Girls on the Front: Cissa Barros – Rádio Catedral do Rock. “Qualquer preconceito contra a mulher no rock é um preconceito contra o próprio rock”

GIRLS ON THE FRONT é um quadro criado por redatoras para falar sobre mulheres e encorajar outras a continuarem o seu objetivo na música e, para isso, contaremos a vida e carreira de mulheres no metal brasileiro e internacional. Nesta edição, teremos o prazer de bater um papo e conhecer mais sobre a Cissa Barros, da Rádio Catedral do Rock.

1-Fale um pouco sobre você, quem é a Cissa Barros e como você aprendeu a gostar de rock/ metal?

Cissa: Sou uma pessoa de bem com a vida, amo e sinto o quanto sou amada por Deus, gosto de ajudar as pessoas a sentirem esse amor. Gosto de ajudar as pessoas e de poder estar perto quando precisam. As pessoas quando se juntam por um bem maior, normalmente tem mais chances de alcançar seus objetivos.  Aprendi a gostar de Rock com meu pai e minha mãe, minha família ouvia de tudo um pouco, Elvis, Celly Campello. Então, o KISS surgiu na minha vida e ela viu o que era bom kkk. 100,000 Years com Paul Stanley rebolando e o Gene Simmons cuspindo sangue, me assustou e me fascinou ao ponto de mudar a minha vida hahaha.

2-Quais são as suas preferências dentro do rock/ metal?

Cissa: Eu gosto de tudo um pouco, mas, minhas preferências são: KISS, Aerosmith e Elvis.

3-Como surgiu a ideia de criar uma Rádio Rock?

Cissa: A idéia foi do Alexandre Barros, que já foi locutor em uma rádio em Petrópolis. Sentíamos falta de rock em rádios FM e como somos consumidores de música durante as 24 horas do dia ( sim, dormimos com música rolando) usávamos playlists, porém, sentíamos falta de algo novo. A Rádio Catedral do Rock surgiu então com esse mote: buscar bandas novas e que não conseguiam espaço para mostrar seu trabalho!

4-Como você se sentiu ao ver o sonho tornar-se real?

Cissa: Na verdade ainda não se tornou real. A Rádio Catedral do Rock ainda não se mantém com as próprias pernas, temos que investir financeiramente com recursos próprios, mas, o retorno do público e bandas é incrível, e nos faz acreditar que estamos no caminho certo!

5-Quais as suas funções dentro da Rádio Catedral do Rock?

Cissa: Divulgação das redes sociais, marketing da rádio. Contato com as bandas para promoções em datas especiais, tais como: aniversário, dia das mães e pais, Natal etc. E indicação de bandas novas, que sempre acabam procurando pelo Instagram e Facebook pessoais.

6-A Rádio Catedral do Rock tem feito um grande serviço tanto na divulgação do rock/ metal em si, quanto em apoiar o underground. Pode nos falar sobre isso e sobre o reconhecimento do público e das bandas em abraçar esse apoio?

Cissa: O público da Rádio Catedral do Rock é sensacional, dando sempre feedbacks e ajudando a divulgar. As bandas de um modo geral sempre estão do nosso lado também. Costumam sempre apoiar as ações da rádio, divulgar em shows, lives e até mesmo quando estão em outras rádios ou mídias. Apesar de que algumas (poucas) ainda viram as costas, mandam os sons para tocar na rádio e simplesmente desaparecem!

7-Como você se sente, como mulher, participando da cena rock/ metal?

Cissa: Eu curto demais o que eu faço, estar nesse cenário faz parte do meu dia a dia, mas, não me sinto diferente por ser mulher, na Rádio Catedral do Rock o talento e profissionalismo sempre contam mais do que o gênero. E em relação as bandas, sempre fui tratada com muito respeito e carinho desde as mais famosas às que estão chegando agora no cenário, em relação ao público, não tem nem palavras para expressar tanta gratidão pelo carinho com que sempre fui tratada, me mantenho firme nessa luta, principalmente por eles.

8-Por falar em mulheres, qual o alcance da Rádio Catedral do Rock em relação a elas?

