Ativo há mais de três anos, o trio texano FM Rodeo já lançou algumas canções que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. A proposta da banda é aglutinar o punk e o rock em um estilo alternativo. O que se conseguiu desde “Night Island” (2021) a “Headache Song” (2024), foi aumentar a qualidade técnica de suas músicas e atingir um padrão de produção legal. Contribuíram para a identidade da banda, nomes como Nirvana, Local H e Toadies. No dia em que escrevo esta resenha, o grupo lançou o seu single atual chamado “Inhale”. Este mais denso, pesado e ao mesmo tempo melódico.
A construção melódica da música gerou um clima melancólico, embora instigante. Nem tão punk, mas muito alternativa, “Inhale” é um tipo de canção que faz você viajar pelas ondas dos riffs e atmosfera dos arranjos. A versatilidade de FM Rodeo é tão diversificada quanto as das próprias influências, isso podemos constatar no single “Pop Song (Electronic Dance Remix)” que, em nada se assemelha aos demais trabalhos da banda. Diferente do pop dançante dessa música, “Inhale” possui um tipo distinto de andamento chegando a ser comparada a uma balada. Mas não se engane, essa guinada valeu à pena para a expressividade dos norte-americanos.
A canção foi composta por Troy Dry (vocais/guitarras) que, além de possuir uma entonação vocal voltada ao grunge, pois soa muito despojada, ainda pega pesado nos riffs. Johnny Elrod, baterista, não fica atrás, pois a pegada da canção em andamento cadenciado revela o potencial do músico como importante componente da cozinha. Suas batidas, que mais parecem martelos quebrando pedras, são peculiares na cena indie, grunge e o que mais tiver de alternativo na música. Para segurar todo esse clima, só um baixista como Marshall Benson para garantir o peso através de suas linhas graves e pomposas.
“Inhale” é isso, uma música isenta da rapidez do punk, mas próxima do grunge considerando a timbragem suja dos riffs. No entanto, algo de metal pesado é também extraído de suas trincheiras com melodias ácidas. Entre o clima dos arranjos, é possível acompanhar o trabalho de uma camada de teclados que deixa tudo ainda mais soturno. Isso mostra a riqueza sonora do trio que não se limita à guitarra, baixo e bateria. A exemplo de “Inhale” e seus lançamentos anteriores, o que há de mais notável na banda é a capacidade de criar, por em prática e fazer funcionar.
Ouça “Inhale” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/fmrodeotexas
https://youtube.com/channel/UC8aFXWN9zC5aVv6KZ2Hrd6A
https://www.instagram.com/fmrodeotexas