KISS: Gene Simmons abandona pedido de registro do “devil’s horns”

Menos de duas semanas depois que o baixista/vocalista do KISS, Gene Simmons, apresentou um pedido de marca registrada do conhecido gesto de “devil’s horns”, ele parece ter desistido da ideia. Em 20 de junho,  Simmons abandonou expressamente o pedido junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

Em seu pedido original, que foi arquivado em 9 de junho, Simmons descreveu o sinal como consistente “de um gesto de mão com o indicador e o dedo pequeno estendidos para cima e o polegar se estendendo perpendicularmente”. Ele pagou US $ 275, procurando usar o símbolo de sinal de mão para “Entretenimento, ou seja, performances ao vivo por um artista musical, aparições pessoais por um artista musical”.

O baixista / vocalista do KISS afirmou que o gesto foi usado pela primeira vez no comércio em 14 de novembro de 1974, o que correspondeu à turnê “Hotter Than Hell” do KISS. Ele escreveu em sua declaração assinada que ele acredita que “nenhuma outra pessoa, firma, corporação ou associação tem o direito de usar a referida marca no comércio, seja na mesma forma ou em tanta semelhança”.

A versão de Simmons do gesto é na verdade “Eu te amo” na língua de sinais americana, com o polegar estendido, em vez do polegar segurando dois dedos do meio perto da palma da mão. A maioria dos fãs de rock/metal criticaram Simmons pelo pedido de obter registro sobre o símbolo, dizendo que o símbolo se tornou onipresente e significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

O advogado de marcas registradas, Michael Cohen, com o Cohen IP Law Group em Beverly Hills, que lida com casos de violação de marca registrada, patente e direitos autorais, disse ao Los Angeles Times que teria sido muito difícil que o pedido de Simmons fosse aprovado porque o gesto se tornou “genérico”.

Na edição 196 da revista Classic Rock, Simmons revelou de onde ele tirou a ideia do gesto, explicando que ele foi inspirado por Spider-man (homem-aranha) e a maneira como ele dispara suas teias. Disse ele:

“Quando você vê bandas que colocam aquela saudação de chifre do diabo de dois dedos, isso começou com o KISS”.

Quando perguntado se era Ronnie James Dio quem realmente começou, Simmons respondeu:

“Bem, eu ouvi Ronnie dizer isso, e sobre isso e eu disse: ‘Deus te abençoe’. Eu quero dizer que ele não é louco, mas acho que ele está errado. O meu veio do Homem-Aranha, fazendo o sinal da mão, como uma homenagem a ele.

A viúva de Ronnie James Dio, Wendy, também criticou Simmons por ter tentado registra a marcar do sinal da mão. Ela disse:

“Tentar fazer dinheiro com algo como isso é nojento. Ele pertence a todos – não pertence a ninguém. É um domínio público, não deve ser uma marca registrada”.

O que acham dessa polêmica?

Encontre sua banda favorita