Cissa: É muito grande, inclusive, acho que é nosso público mais fiel e intenso. Estão sempre interagindo e compartilhando tudo da Rádio Catedral do Rock. E até no grupo de Whatsapp da Rádio Catedral do Rock as meninas são a maioria. Elas acabam ajudando até na montagem da playlist da rádio. Sugestões e ideias sempre construtivas, caminham do nosso lado. São realmente nossas amigas.

9-Como você vê a participação feminina na cena rock/ metal?

Cissa: Para falar de mulher no rock, temos a obrigação de dizer em primeiro lugar o nome de SISTER ROSETTA THARPE, o rock nasceu no ventre de uma mulher negra. Qualquer preconceito contra a mulher no rock é um preconceito contra o próprio rock. Na programação da Rádio Catedral do Rock temos mulheres por toda nossa programação, vocalistas, guitarristas, tecladistas, bateristas, baixistas. Bandas mistas e femininas. Acho que as mulheres são mais práticas para as coisas. Por isso, às vezes acabam indo por outros caminhos fazendo com que acabem não levando adiante o trabalho musical, por necessidade das coisas darem certo “agora” porque muita das vezes precisam de um retorno financeiro e imediato. Acabam assim deixando o sonho para depois, o que é uma pena. Torcemos sempre para recebermos mais trabalhos com a participação de mulheres aqui na rádio.

10-Que pontos positivos e negativos você observa sobre esse envolvimento feminino?

Cissa: Positivos são inúmeros, a praticidade, comprometimento, o pé no chão femininos com certeza fazem a diferença no cenário. Até a doçura feminina na hora certa, faz a diferença. Os negativos infelizmente vem na maioria das vezes de quem deveria apoiar, é inimaginável uma coluna como essa da Roadie Metal no mainstrean, a Roadie Metal se mostra como uma mídia que realmente quer apoiar o trabalho da mulher, sem nenhum tipo de politicagem ou hasteamento de bandeiras, apenas com o objetivo de mostrar a importância da mulher no cenário rock. O que é completamente impossível de acontecer nas mídias de mainstrean, onde a “bunda music” é o que vale.

11-Há espaço para melhoras?

Cissa: Sempre há espaço para melhorar, porém, deve começar com o próprio público, que não costuma dar chance para o novo chegar. Temos excelentes bandas no underground, que acabam não tendo espaço e reconhecimento merecidos. Muita coisa boa surge todos os dias, temos que manter os ouvidos, mentes e corações abertos para recebê-las.

12-Se você pudesse voltar no tempo, o que a Cissa Barros de hoje diria para a Cissa Barros de ontem sobre seu envolvimento na cena underground?

Cissa: Eu diria: “Começa Logo mulher! Tem muita gente precisando e esperando você. Não espera 2018 para começar não, e pode ir com força, você vai se apaixonar por esse underground. Vai continuar dura, mas o importante é que você vai amar!”

13-Que recado ou pedido, em nome da Rádio Catedral do Rock você gostaria de dar para as meninas e mulheres que, como você, amam o rock e o metal?

Cissa: Se conheçam, antes de tudo, busquem o que realmente têm a ver com vocês, não entrem em modinha, ouçam e façam o que realmente gostam. Sintam a música dentro de vocês. Curtam a viagem, sem se preocupar com o destino. Façam o que realmente deixa vocês felizes, com isso o seu sucesso é certo. Criem mais, componham mais, e mandem para a Rádio Catedral do Rock. Kkk. Compartilhem nossas redes sociais e Youtube, mandem seus trabalhos, agora estamos na TV também, temos um espaço para seus clipes lá.

Rádio Catedral do Rock na internet e redes sociais:
Site: http://radiocatedraldorock.com/
Youtube: www.youtube.com/c/CatedralDoRock
Instagram: @catedraldorock
Facebook: https://www.facebook.com/catedraldorock1
WhasApp: 24 99932-8610
E-mail: bandas@radiocatedraldorock.com

“Baixe nosso aplicativo na Play store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita