Quais fatores são fundamentais para o sucesso de uma turnê? O mundo da música é composto por sorte apenas? É possível observar a relação direta e proporcional entre trabalho e sucesso? Os relatos descritos abaixo mostram que dedicação, paixão e trabalho duro são o caminho.

Através de uma ótima entrevista realizada com Thiago Barbosa – baixista da banda Forceps,- pude conhecer um pouco mais dos detalhes e dos bastidores da turnê feita pelos Estados Unidos.

 

Foi bacana ouvir que os músicos da banda Forceps foram bem recebidos em solo norte-americano. Shows lotados durante “dias de semana”; fãs que possuíam previamente o CD da banda e pediram autógrafos; acolhimento caloroso de uma sociedade geralmente menos afetiva que os latino-americanos. Através das declarações analisadas, escrevo com alegria sobre o sucesso dos brasileiros.

A jornada dos músicos iniciou-se em 13 de outubro de 2017 em Denver e encerrou-se em 12 de novembro de 2017 em Kansas City. Uma semana antes do início da turnê norte-americana, Thiago (baixo) e Emmanuel (bateria), chegaram aos Estados Unidos a fim de organizar e ajustar todos os detalhes. Pontos importantes como: estadia, equipamentos e logística de locomoção foram levados em conta. Idealizou-se um motorhome como a melhor opção para acomodação dos músicos, pois o fato de servir como dormitório e meio de transporte poupava tempo e dinheiro. Os músicos planejavam sempre parar o motorhome em estacionamentos da rede Walmart durante a noite para dormir. De manhã cedo as compras de mantimentos eram garantidas e caia-se na estrada novamente.

Logo no início a banda Bloodstrike ofereceu grande suporte aos músicos do Forceps, pois além de tocarem juntos em 8 shows, foram produtores da apresentação inaugural da turnê e acolheram os brasileiros de braços abertos, em sua própria casa, durante uma semana. As positivas atitudes dos anfitriões foram a gênese da força motriz que garantiu a maestria do início da jornada do Forceps.

É difícil imaginar – para as pessoas que não pertencem ao meio – como se dá o fato de trabalhar ininterruptamente por semanas e, durante as “folgas”, resolver pendências ou otimizar as atividades relativas à turnê. Apresentar-se em 25 shows durante um período de 31 dias, é admirável! Grande amplitude térmica – desde nevascas (Chicago) à calor intenso (Texas) – esteve presente no país de dimensões continentais ao longo dos shows e viagens. O amor pela música e a vontade de divulgar o máximo possível do trabalho criativo são os combustíveis geradores de energia para superar todos os desafios.

Dentre as grandes oportunidades de parceria e compartilhamento de palco, pode-se destacar a atuação do Forceps junto ao lendário Shawn Lacane – Chicago foi palco desta interação positiva. O músico posto em tela trata-se do regente solo da lendária banda Putrid Pile, expressando da melhor forma possível o trabalho de um só músico (one man band). O som agressivo, descrito em linhas de Brutal Death Metal, chamou a atenção dos músicos brasileiros tempos antes, ao verem a atuação do Putrid Pile através da gravação audiovisual do Obscene Extreme Festival (República Tcheca). Além dos adjetivos supracitados, descreve-se Shawn como uma pessoa ótima e simpática.

As oportunidades de conviver com bandas iniciantes e bandas maduras e com maior tempo de estrada foram um diferencial para a primeira turnê internacional do Forceps. Os músicos retornaram do trabalho intenso com ânimo para enfrentar novos desafios, repetir a receita positiva, melhorar os pontos negativos (poucos, de acordo com os relatos) e investir cada vez mais na banda.

A banda Votan – Black Metal texano – e a banda Graveslave – Death Metal do estado do Minessota –  tiveram participação também fundamental na turnê supracitada.

 

A banda Forceps é composta pelos músicos:

Doug Murdoch – Vocal
Emmanuel Iván – Bateria
Bruno Tavares – Guitarra
Thiago Barbosa – Baixo

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da banda, ouça a música:

Encontre sua banda favorita