Girls on the Front: “Sempre corri atrás dos meus sonhos e hoje tenho a oportunidade de me conectar com pessoas de diferentes partes do mundo que compartilham dos mesmos sonhos”, Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad

Na edição de hoje, entrevistamos uma das mulheres mais impactantes que existe no HEAVY METAL e principalmente dentro do METAL EXTREMO.
Sem dúvida May Puertas não poderia deixar de ser homenageada neste quadro.

Nascida em 1993, em Santo André/SP, Mayara iniciou na infância seu gosto pela música, onde iniciou os estudos com canto popular e piano, além de aprender sozinha a tocar piano, guitarra e violão. Já possui mais de 20 anos de carreira e vem se destacando cada dia mais como a FRONTWOMAN da banda TORTURE SQUAD.

1 – Atualmente você referência para muitas mulheres no Heavy Metal, você imaginava que um dia seria um exemplo para todas nós?
Mayara Puertas: Ouvir coisas assim me encorajam muito, obrigada. Sempre corri atrás dos meus sonhos e hoje tenho a oportunidade de me conectar com pessoas de diferentes partes do mundo que compartilham dos mesmos sonhos.

2 – Que conselho daria a uma mulher que está começando a carreira agora e que se espelha em você?Mayara Puertas: Uma jovem musicista é igual a qualquer outra jovem: pouca grana e muitos sonhos (risos), então ser criativa e uma dose extra de coragem vão te ajudar muito. É importante encontrar um espaço onde você possa ensaiar (nem que seja num guarda roupas como eu fazia no início haha), vale a pena aprender sobre softwares de gravação e equipamentos básicos para que você consiga fazer suas gravações caseiras. Os recursos gratuitos das redes e mídias sociais vão ser indispensáveis para suas divulgações.

3 – Quais foram as suas referências femininas na música?
Mayara Puertas: Sabina Classen (Holy Moses) e  Rachel Heyzer (Ex-sinister) foram grandes inspirações para mim no metal extremo, eu também sou muito fã do trabalho da Sharon den Adel (Within Temptation) e da Flor Jansen (After Forever/Nightwish). Fora do metal eu não posso deixar de mencionar Rita Lee.

4 – O que levou a escolha da sua carreira e o porquê da escolha do Gutural?
Mayara Puertas: Metal se tornou meu estilo musical favorito por volta dos 13 anos, então a partir daí foi natural a vontade de aprender a cantar Heavy Metal imitando meus ídolos…era um mundo onde eu podia fantasiar com minha voz, com diferentes personagens vamos dizer assim. O gutural é onde comunico mensagens mais obscuras, um lado mais sombrio da minha identidade musical.

5 – Já sofreu algum preconceito ou teve dificuldade de expor o seu trabalho por ser mulher?    (sofreu algum tipo de machismo?)
Mayara Puertas: Sim, muitas vezes. Mas nunca pensei em desistir por isso, continuo meu trabalho mostrando que estão errados.

Foto: Facebook

6 –  Hoje o underground tem crescido muito em relação a participação das mulheres, como você vê tudo isso?
Mayara Puertas: Eu posso dizer que as mulheres sempre estiveram presentes, mas no metal extremo isso cresceu muito nos últimos 10 anos. Após o sucesso do Arch Enemy e posteriormente do Nervosa isso tomou outras proporções, são bandas que se tornaram realmente grandes isso com certeza encorajou outras mulheres a entrarem na música extrema também, há cada vez mais bandas mistas desde as mais novas e também bandas mais antigas como aconteceu conosco no Torture Squad, Mia W. Wallace (nova baixista do Nervosa)recentemente chamou atenção do cenário black metal como Baixista do Abbath e Tom Warrior, então estou muito feliz em como as mulheres do metal extremo estão bem representadas.

7 – O que a Mayara de hoje falaria pra Mayara do começo da carreira?
Mayara Puertas: Acho que fiz um bom trabalho, mas talvez diria para se dedicar mais à guitarra e as composições eternamente engavetadas

8 – Há alguma novidade do seu trabalho que possa nos contar?
Mayara Puertas: Estou retornando ao estúdio agora em outubro para finalizar as gravações do novo álbum do Torture Squad, este lançamento é meu segundo full com o Torture e neste CD pude contribuir com outros instrumentos além da voz. Este ano ainda será lançado um EP novo do RxNxS que já está gravado e com um videoclipe em andamento. Tenho trabalhado em colaborações com a banda Medjay em que faço vozes limpas, e também um trabalho muito bacana com Tony Dollan do Venom Inc que terá mais novidades em breve.

9 – Deixe um recado para seus fãs e leitores da Roadie Metal
Mayara Puertas: Agradeço aos leitores pelo prestigio, mantenham sua paixão pela música sempre viva!

Encontre sua banda favorita