Vindo da região da Ligúria, a noroeste da Itália, o quarteto chamado Giant the Vine apresentou o seu último álbum completo, “A Chair at the Backdoor”, em 19 de maio de 2023. A banda, que tem seu nome inspirado no clássico grupo Gentle Giant e na canção “One For The Vine” do álbum “Wind & Wuthering” (1976) do Genesis, também possui referências advindas da música alternativa e até do pós-punk. Há aproximadamente um ano, os músicos lançaram um videoclipe para a arrojada “Glass”. Desta vez, “The Heresiarch”, música do mesmo álbum, foi quem ganhou uma versão em áudio e vídeo.
Com pouco mais de três minutos, esta execução é um pouco mais pesada do que a anterior, que explora as melodias, transformando-a em uma verdadeira trilha sonora para autorreflexão. Em “The Heresiarch”, o clima é bem mais denso, as linhas de baixo são mais presentes e a pegada da bateria segue uma cadência muito compassada. Apesar de o clima sugerir certa densidade, a música também possui variações que arremessam os músicos à excelência. Talvez alguma coisa de Rush pode ser percebida na cozinha com esse charme à la “YYZ”. Certamente, Geddy Lee e o saudoso Neil Peart ficariam muito orgulhosos.
Mas se, musicalmente, neste título a técnica do quarteto italiano se assemelha a do trio canadense, o tema tem suas peculiaridades. “The Heresiarch” surge como uma trilha sonora para a vida de um personagem que sustentou o legado de São Francisco de Assis. Ou seja, dentro da história italiana e mundial, se refere ao Dolcino, que foi um frade católico do século XIV. Suas ideias foram consideradas heréticas pela Santa Sé e, por isso, foi condenado à morte pela Inquisição. Entre o que defendia, estava a igualdade entre homens e mulheres e a aproximação do homem a Deus sem a mediação da igreja.
Agora, sobre o videoclipe, “The Heresiarch” é uma produção dirigida por Silvana Fico, mas a edição foi realizada por Antonio Lo Piparo. Para construir um cenário denso, tal qual propõe as melodias da música, o operador de luz Benedetto Piaggio trabalhou muito bem. Todas as tomadas se passam em um ambiente fechado, com a banda tocando à penumbra. Em algumas partes se nota apenas as silhuetas. Para uma história de peleja, sofrimento e morte a banda fez certo em gravar nessas condições, pois embora o tema se reporte a um sentimento de melancolia, o andamento pesado e acelerado da música representa uma luta.
Confira o videoclipe de “The Heresiarch”.
Contato:
https://www.instagram.com/giant_the_vine