Goiás Metal #10: Heretic

by Jéssica Da Mata

Conhecido popularmente como o “estado do sertanejo”, Goiás também possui excelentes bandas de Metal e Rock. O objetivo deste quadro é apresentar para nossos leitores as melhores bandas autorais do cenário Underground do estado. Goiás também é Metal!

A banda Heretic surgiu em Goiânia em 2010 como um trio que fazia covers da banda Death. No início, era uma banda instrumental, por não ter achado um vocalista. Em 2011 surgiram as primeiras demos, com o conceito e parte gráfica criado por Guilherme Aguiar (guitarrista e compositor). Então, gravaram a primeira demo “Opus Heretika”.

Com essa demo, a banda fez poucos shows, por falta de um baixista. Porém, mesmo assim, eles ganharam destaque na cena goiana quando a faixa “Act IV” foi publicada na coletânea Under Metal, do estado de Goiás. Ainda no mesmo ano, Laysson Mesquita assumiu o baixo, trazendo para o Heretic o inovador baixo fretless.

Em 2012, após mudanças na formação, a banda gravou seu primeiro videoclipe, da faixa “Act V”, regravada das demos para o vídeo. Neste mesmo ano, Heretic ganhou o quarto lugar entre várias bandas do Brasil na categoria (Banda Revelação) do Prêmio Dynamite de Música de São Paulo.

Em 2013, gravaram o segundo vídeo oficial da faixa “Lamashtu” e participaram do aclamado Festival Internacional de Música de Goiás (FIGO), especializado em música erudita, blues, jazz e música instrumental.

Em 2015, o Heretic lançou o álbum “Leitourgia” em Goiânia, na edição do Grito do Rock 2015. O disco já contava com três videoclipes oficiais. Logo após o lançamento, a banda passou por mudanças na formação, ficando somente Guilherme Aguiar por conta do projeto, que convidou outros artistas de Goiânia para gravarem um disco colaborativo “The Pessimist”.

Já em 2016, a banda lançou um novo álbum “The Errorism”, em formato de disco duplo e novamente gravado de forma colaborativa. A faixa “Trampled By War Elephants” foi reconhecida no Estado de Goiás, o que gerou gerou uma página inteira de um jornal local falando sobre o quão diferente e inovador é esse tipo de música no Brasil. Ainda no mesmo ano, foi anunciado a participação do vocalista Erich Martins gravando o EP “Heretika” . Além dos vocai de Erich, com uma influência de Heavy Metal clássico, Mario Duplantier, baterista da banda francesa Gojira assume as baquetas em uma faixa “Sitar Sauvage”.

Com o novo vocalista, nasce então “To The False”, um disco conceitual. O álbum é lançado mundialmente pela gravadora francesa Soman Records em 2017.

Em 2018, foi lançado o álbum “Barbarism”, que contém 12 faixas, possuí inúmeras participações especiais, entre elas o renomado baterista do MegadethDirk Verbeuren, que é o responsável pela gravação de seu instrumento na música “Holy Dystopia”.

O sexto disco do Heretic “Are You Comfortable?” lançado em 2019, mescla Heavy Metal, linhas progressivas, instrumentos orientais, técnica e encanto.

Em 2020, foi lançado mais um álbum “Code Alive”, dessa vez, um registro ao vivo. O álbum foi captado numa apresentação único da carreira do Heretic, em 4 de janeiro de 2020, em show realizado no Bolshoi Pub na cidade de Goiânia.

Formação atual:
Guilherme Aguiar – guitarra
Laysson Mesquita – baixo
Erich Martins – vocal

Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/heretic.project/
Site: http://heretika.wixsite.com/hereticbrazil

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish