Girls on the Front: a trajetória de Tarja Turunen, a rainha do metal sinfônico

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher e nós da Roadie Metal não poderíamos deixar passar isso em branco. Afinal, temos grandes e incríveis influências femininas no HEAVY METAL.

GIRLS ON THE FRONT é um quadro criado por 4 redatoras para falar sobre mulheres e para encorajar outras a continuar o seu objetivo na música e contaremos a vida e carreira de mulheres no metal brasileiro e internacional.

E nesta data especial, vamos falar sobre um dos maiores nomes femininos do metal mundial: Tarja Turunen.

Muitas garotas que escutam metal, especialmente as que cantam, sempre apontam Tarja como a grande inspiração. Também pudera, foi a primeira vocalista e membro fundadora do Nightwish, uma das bandas mais respeitadas no metal sinfônico. Todavia muito além disso, em sua carreira solo segue brilhando e para muitos é sucessora de Doro Pesch como a rainha do metal.

Trajetória

Tarja nasceu no pequeno vilarejo finlandês de Puhos, em Kitee. Filha única entre três irmãos, desde criança sempre apresentou interesse pela música. Com apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez, com a canção “Enkeli Taivaan”. Então, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia que a família frequentava.

Entre suas grandes inspirações vocais estão Whitney Houston e Aretha Franklin. Aos quinze anos, Tarja mudou-se para Savonlinna, onde estudou na Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music, e passou a ter aulas de canto lírico e seguiu focando-se nesse estilo.

Em 1996, Tarja tornou-se um dos membros-fundadores do Nightwish, quando seu colega de classe, Tuomas Holopainen, a convidou para participar de seu projeto acústico, então, Tarja, Tuomas e o guitarrista Emppu Vuorinen gravaram uma demo intitulada Nightwish, da qual foi retirado o nome da banda.

No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez no Festival de Ópera de Savonlinna, onde fazia parte do coral, interpretando algumas obras de Wagner e Verdi. Em 1997 é lançado o primeiro álbum da banda, Angels Fall First e o resto já se conhece.

Solo

Após alguns anos e ótimos lançamentos, Tarja se solidificou no mercado da música como cantora e despontou com sua carreira solo em diversos países do mundo.

A inspiração clássica e rock de Tarja é totalmente expressa em sua carreira solo, que começou oficialmente em 2007, quando seu álbum de estúdio My Winter Storm foi lançado. O álbum de sucesso e aclamado foi seguido por What Lies Beneath em 2010 e Colors in the Dark. A mistura de gêneros agradou fãs e crítica.

Tarja foi indicada ao Emma Awards na Finlândia em 2006 e 2007 e ao Echo Awards na Alemanha em 2007, e é a primeira artista finlandesa cuja carreira solo alcançou um recorde na Alemanha. E também foi a única que alcançou esse status, tanto no formato de banda quanto no solo. Também participou de duas temporadas de The Voice Finlândia, o programa de TV mais assistido no país.

A estrela mais brilhante da cena do rock sinfônico, Tarja Turunen, é certamente a voz finlandesa mais conhecida no mundo da música. Soprano, compositora e cantora, assim alcançou fama mundial e rapidamente ganhou popularidade inspirando muitas outras bandas e artistas. Sem dúvidas, uma rainha!

Encontre sua banda favorita