A década de 2000 foi marcada por abrir portões para nova geração do Metal, bandas como Slipknot, Lamb Of God, Trivium, Avenged Sevenfold e outras ganharam reconhecimento e foram crescendo cada vez mais e sendo mais aceito pelo público tradicional, dentro dessas bandas tem o grupo francês Gojira, que é conhecida por fazer um Tech/Prog Death Metal com afinação Drop e elementos mais modernos do Metal.
E bom como toda banda que consegue reconhecimento existe na sua discografia um álbum “Master Of Puppets”, e no caso do Gojira esse álbum foi From Mars To Sirius. O álbum é conceitual ele relata história de um planeta morto por uma busca interplanetária abordando temas amplos da vida e meio ambiente, o álbum foi produzido pela própria banda o que mostra que o Gojira fez sua obra prima por conta prórpria.
O álbum abriu portas do Gojira para o mainstream e foi bem recebido pela crítica, ganhou uma nota 9/10 pela Blabbermouth, ficou na posição 97° de 100 na revista Rolling Stones e ganhou 4 de 5 estrelas do AllMuisc, mostrando que o Gojira estava no caminho certo para alavancar a carreira, depois desse álbum a carreira da banda não foi mais a mesma, eles ganharam reconhecimento de outros artistas e bandas como Max Cavalera, Slipknot, Behemoth e Mastodon.
Apesar do público mainstream ter abraçado o álbum, ele não é nada comercial, o álbum é totalmente pesado, complexo e atmosférico, criando uma sonoridade totalmente nova que nem uma banda antes havia criado, Gojira renovou o Metal Extremo em From Mars To Sirius.
Hoje o álbum completa 15 anos de existência e cada vez mais vem ganhando do público mais jovem de metal, influenciando assim novas bandas em todo mundo, por isso essa data não pode ser passada em branco.