Entre os anos de 2013 e 2014, o Gli Incubi di Freud compôs doze músicas, mas as primeiras seis só foram registradas em dezembro de 2021, quando a banda italiana lançou o EP “Sistole”. Agora, quase três anos depois é chegada a hora de o público conhecer as outras seis canções com o novo EP “Diastole”. Apesar de este lançamento sugerir um apelo conceitual entre os dois álbuns, em “Ddiastole” as letras aplicam uma mensagem mais direta, eliminando qualquer artifício solúvel e maleável presente nas primeiras composições. Portanto, é um projeto que reflete o outro lado da moeda.
Sobre a bagagem musical de “Diastole”, o EP dá seguimento à proposta moderna do quarteto de Ripe San Ginesio, com canções que permeiam pelo pop rock, nu metal e até algo de progressivo. Em “Leader Carismatico”, por exemplo, a característica do metal com o groove é marcante. Porém, em “E Poi Non Ridi Più”, uma melodia mais radiofônica brinda os nossos ouvidos com certo alto astral. Ao estilo de produções cinematográficas, esta música poderia figurar em algum seriado. Aliás, pelo nível de versatilidade de Gli Incubi di Freud, construir climas para diversas façanhas não é problema.
A sessão mais pesada do álbum possui músicas como “Un Vero Uomo”, que é uma das que possuem personalidades vibrantes, como vocais nervosos, além de riffs mais violentos. Ainda que esta faixa possua momentos mais suaves, com arranjos de teclados e notas limpas de guitarra, o peso e a pegada são os principais atrativos. Do metal pesado ao derramamento de melodias delicadas, a balada “Il Cuore di Icaro” cresce dentro de uma sonoridade, que analogicamente, se compara ao desabrochar de um girassol que desperta em uma manhã no campo. Isso é mais uma prova do potencial desses grandes rockeiros italianos.
Continuando com a musicalidade acessível, “Il Vaso di Pandora” também se banha em uma agradável melodia. Seu estilo hard rock, com vocalizações afinadas e emotivas combinam com os dedilhados, distorções e um solo maravilhoso que estão contidos na canção. E para quem quiser saber da história dessa música, é só conferir o vídeo que há em seu canal no YouTube. Para finalizar o EP, a instrumental “Tum” faz um excelente trabalho, revelando um lado psicodélico do Gli Incubi di Freud, onde a textura musical se traduz em uma perfeita performance de entrelaçamento entre sintetizadores, instrumentos convencionais e muito sentimento inserido em sua estética.
Ouça o EP “Diastole” no Spotify:
Siga o Gli Incubi di Freud em seus canais oficiais:
https://www.youtube.com/channel/UCpX4NnndmEaTEkBVFee0SNA
https://www.instagram.com/incubi_di_freud_music
https://www.facebook.com/incubidifreudmusic
https://hyperfollow.com/incubidifreudmusic
https://t.me/incubidifreudmusic
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator