Hall da Fama do Rock And Roll revelou uma lista inicial de apresentadores e artistas famosos que subirão ao palco durante a 36ª cerimônia anual de posse em 30 de outubro no Rocket Mortgage Fieldhouse. Ingressos limitados estão à venda agora, incluindo retenções de produção recém-lançadas.

A lista inicial de convidados especiais inclui:

Angela Bassett indução Tina Turner , com apresentações de Christina Aguilera , Mickey Guyton , H.E.R e Bryan Adams
Taylor Swift induzindo Carole King , com apresentações de Taylor Swift e Jennifer Hudson
Drew Barrymore indução The Go-Go
Paul McCartney induzindo FOO FIGHTERS
Lionel Richie empossando Clarence Avant para o Prêmio Ahmet Ertegun

Os indicados deste ano são: Tina Turner , Carole King , THE GO-GO’S , Jay-Z , FOO FIGHTERS e Todd Rundgren na categoria Artista, junto com KRAFTWERK , Charley Patton e Gil Scott-Heron para Influência Inicial, LL Cool J , Billy Preston e Randy Rhoads por Excelência Musical, e Clarence Avant pelo Prêmio Ahmet Ertegun.

A cerimônia irá ao ar em 20 de novembro na HBO e será transmitida pela HBO Max ao lado de uma transmissão simultânea de rádio na SiriusXM Rock & Roll Hall Of Fame Radio (310) e Volume (106).

As cédulas foram enviadas para um órgão de votação internacional de mais de 1.200 artistas, incluindo atuais Inductees, historiadores e membros da indústria da música. Fatores como a influência musical de um artista sobre outros artistas, duração e profundidade da carreira e do corpo do trabalho, inovação e superioridade no estilo e na técnica são levados em consideração.

O vocalista do FOO FIGHTERS , Dave Grohl, foi previamente introduzido no Rock Hall como parte do NIRVANA em 2014. Rhoads é um dos guitarristas de hard rock / heavy metal mais influentes de todos os tempos.

O Prêmio de Excelência Musical é concedido a artistas, músicos, compositores e produtores cuja originalidade e influência na criação musical tiveram um impacto dramático na música.

Embora os artistas sejam elegíveis para o Rock And Roll Hall Of Fame 25 anos após o lançamento de seu primeiro álbum ou single, grupos icônicos de hard rock e metal como MAIDEN , JUDAS PRIEST e MOTÖRHEAD ainda não foram reconhecidos pela instituição, que lançou o GUNS N ‘ROSES no primeiro ano de elegibilidade daquela banda.

As regras do Rock Hall afirmam que os artistas se tornam elegíveis um quarto de século após o lançamento de seus primeiros discos, mas o Hall também afirma que outros “critérios incluem a influência e a importância das contribuições dos artistas para o desenvolvimento e perpetuação do rock ‘n’ roll“, que está, obviamente, aberto à interpretação.

Elegível para indução desde 1999, o KISS não obteve sua primeira indicação até 2009 e foi finalmente empossado em 2014.

O DEEP PURPLE era elegível para o Rock Hall desde 1993, mas não foi introduzido até 2016.