É sabido de todo fã de Gojira que a banda levanta em suas canções várias questões atinentes à luta pela preservação do meio ambiente. Em seu novo álbum, “Fortitude“, a banda não só aborda o tema do meio ambiente como um todo mas insere como tema a luta pelo direito dos povos originários da Amazônia à sua terra, à sua cultura e, no extremo, à sua  própria existência.

No último single lançado, “The Chant”, a banda toca na questão política do Tibet com a China, sendo que este último tem impedido a independência do povo tibetano há muitos anos. Gojira engrossa o rol de artistas que se posicionam em favor da autodeterminação do Tibet (por ex., a cantora islandesa Björk também compõe essa força pró-Tibet).

Joe Duplantier, frontman e guitarrista da banda, se posiciona da seguinte forma:  “A cultura tibetana inspirou muitas das nossas letras e tem um impacto profundo na nossa filosofia e arte em general. Todos os nossos pensamentos estão com todos os tibetanos. Nós esperamos que possamos ver suas terras livres da opressão ainda em nosso tempo.”

O cd que contém essa música é o “Fortitude”, mais recente álbum da banda, lançado em 30 de abril de 2021.

Para quem ainda não ouvi essa música sensacional, confira abaixo.  

https://www.youtube.com/watch?v=EkRrend3sIw