O guitarrista do EXODUS , Gary Holt, falou com o canadense The Metal Voice sobre a inspiração lírica para a música “The Fires Of Division” , que aparecerá no próximo álbum da banda, “Persona Non Grata” , que será lançado em 19 de novembro pela Nuclear Blast Records . “É apenas sobre o triste estado de coisas no mundo hoje, a natureza divisiva de tudo“, explicou ele . “Talvez seja apenas eu mostrando minha idade – tenho idade suficiente para lembrar quando as pessoas podiam ter diferenças políticas e ainda se dar bem. [ Risos] Eu acho que estou apenas velho, certo? Minha própria banda é composta por diferentes ideologias políticas e somos melhores amigos. O mundo se esqueceu de como fazer isso. Estamos tão divididos. E os poderes instituídos nos querem divididos. E isso é em ambos os lados – não é apenas uma coisa dura de direita ou esquerda. Eles estão fazendo tudo o que podem para colocar todos uns contra os outros. Eu acho que [a mídia e os políticos] todos têm uma mão nisso – a mídia, todos eles; os políticos também. Porque o jogo que todos estão jogando agora é que não acham que precisam ganhar eleitores para serem eleitos; apenas fique com os que você tem e seja tão vil e mau quanto quiser. E a direita retratará a esquerda como um bando de liberais de floco de neve, e a esquerda retratará a direita como um bando de manequins consanguíneos. Mas nós’ são todos americanos aqui. E quanto mais cedo nos lembrarmos disso, mais cedo poderemos começar a curar. Mas eu escrevi essa música enquanto olhava para a porra dos tumultos do Capitol e essas merdas.”

Eu vejo assim: é a mesma coisa com a religião”, ele continuou. “Todo mundo sabe que sou ateu e não sou crente, mas se eu descartasse todos aqueles que foram, não teria uma família. A maior parte da minha família acredita na porra de Jesus Cristo. não vou me separar deles porque compartilhamos uma ideologia religiosa diferente. E também não vou abandonar uma política. Alguns de meus melhores amigos são completamente diferentes de mim, e tudo bem. Não é uma coisa ruim. Eu não olhe para eles como pessoas inferiores do caralho porque não concordamos em algo. E muito tempo, se você tirar um tempo para discutir merdas como humanos, você descobrirá que pode realmente encontrar um meio-termo em muitas coisas . “

Exodus Gary Holt (Slayer) Interview-‘Persona Non Grata’ New Album & Exodus Updates

Em abril de 2020, Holt falou com mais detalhes sobre as diferentes opiniões políticas dentro do acampamento EXODUS , contando o podcast “No Fuckin ‘Regrets With Robb Flynn” : “Todo mundo sabe que eu sou liberal , mas também sou super conservador também. E essas são apenas minhas próprias opiniões, e eu as deixo fora da minha [mídia social] porque isso começa uma grande briga. As pessoas são, tipo, ‘Ah, floco de neve liberal EXODUS .’ E eu sou, tipo, três quintos do EXODUS são republicanos que amam Trump – a maioria da banda. Lee [ Altus , guitarra], Jack [ Gibson , baixo] e Zetro [ Steve Souza , vocais] – é full-on.

Há três anos, Souza disse que apoiava o então presidente Donald Trump , explicando em uma entrevista: “A economia dos Estados Unidos … o desemprego é o mais baixo que já existiu na história dos Estados Unidos. Acho que [ Trump ] está fazendo a tentativa de encontrar [o líder norte-coreano] Kim Jong-un , eu acho isso ótimo – é isso que você precisa fazer. As pessoas precisam se tocar juntas, não através dos canais.

Em uma entrevista de 2016, Holt rasgou Trump , dizendo: “Você não pode acreditar em nada do que ele diz, porque ele é um mentiroso em série … Ele nem mesmo condena o apoio de David Duke . Ele fingiu não saber quem ele é … Esse foi o seu momento, Donald Trump , de dizer… você sabe, de condenar o homem, basicamente, mas você fingiu que era simplesmente ignorante de quem ele era, porque você não quer foder com esse voto. Há caipiras por aí que você quer que votem em você. “

Holt prosseguiu dizendo que ele era “em muitos aspectos um republicano“, mas que não tinha sido capaz de encontrar “um candidato lá que não fosse andado na coleira pelos cristãos evangélicos, porque eles são a morte do movimento conservador, de qualquer maneira. E se elas simplesmente ficassem fora do ventre das mulheres e apenas se concentrassem em governar um país e não ficar em dívida com essas pessoas, eu votaria no republicano em um segundo. “

Holt acrescentou que teve discussões produtivas sobre a situação política com seus companheiros de banda. “Eu conheço pessoas, incluindo meus próprios membros da banda EXODUS , que, você pode não concordar com eles, mas eu adoraria ver um cara tenso, que odeia metal e eu-sei-tudo-sobre-política ir contra Jack Gibson em uma discussão “, disse ele. “Pode chegar a um empate. É um debate – tipo, se você discordar dele, você não vai ganhar – mas ele conhece a porra dos fatos. E não somos todos idiotas. Na verdade, sabemos o que está acontecendo o mundo à nossa volta.”

“Persona Non Grata” é o seguimento de “Blood In Blood Out” de 2014 , que foi o primeiro lançamento dos thrashers da Bay Area de São Francisco desde a saída do vocalista do grupo por nove anos, Rob Dukes , e o retorno de Steve “Zetro” Souza , que anteriormente liderou a EXODUS de 1986 a 1993 e de 2002 a 2004.

“Persona Non Grata” foi gravada em um estúdio em Lake Almanor, Califórnia, e foi projetada por Steve Lagudi e EXODUS . Foi produzido pela EXODUS e mixado por Andy Sneap . Pela terceira vez na história da banda, eles voltaram ao artista sueco Pär Olofsson para criar a capa do álbum.