Girls on the Front: Lucy Gomes – Evendusk

GIRLS ON THE FRONT é um quadro criado por redatoras para falar sobre mulheres e para encorajar outras a continuar o seu objetivo na música e, para isso, contaremos a vida e carreira de mulheres no metal brasileiro e internacional.
Nesta edição do Girls convidamos a frontwoman da banda de Metal Gótico, Lucy Gomes.

1 – Nos conte um pouco sobre a sua trajetória e como você decidiu seguir carreira na música.
Lucy Gomes: Desde pequena já gostava de cantar, na adolescência comecei a cantar na igreja católica e segui dessa forma por cinco anos, porém, veio a fase da universidade e tudo mudou, parei de cantar para estudar e fazer um intercâmbio. Em 2014 voltei a cantar em uma banda cover formada por moradores do meu condomínio, sigo com trabalhos cover nessa banda (New Max) até hoje.

2- Qual a sua referência musical feminina no Rock/Metal?
Lucy Gomes: Hoje minha maior referência do Rock/Metal é a Floor Jansen, mas também gosto muito da Amy Lee, Tarja Turunen e Pink.

3 – Como você analisa o cenário atual do heavy metal para as mulheres?
Lucy Gomes:
Acredito que hoje o cenário é bem mais aberto, tanto para cantoras como para instrumentistas. Conheço várias pessoas que preferem bandas de metal com vocal feminino e isso é muito animador.

4 –  Em algum momento da sua carreira houve dificuldade de trabalhar ou se expressar por ser mulher?
Lucy Gomes:
Sei que o preconceito ainda existe, porém, eu nunca senti dificuldades por ser mulher. Sempre me senti bem recebida nos lugares onde me apresentei.

5 –  Na sua opinião o que falta no underground brasileiro para as mulheres terem mais visibilidade e apoio?
Lucy Gomes:
Tenho visto muitos apoiadores do cenário, como a RM, canais do Youtube e páginas nas redes sociais, em geral, abrirem um grande espaço para as mulheres. Alguns inclusive realizando eventos com edições exclusivamente femininas e isso é muito bom. Acredito de verdade que o preconceito em relação às mulheres no cenário do Metal, vem caindo grandiosamente. O universo underground tem feito um lindo trabalho em relação a isso, abrindo cada vez mais espaço para nós mulheres, então, estão todos de parabéns! Por favor continuem nos apoiando!

EVENDUSK – Imagem cedida por Lucy Gomes

6 – Sobre a Evendusk, como foi a sua entrada na banda?
Lucy Gomes:
Minha entrada na EvenDusk foi uma surpresa na verdade. Eu tinha acabado de lançar meu segundo single, quando, meu professor de canto Raphael Dantas (Banda Ego Absence) me marcou no post da banda que estava buscando vocalista. Naquele momento eu fiquei meio confusa pois eu não estava buscando uma nova banda, porém, comecei a conversar com os integrantes e a escutar as músicas do primeiro EP (Picture of Paradise) e gostei muito do som. Eles têm um estilo que gosto muito, então, resolvi participar do teste e deu match! 

7 – A banda está para lançar um novo EP, nos fale a respeito desse novo trabalho e quais as suas expectativas.
Lucy Gomes:
Sim, o EP será lançado no dia 18/12/2020 e se chama Roots Of Decadence. O EP está cheio de emoção, com letras e melodias muito fortes. Estou bastante ansiosa pelo lançamento, com expectativa de fazermos vários shows assim que as coisas voltarem ao normal. Esse EP também será o debut da nossa baterista Rafaela Martini.

8 – Agora vamos falar sobre sua carreira solo, você tem clipes lançados e músicas em plataformas digitais. Nos conte sobre as novidades desse seu trabalho.
Lucy Gomes:
Não faz muito tempo que resolvi tirar as ideias do papel, na verdade, o que me levou a compor foi a morte de um amigo muito querido no final de 2018. Ele era um pianista inglês, Carl Lewis, então, em homenagem a ele, eu escrevi a Fly Away lançada em julho/19 e fiz questão de gravar os pianos eu mesma. Depois disso gravei outras quatros canções e nesse momento, estou no processo de gravação de mais uma. Resumindo, são quatro já lançadas e outras duas por lançar. Também venho trabalhando em outras composições, mas ainda são ideias no papel.

9 – E a sua paixão pelos instrumentos? Você toca vários deles. Nos fale um pouco desse seu lado.
Lucy Gomes:
Eu não me considero uma instrumentista, não mesmo. Costumo dizer que brinco com alguns instrumentos pois acho importante o cantor ter alguma noção de como as coisas funcionam, isso também ajuda no processo de composição. Eu gosto de tocar para poder me acompanhar cantando em algumas ocasiões, mas são coisas básicas. Confesso que preciso me dedicar muito mais a prática de instrumentos.

10 – Quais as características mais marcantes sobre o seu trabalho e como poderia defini-lo?
Lucy Gomes:
Bem, na Evendusk, o trabalho é totalmente Gothic Metal. Lucy Gomes solo é um pouco mais versátil, eu gosto passear entre o Rock, o Pop e o Metal, então, eu chamo de Metal Pop (acho que acabei de criar um estilo aqui..kkk). Tento colocar nas minhas músicas bastante sentimento, as letras são muito verdadeiras para mim, eu escrevo aquilo que eu acredito, que eu sinto. Amo as distorções, mas quase sempre, gosto de aplicar o requinte do piano nas composições.   

11 – O que diria para as meninas que estão começando agora? Há algo que teria sido muito importante caso tivessem te aconselhado?
Lucy Gomes:
Sim, eu diria que existe diferença entre um trabalho de qualidade e um trabalho perfeito. Seria ótimo começar algo com tudo já perfeito, mas se esperar estar perfeito para começar, a chance de você nunca começar é enorme, então, se você acha que seu trabalho tem qualidade, ainda que não esteja perfeito, comece! Dê o primeiro passo, mesmo que você não saiba como será o segundo, pois quando estamos em movimento, um passo leva ao outro.
Faça porque gosta e não para ter a aprovação de alguém. Não se compare com os outros, pois cada um tem algo único a oferecer. Reconheça seus pontos fortes e apoie-se neles. Ame e aceite quem você é, sabendo que você não pode agradar a todos, entretanto, quando você faz algo pelo simples fato de gostar, sem grandes expectativas externas, admiradores do seu trabalho começam a surgir e essa troca é muito rica. Seja humilde e seja grata.

12 –  E para finalizar, além de agradecer a sua atenção e essa entrevista, deixe uma mensagem para a galera que acompanha seu trabalho e os leitores da Roadie Metal.
Lucy Gomes:
Agradeço imensamente a oportunidade. É uma honra poder responder às perguntas da Rodie Metal. Uma experiência fantástica. 
Aos fãs, fiquem ligados no lançamento do EP da EvenDusk em 18/12/2020 em todas as plataformas digitais. Sobre  Lucy Gomes solo, tenho dois lançamentos previstos para o primeiro semestre. Sigam-nos nas redes sociais;)

Instagram:

@lucygomes_official

@evenduskofficial

Facebook

@lucygomesofficial

@evenduskofficial

YouTube:

https://www.youtube.com/user/singerlucy1/featured?view_as=subscriber
https://www.youtube.com/channel/UCR39DPymqp_8mcXjkNWljVA
Encontre sua banda favorita