Fifth Angel: Banda lança novo álbum depois de 30 anos

Depois de ficar quase 30 anos sem um álbum novo, a banda de heavy metal de Washington, Fifth Angel anunciou o lançamento de “The Third Secret”. O álbum sairá no dia 26 de outubro pela Nuclear Blast. Atualmente, a banda é formada pelo guitarrista e vocalista Kendall Bechtel, o baixista John Macko e o baterista e backing vocal Ken Mary.

Segundo a Blabbermouth, Macko diz: “Quando começamos este processo, sempre estávamos atentos para escrever músicas que nos movessem como uma banda. Sentimos que, se conseguíssemos isso, a música provavelmente tocaria nossos fãs também.” Bechtel acrescenta: “Estamos muito orgulhosos do novo álbum! Esperamos que os fãs ouçam as linhas clássicas do Fifth Angel que conhecem e amam, juntamente com o crescimento e maturidade que os indivíduos da banda passaram ao longo dos anos. Espero que eles amem as novas músicas tanto quanto nós. ”

A capa do “The Third Secret” foi criada por Zsofia Dankova (POWERWOLF) e pode ser vista abaixo.

Tracklist:
01. Stars Are Falling
02. We Will Rise
03. Queen Of Thieves
04. Dust To Dust
05. Can You Hear Me
06. This Is War
07. Fatima
08. Third Secret
09. Shame On You
10. Hearts Of Stone

A Fifth Angel lançará o novo single digital e lyric para “Can You Hear Me” em 7 de setembro.

A cena musical de Seattle em meados da década de 1980 foi um terreno fértil de talento excepcional. O heavy metal foi uma nova onda de música que estava começando a varrer o globo, e Fifth Angel foi um dos antepassados da lendária cena musical de Seattle que também produziu bandas emblemáticas como QUEENSRŸCHE e METAL CHURCH. Em 1984, os amigos do ensino médio Ted Pilot (vocalista) e Ed Archer (guitarrista) se uniram ao guitarrista James Byrd. Eles preencheram a programação com o baterista Ken Mary (ALICE COOPER, HOUSE OF LORDS) e o baixista John Macko. Inspirado pelo sucesso de QUEENSRŸCHE, que evitava tocar em clubes para escrever, gravar e lançar suas próprias músicas independentemente, a Fifth Angel seguiu um caminho similar.

Concentrando-se em aprimorar suas habilidades de escrita e gravação, a Fifth Angel criou o incrível álbum de estreia, “Fifth Angel”. Esta gravação foi inicialmente uma versão independente financiada e produzida pela banda, e co-produzida pelo famoso Terry Date. “Fifth Angel” foi a primeira produção de Date, e Date mais tarde produziu artistas de platina como Pantera, Soundgarden, White Zombie e Deftones. O álbum foi lançado pela primeira vez na Europa por meio de uma gravadora chamada Roadrunner Records, localizada na Holanda, e se tornou instantaneamente um clássico de culto na comunidade europeia do metal.

A Epic Records, em Nova York, ficou sabendo da banda e ficou tão impressionada com “Fifth Angel”, que assinou com a banda um contrato de sete álbuns. Remasterizando a gravação original independente e relançando o álbum, a Epic introduziu a Fifth Angel no palco mundial em 1988. A banda recebeu ótimas críticas e foi apresentada na imprensa como a “próxima grande novidade” em todas as principais revistas de metal da dia, incluindo Hit Parader, Kerrang !, RIP, Metal Edge, Metal Forces e muitos outros. Kerrang! foi tão longe como anexar um disco da música da banda em sua capa e dar a dobra central da revista para a banda. Durante esse mesmo período, Ken Mary estava cobrindo os trabalhos de baterista com Alice Cooper, do Hall Of Fame, do Rock And Roll, nas turnês “Constrictor” e “Raise Your Fist and Yell”. Enquanto estava nessas turnês mundiais com Alice, Ken promoveu o Fifth Angel em entrevistas de imprensa e rádio, o que deu um impulso adicional ao lançamento.

A banda entrou no estúdio mais uma vez no final de 1988, desta vez com o produtor Terry Brown (RUSH) e Epic lançou “Time Will Tell” em agosto de 1989. “Time Will Tell” viu a saída do guitarrista James Byrd, e a introdução do prodígio de guitarra Kendall Bechtel. O vídeo de “Time Will Tell” foi lançado do álbum pela MTV, e a faixa “Midnight Love” se tornou a música tema do programa de rádio do apresentador Howard Stern por mais de quatro anos. No entanto, os ventos da mudança estavam começando a agitar a indústria da música e quando a música grunge foi duramente atingida no início dos anos 90 (ironicamente baseada em Seattle também), a Fifth Angel se desfez. Mas esse não é o fim da história.

Em 2010, cerca de 22 anos após o lançamento do Epic de “Fifth Angel”, a banda foi convidada para encabeçar o festival Keep It True em Lauda-Koenigshofen, na Alemanha. Reunindo muitos dos membros principais e adicionando o vocalista do Heir Apparent, Peter Orullian (Ted Pilot é agora um endodontista praticando em Seattle e não foi capaz de cantar para a reunião), a banda preparou um conjunto de músicas dos dois primeiros álbuns. A recepção foi incrível, com a plateia lotada cantando as letras de todas as músicas.

A Fifth Angel encabeçou novamente o festival 2017 Keep It True, e este impulso positivo plantou as sementes para um novo álbum. Jaap Wagemaker, da Nuclear Blast Records, uma das mais bem sucedidas marcas de metal de todos os tempos, ouviu algumas demos que Kendall Bechtel vinha trabalhando e demonstrou interesse em ouvir mais. Alguns dos membros começaram a escrever e gravar juntos e o entusiasmo coletivo foi muito forte sobre a música que estava sendo criada. A Nuclear Blast assinou com a banda um novo contrato baseado em uma demo de três músicas que foi enviada.

Fifth Angel é:
Ken Mary – bateria
John Macko – baixo
Kendall Bechtel – vocais, guitarras

Encontre sua banda favorita