Gerson King Combo: morre um dos maiores nomes da música black nacional

Um dos pioneiros do soul no Brasil, e uma das figuras mais emblemáticas do cenário black nacional, Gerson King Combo morre nesta quarta-feira, 23 de setembro, por complicações motivadas pela diabetes. Ainda não há informações sobre velório e enterro. Comunicado oficial das redes sociais do artista:

“Comunicamos, com muito pesar, que o nosso amado Gerson King Combo, o Rei do Soul Brasileiro, faleceu na noite desta quarta-feira (22/09), em decorrência de infecção generalizada e de complicações da diabetes após súbita internação. Que Deus o tenha e console o coração da família, amigos e fãs.”

Cantor ficou conhecido com a música ‘Mandamentos Black’ e era chamado de ‘James Brown brasileiro’, em razão do seu caráter performático. Incessantemente ativo em defesa das causas raciais. é um dos grandes nomes da música negra brasileira, ao lado de Tim Maia, Hyldon e Cassiano. Foi um dos maiores expoentes dos “Bailes da Pesada” que botaram as periferias para dançar nos anos 1960 e 1970. Vestido com seu tradicional chapéu, capa e punho em riste, ele exultava a raça em suas letras e falava de igual para igual com os brothers e com quem quisesse entrar no ritmo…

A partida de Gerson King Combo está sendo lamentada nas redes sociais e seguida de homenagens, por nomes como Racionais MC’s, Rashid, Wilson Simoninha, Helio de la Peña e Thaide.  Abaixo os clássicos “Mandamentos Black” e “Funk Brother Soul” como nossa reverência:

Encontre sua banda favorita