Recentemente, raramente iremos encontrar uma banda de Portugal com uma ascensão tão meteórica como a do Gaerea. A partir do EP homônimo em 2016, a trajetória foi avassaladora, começando pelo próprio país, e depois desbravando a Europa e um pouco da Ásia com o primeiro LP “Unsettling Whispers” (2018). O futuro se mostrava promissor e o trabalho, perseverança e garra, levou-os à importantíssima Season Of Mist, editora com que lançam o álbum “Limbo”.
Inseridos em um contexto de black metal existencialista, o Gaerea dá um passo em frente em termos de inovações sonoras (expansiva ao extremo) neste “Limbo”. E também filosóficas, a mensagem é de salvação e libertação, por mais que o título e a capa do disco nos remetam ao contrário. Os portugueses apresentam-se musicalmente claustrofóbicos, sempre densos e inevitavelmente introspectivos.
Furioso do princípio ao fim (dessa vez sem ódio), “Limbo” contesta o conceito (ultrapassado?) do black metal através de melodias positivas e abertas, chamando a responsabilidade para sem medo de pretensiosidade, reinventar o gênero. É o trabalho mais ousado nessa seara nos últimos tempos. Abaixo, disponibilizada na íntegra, o registro repleto de inovações do Gaerea: