Os roqueiros ocultistas suecos GHOST apresentaram as músicas “Spillways” e “Call Me Little Sunshine” ao vivo pela primeira vez durante o show de abertura de sua turnê européia no sábado, 9 de abril, na AO Arena em Manchester, Reino Unido. Vídeos filmados por fãs estão disponíveis abaixo:

“Spillways” e “Call Me Little Sunshine” são ambas tiradas do quinto álbum do GHOST , “Impera” , que vendeu 70.000 unidades equivalentes de álbuns nos EUA em sua primeira semana de lançamento para chegar à posição número 2 na Billboard 200 gráfico. Ele marcou o terceiro álbum no top 10 – e o quinto top 40 nas paradas – para o ato sueco.

“Impera” desembarcou na posição nº 1 na Alemanha e Suécia, nº 2 no Reino Unido, Holanda, Bélgica e Noruega, nº 3 na Austrália, nº 5 na França e Irlanda e nº 20 na Itália.

“Impera” foi lançado em 11 de março. O trabalho de 12 músicas foi produzido por Klas Åhlund e mixado por Andy Wallace .

O mentor do GHOST , Tobias Forge , trabalhou no sucessor de “Prequelle” , de 2018, com Åhlund e os co-escritores suecos Salem Al Fakir e Vincent Pontare , cujos créditos incluem Madonna e Lady Gaga .

Sobre sua colaboração com Åhlund , Al Fakir e Pontare , bem como Fredrik Åkesson do OPETH , que foi trazido para afiar o ataque de guitarra do álbum, Forge disse recentemente ao St. Louis Post-Dispatch: “Descobri que posso trabalhar muito bem com alguém que eu respeito, que está sempre buscando o melhor. Eles me fazem querer escrever melhor, melhorar um pouco o meu jogo.”

A turnê americana do GHOST com o VOLBEAT começou em 25 de janeiro no Reno Events Center em Reno, Nevada e terminou em 3 de março em Anaheim, Califórnia.

Em março de 2020, no show final da turnê “Prequelle” do GHOST na Cidade do México, no México, a banda apresentou oficialmente Papa Emeritus IV , o novo personagem que está à frente do ato para a fase do álbum “Impera” .

Forge se apresentou como um “novo” Papa Emeritus em cada um dos três primeiros LPs da banda, com cada versão de Papa substituindo a anterior. Papa Emeritus III foi aposentado em favor do Cardeal Copia antes do lançamento de “Prequelle” .