O Gojira lançará seu tão aguardado novo álbum, “Fortitude”, em 30 de abril pela Roadrunner Records. A sequência de “Magma” de 2016 foi gravada e produzida pelo guitarrista/vocalista do Joseph Duplantier no Silver Cord Studio — sede da banda em Ridgewood, Queens, Nova York — e mixado por Andy Wallace (Slayer, Sepultura, Linkin Park).

Questionado em uma nova entrevista para a TV Kaaos da Finlândia como a pandemia de coronavírus afetou o lançamento do novo LP, o baterista Mario Duplantier disse:

Fomos muito pacientes e sabíamos que algo muito importante está acontecendo no mundo agora, então não podíamos reclamar. Estávamos um pouco preocupados com a reabertura do mundo. Tiramos um tempo e, na verdade, foi ótimo dar um passo atrás nas músicas. Porque por seis meses não ouvimos as músicas — eu e meu irmão. E quando voltamos, foi muito agradável, e tivemos a confirmação de que o álbum é bom para nós; nós nos sentimos muito bem com isso. Mas então eu diria que é mais por volta de setembro, outubro, tivemos que encontrar uma solução para tomar decisões. Foi um pouco mais estressante neste momento, porque havia muitas idas e vindas com o empresário e a gravadora. Tínhamos que encontrar uma solução para terminar tudo — a capa, a mixagem. Então tudo acelerou um pouco. Mas finalmente estamos prontos para lançá-lo. E estamos super entusiasmados com isso.

Mario continuou dizendo que todas as canções foram completamente escritas antes do início da pandemia.

Terminamos os vocais em janeiro de 2020 e estávamos prestes a mixar o álbum com Andy Wallace em março — por volta do dia 10. Mas tivemos que cancelar a mixagem, porque Andy estava na Flórida e não podíamos voar, etc. Mas as músicas estavam prontas. E eu diria que o estranho é, na banda, nós pensamos, ‘Oh meu Deus, com esta pandemia, as canções não significam nada.’ Porque falar sobre a Amazônia [a floresta amazônica] nesta época de pandemia — é um problema tão grande para todos, então parece um pouco estranho falar sobre outra coisa. Mas finalmente, depois de um ano da pandemia, achamos que é o momento certo para lançar este álbum, porque agora as letras estão na verdade alinhadas com o que está acontecendo no mundo. O álbum fala sobre força — é como uma busca de coragem — então, na verdade, é o momento perfeito para lançá-lo agora. Portanto, há uma segunda dimensão para isso.

O videoclipe oficial do primeiro single do álbum, “Born For One Thing”, pode ser visto abaixo. O clipe foi dirigido por Charles De Meyer e foi filmado na França e na Bélgica.

Joseph Duplantier disse sobre a mensagem anticonsumista de “Born For One Thing”, parcialmente inspirada pelos filósofos tibetanos e tailandeses que ele leu em sua juventude na França:

Temos que praticar o desapego de tudo, começando pelas coisas reais . Ter menos bens e dar o que você não precisa, porque um dia teremos que abrir mão de tudo e, se não o fizermos, apenas nos tornaremos fantasmas presos entre as dimensões.

O Gojira inicialmente lançou as bases para “Fortitude” no ano passado com o lançamento surpresa do single “Another World” em 2020.

A arte de “Fortitude” foi criada por Joseph Duplantier e pode ser vista abaixo.

Tracklist:

1. ‘Born For One Thing
2. ‘Amazonia
3. ‘Another World
4. ‘Hold On
5. ‘New Found
6. ‘Fortitude
7. ‘The Chant
8. ‘Sphinx
9. ‘Into The Storm
10. ‘The Trails
11. ‘Grind

Crédito da foto: Gabrielle Duplantier

gojira album art fortitude

Fonte: Blabbermouth

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android