anos. A música indicada contou com a participação de ninguém menos que Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, banda considerada pai do Heavy Metal e em particular do Doom Metal. Leif Edling, baixista e líder do grupo, sempre fez questão de lembrar que o Black Sabbath é a maior influência do Candlemass desde seu início.

Os veteranos thrashers do Death Angel, um dos grupos mais icônicos do chamado “Thrash Metal da Bay Area”, coroam 37 anos de carreira com sua indicação ao Grammy através da música Humanicide, faixa-título de seu mais recente álbum de estúdio, o nono de sua discografia.

Já como representante do Metal Moderno, o Killswitch Engage entrou na disputa com a faixa Unleashed, que faz parte de seu último disco Atonement. O trabalho trouxe participações do ex-vocalista da banda, Howard Jones, e da lenda Chuck Billy do Testament. O KSE está em atividade desde 1999, quando anda tinha o vocalista Jesse Leach, que permaneceu na banda com dois trabalhos e em seguida deu o posto à Howard Jones após alguns problemas com suas cordas vocais. A banda então lançou The End of Heartache, responsável por jogar a banda ao estrelato. Atualmente, Leach retornou ao posto e esporadicamente, Howard ainda se junta a banda em algumas ocasiões.

O Tool traz uma caminhada maior, tendo dado seus primeiros passos ainda nos anos 90 e aos poucos veio trazendo sua sonoridade peculiar e sem uma clara definição do que realmente se tratava, fato este que não importa, mas sim a qualidade sonora que Maynard Keanan e seus companheiros trazem. Foram 13 anos que se passaram para um novo lançamento, mas finalmente surge Fear Innoculum, um dos álbuns mais aguardados dos últimos tempos, trabalho de onde 7empest saiu e entrou na disputa pelo Grammy.

A caçula dos indicados é o I Prevail. Provinda de Michigan, traz a sonoridade tradicional do Metalcore, com afinações baixas e vocais rasgados misturados a linhas limpas. Formada em 2013, contando com dois discos no currículo, os novatos entram na batalha com Bow Down, faixa do último trabalho Trauma, lançado em fevereiro deste ano. 

O Grammy 2020 será a 62ª edição do evento e será realizado no dia 26 de janeiro no Staples Center, em Los Angeles. Se o Candlemass vencer, será o segundo ano seguido que uma banda de Doom Metal vence o prêmio, tendo em vista que os ganhadores de 2019 foram o High On Fire, importante banda de Sludge/Doom Metal da Califórnia, com a música Electric Messiah, uma homenagem a Lemmy Kilmister. Ouça nos players abaixo as cinco músicas indicadas a categoria de Melhor Performance de Metal do Grammy Awards 2020.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish