Evanescence: o que aconteceu com a banda?

Evanescence é uma banda de Rock/New Metal formada em Little Rock nos EUA em 1995. Depois de algumas demos, a banda acabou lançando seu primeiro álbum em 2003, o Fallen (2003). Este seria o maior sucesso da banda e que a faria fazer turnês mundiais depois da venda de mais de 17 milhões de cópias do trabalho pelo mundo.

Mas o que aconteceu com a banda? Ela que na época da antiga MTV tinha seus videoclipes sempre passados e grande exposição na mídia, acabou entrando em alguns pequenos hiatos e lançando poucos trabalhos até hoje, mas a banda nunca deixou de existir. Após o grande sucesso de Fallen (2003) encabeçado por faixas como My Immortal e Bring me to Life, a banda lançara o The Open Door (2006) que ainda foi muito relevante na mídia, encabeçado pelo grande sucesso de Call Me When You’re Sober e de Lithium. Mas e depois, o que a banda fez?

Dezoito anos depois do lançamento do álbum de estreia, a banda apresenta uma discografia bem enxuta, contando apenas com cinco trabalhos de estúdio: Fallen (2003), The Open Door (2006), Evanescence (2011), Synthesis (2017) e The Bitter Truth (2021). Destes trabalhos, Synthesis (2017) não é um álbum de inéditas e sim de releituras de faixas de sucesso da banda em outras versões. Já o mais recente trabalho da banda, o The Bitter Truth (2021), saiu agora em março e fez com que a banda colocasse em evidência aquele estilo inicial que a consagrou: o Rock/New Metal melancólico e denso, unindo a voz intensa e dramática de Amy Lee junto a guitarras pesadas, boas melodias e elementos eletrônicos.

Confira o videoclipe de Better Without You, faixa do novo disco de Evanescence

A banda fez muito sucesso em meio a grande ascensão do New Metal com bandas como Linkin Park, Korn e Limp Bizkit. Apesar de uma proposta diferente de som, um pouco mais gótica em alguns momentos, a sonoridade que imperava na época acabou sendo referência para os trabalhos da banda; principalmente em seu trabalho de estreia. Esta situação até causou incômodo na vocalista Amy Lee que não queria que a faixa Bring me to Life tivesse uma parte de Rap, porém acabou sendo voto vencido. Esta situação gerou uma segunda gravação da faixa que saiu no álbum Synthesis (2017), desta vez sem o Rap.

Pesado e obscuro, com momentos estranhos e esparsos

Amy lee – falando sobre o álbum the bitter truth (2021)

O canal do Youtube chamado Minuto Indie fez um levantamento da carreira da banda, resumindo sua trajetória desde o início dos trabalhos até os dias atuais. Lá, Alexandre Giglio comenta sobre o início da banda, sua ascensão e seus momentos de hiato, além de comentar um pouco sobre os trabalhos lançados pela banda. Para conferir o vídeo basta clicar abaixo. Aproveite e se inscreva no canal Minuto Indie!

Aqui no site da Roadie Metal o redator Carlos H. Silva lançou uma resenha sobre o mais recente trabalho da banda, o The Bitter Truth (2021). Para conferir o trabalho do redator e saber um pouco mais sobre este mais recente álbumda banda, basta CLICAR AQUI.

Algo que é inegável na trajetória da banda foi a vontade de explorar novas sonoridades. Por mais que sua sonoridade mais pesada e densa, tendo o Rock em evidência foi o que mais a banda apresentou ao longo de sua carreira, o álbum Synthesis (2017) é a prova desta vontade de se reinventar um pouco: a banda apresentou novas versões de sucessos anteriores, só que desta vez tocadas com orquestra ou com elementos eletrônicos em destaque.

A verdade é que com as grandes turnês e a grande quantidade de shows a banda decidiu dar pausas em sua carreira para seus integrantes focarem em outros projetos musicais e até em outras áreas de suas vidas pessoais. Fazer esta escolha tem seu valor e é bem melhor a banda apresentar seus hiatos e depois voltar com fôlego renovado e lançando bons trabalhos (como é o caso de Evanescence) do que arriscar ficar em turnês intermináveis e vivendo do passado sem ao menos gostar desta vida.

A verdade é que a banda nunca parou seus trabalhos de vez e segue lançando música nova. Quem ainda não conferiu o trabalho The Bitter Truth (2021) vá escutá-lo assim que terminar de ler esta matéria: vale muito a pena. Se você por acaso não acompanhou o auge da banda, comece por Fallen (2003) e conheça a trajetória da banda que conseguiu chegar ao topo do sucesso e fez com que vários adolescentes e jovens da época conhecessem suas músicas, comprassem seus discos e usassem suas camisetas.

O canal do Youtube de Luka Salomão (locutora da Rádio 89) fez um apanhado geral sobre a vida de Amy Lee, vocalista e líder da banda Evanescence. Para acompanhar o vídeo basta clicar abaixo.

Encontre sua banda favorita