Durante uma aparição no podcast “Appetite For Destortion” , o lendário guitarrista George Lynch foi questionado sobre o impacto que a morte de Eddie Van Halen teve sobre ele. Ele respondeu: “Isso me atingiu muito pessoalmente, e todos os guitarristas que conheço, praticamente, se sentiram da mesma maneira. À medida que envelhecemos, obviamente, estamos vendo pessoas indo embora e passar. E isso é normal, claro. E estamos vendo muito disso. E isso é muito profundo. Mas, quero dizer, David Bowie e George Michael e todas essas pessoas – Prince – esses gigantes … Tom Petty. É, tipo, ‘O quê?’ De repente, parecia. Mas Eddie estava em outro nível, porque, obviamente, estamos um pouco mais próximos no que fazemos, e meio que aparecemos no mesmo lugar ao mesmo tempo e tínhamos algumas conexões e tudo mais, então é por isso que foi mais profundo, eu acho. E eu aprendi muito com ele, e baseei muito do meu estilo nele. Mesmo que fôssemos compatriotas de certa forma, ele estava muito além de mim, então tirei muitas coisas dele e me inspirei, como todos nós. Ele é um cara do sul da Califórnia, e éramos meio que vizinhos e tocávamos nos mesmos clubes e nos mesmos palcos juntos e saíamos juntos. [ DOKKEN ] fez em [1988] [turnê com VAN HALEN , SCORPIONSMETALLICA e KINGDOM COME ] no ‘Monsters Of Rock’ … Então, sim, essa foi bem difícil. Também chega perto de casa, eu acho, para nós, quando nossos amigos começam a desaparecer, porque é um lugar mais solitário depois disso.

Questionado sobre se ele tinha alguma história de Eddie Van Halen para compartilhar que pudesse “mostrar o lado divertido de sua personalidade”, George disse: “Ele era incrivelmente tímido. Ele era apenas um super introvertido. Quer dizer, tudo o que o cara fez foi sentar em seu quarto e tocar violão a vida toda, e beber suas cervejas e fumar seus cigarros, e desenvolveu o que desenvolveu . Ele mudou o mundo da guitarra. Acho que ele estava meio sobrecarregado com toda essa coisa de fama e ser um ser humano em um mundo complicado. Nem sempre é tão legal. Ele era um cara super sensível, o que permitiu que ele seja esse músico incrível, já que você precisa ter esse tipo de simpatia e empatia. Muita gente achava que ele não era uma pessoa tão legal, mas era porque ele era muito quieto. Ele estava um pouco assustado, mas ele falou tão lindamente por meio de seu instrumento.

Mas tivemos momentos”, continuou ele. “Costumávamos sair. ‘Monsters Of Rock’ , íamos quase todas as noites. Quando Valerie [ Bertinelli , a então esposa de Eddie ] não estava, nós tocávamos. Íamos num quarto de hotel para tocar guitarra a noite toda. Foi incrível. Na verdade, tive alguns problemas com meu equipamento na turnê  do ‘Monsters’ e [ VAN HALEN] foram a atração principal, obviamente. E ele foi tão fofo, porque ele estava, tipo, ‘Ei, cara, pegue o que você quiser meu.’ Então eu fiz metade daquela turnê com o equipamento dele. Isso é muito louco, porque os headliners geralmente não fazem coisas assim. Eles ficam tipo, ‘Esse é o seu problema. Descobrir, ‘o que é justo. Mas ele foi muito doce: ‘Pegue o que quiser – heads, gabinetes.’ Eu usei o equipamento dele para, tipo, metade daquela turnê. Foi muito doce.”

“Ele deu ao meu filho uma aula de violão”, acrescentou George . “Meu filho estava indo para o GIT e queria ser guitarrista como seu pai. E eu o levei para conhecer Eddie em um show, e Eddie , tipo, ‘Sabe de uma coisa? Você é guitarrista? Deixe-me mostrar a você … ‘Então eles voltaram para a sala de aquecimento e ele deu uma pequena lição no meu filho. Isso foi muito legal. Quem faz isso? “

George Lynch Seamlessly Talks Dokken, EVH, and GNR | Ep. 283

Questionado se ele tentou copiar Eddie , George disse: “O que eu realmente fiz foi rebater suas coisas em vez de emular. Eu fiz isso com muitos tocadores de guitarra. Em vez de copiá-los, eu reajo a eles. Eu ‘Eu pensarei,’ Bem, Di Meola faz isso. Eu posso fazer algumas palhetas alternativas, então não vou copiá-las, mas vou embuti-las um pouco na minha caixa de ferramentas e fazer do meu jeito ‘. Tentei fazer isso com qualquer tocador que me influenciou: Clapton , Hendrix , Schenker , Eddie , Holdsworth. Eu não poderia tocar nenhuma de suas notas nota por nota para salvar minha vida, mas posso capturar a essência do que eles estão fazendo ao ser exposto a isso. Eu posso pegar a essência.

Eddie morreu em outubro, aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer.

Encontre sua banda favorita