Os lendários roqueiros do Foghat lançarão seu tão aguardado 17º álbum de estúdio, Sonic Mojo – o primeiro em sete anos – em 10 de novembro pelo selo da banda, Foghat Records, que é distribuído pela Select-O-Hits (parte da família Sun Records). O videoclipe oficial do primeiro single, “Drivin’ On” – co-escrito pelo falecido Kim Simmonds do Savoy Brown – pode ser visto abaixo. Sonic Mojo estará disponível como um CD single com 12 faixas e uma capa gatefold de seis páginas, bem como uma edição limitada de 180 gramas em vinil roxo neon de 11 faixas. Mais duas músicas serão lançadas nos próximos meses: “She’s A Little Bit Of Everything” (também co-escrita por Simmonds), em 23 de setembro, e “I Don’t Appreciate You”, que foi escrita pelos quatro membros do Foghat, em 20 de outubro.
Em Sonic Mojo, o membro fundador, baterista e líder do grupo Roger Earl é acompanhado pelo robusto guitarrista, engenheiro e co-produtor Bryan Bassett (Wild Cherry, Molly Hatchet), o amante da diversão, baixista low-end e baixista favorito dos fãs, Rodney O’Quinn (Pat Travers Band) e nos vocais e guitarra, Scott Holt (Buddy Guy), que tem sido o vocalista/ guitarrista do recente projeto paralelo da banda Earl & The Agitators, desde 2015. No típico estilo Foghat, existem algumas surpresas incluídas no álbum também.
Três músicas de Sonic Mojo têm um significado especial para Roger Earl, pois foram co-escritas por Simmonds, o homem que deu a Roger sua primeira chance em 1967 como membro do Savoy Brown. Infelizmente, pouco depois de escrever essas músicas, Kim faleceu. A primeira das três co-autorias de Simmonds, “Drivin’ On” , é o single de estreia de Sonic Mojo. O vocalista/guitarrista Scott Holt sorri enquanto resume com orgulho o que esse rock blues significa para a banda: “Uma música como ‘Drivin’ On’ celebra o swamp funk blues de Slim Harpo e o boogie cósmico de John Lee Hooker.” Parte blues, parte ZZ Top e parte Foghat, esta música está destinada a se tornar a favorita dos fãs ao vivo. “She’s A Little Bit Of Everything” (também co-escrita por Simmonds), assim como o clássico “Slow Ride” do Foghat, começa com nada além de uma batida de bateria, seguida por uma guitarra fuzzy e, assim como aquela música famosa, esta também celebra a mulher, ainda que de uma forma totalmente mais elegante. A terceira co-autoria de Simmonds é a mais emocionante de todas, “Time Slips Away”. A música, escrita quando Kim estava com uma doença terminal, transmite uma mensagem forte que é ao mesmo tempo bela e emocional.
Kim não é a única surpresa em Sonic Mojo, entretanto. Roger tem um irmão famoso chamado Colin Earl, mais conhecido pela música “In The Summertime”, de Mungo Jerry. Juntos, os dois irmãos e o resto da banda criaram a música mais original do álbum, intitulada “Wish I’d A Been There”. A canção é uma ode à lenda da música country Hank Williams.
Sonic Mojo também mostra o Foghat tirando o chapéu para grandes artistas que vieram antes deles, além de dar muitas piscadelas e acenos da formação atual. Embora existam músicas no álbum escritas por Willie Dixon (“Let Me Love You Baby”), BB King (“She’s Dynamite”) e Chuck Berry (“Promised Land”), o Foghat mostra que ainda pode dançar com o melhor deles.
Scott Holt acrescenta :
"Eu sinto que 'Sonic Mojo' é um complemento perfeito para o canhão Foghat. Por mais de 50 anos, esta banda tem sido uma celebração das variadas formas de arte e gêneros que foram criados neste país. Os pilares do blues , country, soul, R&B e jazz estão entrelaçados na estrutura desta banda em nível molecular. 'Sonic Mojo' é uma mão mojo de áudio rock and roll. Reunimos nossos espíritos e descemos à encruzilhada à meia-noite e colocamos um pouco de Mississippi sujeira, ossos de gato preto e luar na bolsa, Kim Simmonds doou um pouco de alma, o espírito de Dave, Rod e Craig foram a essência que criou o funk supremo que é o produto final. Uma expressão comovente, uma oferenda no altar do rock and roll... Fazer um disco é uma experiência emocional e fisicamente desgastante. Como artista, você se desliga de todas as outras partes do seu ser e se concentra na arte... na tarefa em questão. Você não grava como se fosse viver para sempre, mas sabe que vai viver para sempre. Você se esquece de comer, de bebe, você não dorme ou descansa até acertar sua parte, e então você repensa até que seja pronunciado como 'acabado'. (Você sempre ouvirá a parte da qual duvidou, mesmo depois que alguém lhe disser que essa é a sua parte favorita.) Este disco foi feito em condições de batalha. Roger estava tocando bateria com um braço bom e continuava gravando até a dor ser demais... e então faça outra tomada."
Confira o clipe oficial do primeiro single de Sonic Mojo, “Drivin’ On”:
Abaixo você confere a tracklist completa de Sonic Mojo e a bela arte da capa:
01. She’s A Little Bit Of Everything (Simmonds/R. Earl/Bassett/Holt/O’Quinn)
02. I Don’t Appreciate You (R. Earl/Holt/Bassett/O’Quinn)
03. Mean Woman Blues (Claude DeMetrius)
04. Drivin’ On (Simmonds/R. Earl/Bassett/Holt/O’Quinn)
05. Let Me Love You Baby (Willie Dixon)
06. How Many More Years (Chester Burnett)
07. Song For Life (Rodney J. Crowell)
08. Wish I’d A Been There (C. Earl/R. Earl/Bassett/Holt/O’Quinn)
09. Time Slips Away (Simmonds/R. Earl/Bassett/Holt/O’Quinn)
10. Black Days & Blue Nights (R. Earl/Holt/Bassett/O’Quinn)
11. She’s Dynamite (B. King Riley — B.B. King)
12. Promised Land (Chuck Berry)
Crédito da foto: Facebook/ Foghat
Fonte: Blabbermouth.net
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android”