Gorillaz: Banda digital está finalizando gravações de novo álbum

A banda Gorillaz, criada pelo vocalista Damon Albern, do Blur, pioneira do conceito de banda digital, está, ao que parece prestes a lançar um novo trabalho, segundo especulações.

A banda atualmente está finalizando a turnê do álbum “The Now Now”, lançado em 2018 e, com isso, começou a ser especulado o futuro do Gorillaz, devido aos outros projetos de Albern.
Porém recentemente foi anunciado que o projeto The Good, The Bad & The Queen, formado por Albern, estará se encerrando em breve e o Blur se encontra em hiato desde 2016, tendo feito somente um show de reunião em março deste ano. Desta forma, parece que o vocalista está com uma agenda um pouco mais flexível para realizar os trabalhos do Gorillaz.

A comprovação de que o Gorillaz está finalizando seus trabalhos se encontra no twitter oficial da banda, em um cartão postal escrito supostamente por Noodle, em japonês, destinada para o resto dos membros da banda, onde diz:

Carta escrita por Noodle, postada no twitter do Gorillaz

“Para 2-D, Russell e Murdoc,
Onde vocês estão agora? Vocês sabem que o mundo está desaparecendo, certo?
Florestas estão em chamas e os lagos estão ou secos ou transbordando. Está ficando muito quente, então está queimando. Quero visitar estes lugares antes que eles desapareçam.
A máquina está pronta?

Até logo!
Noodle”

Tradução de @aporo_oishi9ON no twitter, uma das mais confiáveis e coesas.

O verso do cartão é o Lago Urmia, o “lago iraniano que desaparece”, segundo o próprio cartão. Na postagem, a banda comenta “queríamos que estivesse aqui, Noodle!”

Verso do cartão onde estava a mensagem de Noodle

Além desta postagem, diversos artistas postaram em suas redes sociais confirmações de estarem trabalhando em uma colaboração para um novo álbum do Gorillaz:
A artista sulafricana Moonchild Sanelly confirmou sua participação no próximo trabalho da banda e ainda afirmou “Será mágico, estão quase o finalizando”;
O DJ Guilty Beatz também confirmou sua participação na obra.
Além disso, ainda sabe-se que The Horrors, Massive Attack e Joan As Police Woman também estão envolvidos.

Esta confirmação marca um segundo período de hiperatividade da banda. Para os que não estão familiares com a história do Gorillaz, eles lançaram o primeiro álbum, com nome “Gorillaz” em 2001. Somente quatro anos depois foi lançado o segundo álbum, “Demon Days”, em 2005. Depois ocorreu o primeiro período de hiperatividade da banda, com o lançamento de dois álbuns: “Plastic Beach” (2010) e “The Fall”(2011) (que tiveram, inclusive, recepções não tão boas, ainda mais comparadas com os primeiros álbuns). Após isso, a banda ficou em hiato de 2012 até 2014, até quando Damon Albern resolveu tentar novamente algo com o Gorillaz, porém o álbum seguinte, “Humanz” saiu somente em 2017 e, no ano seguinte, a banda lançou seu último álbum “The Now Now”. Com este novo álbum, serão 3 álbuns em 4 anos, uma marca impressionante ainda mais considerando que isto é quase a metade da discografia da banda.

Agora nos resta somente esperar quando virá o novo trabalho. Para os fãs de Blur, talvez essas não sejam boas notícias, pois quanto mais Damon Albern estiver envolvido com o Gorillaz, menos ele irá pensar em uma reunião da banda.

Encontre sua banda favorita