Com certeza quem somente ouve aqueles trabalhos mais superficiais do rock, que costuma frequentar o ‘mainstream’ (por exemplo), não deve conhecer o estilo mais afundo. Aliás, é óbvio que não. Muito menos a evolução dentro do gênero, que talvez seja o mais versátil do mundo. Logo, há que se contar algumas ‘novidades’ pra esse pessoal.
Por exemplo, o rock gerou um de seus principais filhos que é o heavy metal, do qual podemos dizer que é sua versão mais agressiva, menos orgânica e mais moderna. E, assim como seu pai, se tornou algo que se ramificou em diversos subestilos, além de ter se diluído com outros.
Ambos se fundiram bem com o progressivo, um dos subgêneros mais técnicos da música e com adeptos fieis, tanto músicos quanto apreciadores. E aqui temos uma banda que une tanto rock quanto heavy metal com essas bases e acaba de lançar um novo clipe.
Trata-se do FRACKTURA, banda de Cincinnati, nos Estados Unidos. Não obstante a investir no rock e metal progressivos, eles aderem elementos do avantgard, jazz e até mesmo da música clássica, neste último caso estritamente no trabalho vocal. E isso pode ser conferido em seu mais novo clipe para a música “I Hear the Wind”.
A música já apresenta de cara o que mais chama atenção. Seus naipes de metais. E eles não estão aqui para servirem de complemento. O trabalho de sopros realmente faz parte da base, dando uma sustentação vibrante que encanta e acaba se tornando o carro-chefe da música. Tudo com uma coesão absurda.
Quem quase acaba soando como complemento são as guitarras. Discretas, não fosse por serem fundamentais, poderiam passar batidas, mas a banda tem essa habilidade, que fica clara em sua execução. E, a cozinha, com seu trabalho cheio de variação e quebradas, traz uma bateria que explora ao máximo suas possibilidades e linhas de baixo que se desprendem do comum.
E agora, falemos da assinatura da banda, que são os vocais de Karis Tucker. Ela consegue inserir suas linhas operísticas de uma forma tão natural que elas ganham um contexto popular e tudo isso em meio a uma sonoridade intrincada.
E veja que bacana, o clipe, que chega com uma fotografia em preto e branco, filmando a banda em performance em estúdio com uma edição magistral, foi dirigido por um brasileiro, no caso Diogo Oliveira. O melhor de tudo é que a música é uma prévia do novo álbum a ser lançado na segunda metade de março próximo.
https://www.facebook.com/FrackturaOfficial