GIRLS ON THE FRONT é um quadro criado por redatoras para falar sobre mulheres e para encorajar outras a continuarem o seu objetivo na música e, para isso, contaremos a vida e carreira de mulheres no metal brasileiro e internacional. Nessa edição, conheceremos mais sobre Ana Trettel, fundadora do Cria do Rock.

Ana Trettel vem de uma família de músicos e conta que sempre ouviu rock. Fundou o Cria do Rock porque quis colocar a mão na massa para abrir espaço para bandas de qualidade nos bares da cidade. Também criou o Movimento Atitude, com uma coleção voltada para geração de renda de mulheres em situação de recomeço. Ela concedeu uma entrevista exclusiva para a Roadie Metal em que fala sobre seus projetos e suas influências, o machismo no meio do rock e metal, planos para o futuro e muito mais.

Conta pra gente um pouco da sua história. Quando você se interessou pela música e pelo rock?

Ana Trettel: A minha família é extremamente musical, meu tio (Odilon da cunha Melo) tocou com Elis Regina, Belchior etc, a vida toda, então, música em casa sempre foi algo natural.

Qual artista feminina te inspirou e/ou inspira?

Ana Trettel:  minha mãe (lila), minhas avós(Terezinha Langlada e Anita penteado), minha tia (Ana Maria) e a minha bisavó (Anna penteado)… com elas eu ouvi música, aprendi a bater bolo e bate boca também (kkk), a me posicionar na vida e nunca baixar a cabeça quando estiver certa… na verdade, eu sou o resultado da força de todas as mulheres da minha família.

Quando e como surgiu o Cria do Rock?

Ana Trettel: O Cria do Rock nasce num susto! Sim, um tremendo susto… quando eu sugeri a um amigo, colocar bandas autorais nos eventos dele, e eu fui procurar essas bandas, a qualidade delas, foi um susto e logo veio a pergunta que nunca se calou “por que eles não estão nas rádios? Por que eles estão sem espaço?” Aí, elaboramos um circuito de casas onde essas bandas tocavam (sempre remuneradas). Com a pandemia, nos substituímos os eventos presenciais pela Live “Almoço com o Cria”, lá no Face do Cria do Rock todos os domingos às 14 horas, sempre muito divertida e com entrevistados maravilhosos, bandas deliciosas…como um evento deve ser.

Almoço com o Cria do Rock.

Conta para gente um pouco sobre o seu projeto Atitude. 

Ana Trettel: ATITUDE!!  Menina! Esse projeto é uma alegria só!
Nessas andanças de rock n’roll, percebi que muito pouca coisa é feita pra nós, mulheres… e como o cria do rock é um movimento inclusivo e de  cunho social forte, pensamos em fazer algo voltado para o público feminino (já que o Cria tem coordenação 100% feminina)… Lançamos uma coleção de camisetas, com estampas que homenageiam grandes mulheres de ATITUDE (Aretha Franklin, Janis Joplin, Cely Campello, Leila Diniz), mas, ao mesmo tempo, que vestem as mulheres do rock, também servem para gerar renda para mulheres e lgbts que estão em recomeço de vida. Não estamos falando de venda revertida ou doações, estamos falando de uma oportunidade real de trabalho com condição de ganhar dinheiro de fato. As vendas, adm do site, os sabonetes que acompanham, são todos trabalho remunerado a partir das camisetas vendidas. Com as camisetas veio o festival ATITUDE, que é apenas de bandas femininas ou com mulheres e de música autoral, vamos ter uma premiação fantástica, um single produzido pelo Marcello Pompeu e distribuído pela Musikorama (parceiros do Cria do Rock), uma mentoria com a Dre Ferreira, vai a um “almoço com o cria” e também vai ser trilha sonora do vídeo de apresentação da coleção ATITUDE!!

A mulher no rock não é uma ideia nova, mas nos últimos anos o protagonismo feminino tem sido muito forte em diversas frentes. Qual sua visão sobre isso?

Ana Trettel: A mulher está tomando consciência do seu poder, sua competência, suas vontades, necessidades etc… E perdendo o medo disso. O nome disso é auto estima e consciência de que somos indivíduos com potencial,  vontades,  estamos tomando consciência do que queremos e que merecemos respeito,  mas o mais importante, é que estamos entendendo que nos também podemos dizer “não, não quero”, “não, isso não está certo”, “eu posso” sem culpas.

Coleção Atitude gera renda para mulheres em recomeço de vida.

Que conselho você daria para as mulheres que estão começando hoje?

Ana Trettel: Falaria isso pra ela(como se estivesse diante de um espelho porque eu também estou começando)…faça o que te faz feliz, aprenda e seja feliz ao aprender…não tenha medo porque você é muuuuito boa!!!

E quais os planos para o futuro?

Ana Trettel: Dani, esse é um momento crucial, onde todos os planos estão começando a caminhar (festival ATITUDE, coleção ATITUDE e o programa almoço com o cria)…e agora que o futuro está sendo desenhado…então, meu plano é fazer o desenho mais bonito pra agregar muita gente nesse mosaico colorido q estamos construindo.

Você pode deixar uma mensagem, para os leitores da Roadie Metal?

Ana Trettel: A gente está num momento muito difícil, mas como em toda situação adversa dificuldade tem uma dualidade incrível… e a gente pode escolher…
Eu sugiro que as escolhas sejam feitas como eu fiz as minhas, nesse momento…
Pode ser difícil e  trabalhoso, ou, pode ser só trabalhoso…
Eu optei por ser só trabalhoso, porque aí eu posso construir, crescer e me divertir…

Mais informações:
Cria do Rock
https://www.instagram.com/criadorock/
https://www.facebook.com/criadorock/
https://twitter.com/RockCria
www.criadorock.com.br
https://www.instagram.com/colecaoatitude/
https://www.facebook.com/colecaoatitude/

Encontre sua banda favorita