SER FÃ É TUDO DE BOM

Eumeria: Conheça a banda multinacional de metal progressivo

Escrever sobre projetos “desconhecidos” é um desafio, principalmente quando se trata de uma banda de extrema qualidade que possui pouco material para estudo, mas ao mesmo tempo, é extremamente gratificante e empolgante conhecer esses trabalhos e perceber que não conhecemos nem metade da boa música que existe pelo mundo.

A banda de hoje, Eumeria, traz uma sonoridade agressiva ao metal progressivo. Formada em 2009 pelo tecladista americano Bobby Williamson e pelos britânicos Jonny Tatum (vocal) e Reace Fullwood (guitarra). O nome da banda é a junção das palavras “Europe” e “America”.

Por seguir a linha de metal progressivo de bandas como Dream Theater, temos as linhas de teclado e bateria muito bem sincronizadas e trabalhadas. O vocal de Jonny tem algumas características interessantes, fruto de uma técnica impecável e de paixão pela boa música. Temos também belíssimas passagens da guitarra de Reace, que apresenta uma sonoridade única.

A banda passou por alguns obstáculos ao longo da gravação do primeiro álbum, incluindo falta de sinergia com o primeiro baterista, Adam Sagan e a mão machucada do baixista Shawn Kascak. Porém, após alguns remanejamentos temporários no baixo e a decisão de lançar o álbum de maneira independente, a banda se acertou e lançou o debut “Rebel Mind”, em 2011, sob a produção de Jacob Hansen.

Em dezembro de 2013, a Eumeria foi convidada pelo então ex-integrante do Dream Theater, Mike Portnoy, para se apresentar na Progressive Nation, no Sea Festival, em fevereiro de 2014. O festival contou com nomes como Haken, Animal as Leaders, Pain of Salvation, Devin Townsend, Jon Aderson (YES) entre tantos outros.

Ainda em fevereiro de 2014, a banda anunciou que o baixista Derek Blakley (que ajudou a gravar o álbum da banda) substituiria Shawn Kascak.

Em junho de 2014, o membro fundador Bobby Williamson anunciou sua saída da banda devido à problemas de saúde, levando a banda a trabalhar com um nome de peso em seu lugar: Matt Guillory, tecladista que já trabalhou ao lado de James LaBrie.

Infelizmente a banda ainda não lançou seu segundo álbum, porém, estão trabalhando nele desde 2014. Qualidade é algo evidente no grupo, então a espera com certeza valerá a pena.

Em 5 de dezembro de 2016, o primeiro baterista da banda, Adam Sagan sucumbiu à batalha contra o câncer.

Veja o clipe da música “Rebel Mind”:

Atualmente, a Eumeria é formada por:

Jonny Tatum – Vocal
Reece Fullwood – Guitarra
Matt Guillory – Teclado
Derek Blakley – Baixo
Kevin Bartlett – Bateria

Compartilhe:

Tags

Sobre: Gabriel Panceri

Gabriel Panceri

Desde que posso me lembrar, música e literatura fazem parte do meu dia-a-dia. Lancei-me na escrita aos 12 anos de idade, mas somente aos 22 comecei a escrever mais "profissionalmente". Sou apaixonado pela música como arte, alèm de ser forma de expressão essêncial para a sobrevivência. A música entrou na minha vida mais cedo, aos 5 anos de idade, através da gloriosa "Brain Damage", da obra "The Dark Side of the Moon". No primeiro contato eu já percebi que seria grato por esse momento o resto da minha vida. Me tornei músico aos 14 anos, escolhendo a guitarra. Motivado por caras como Eric Clapton, David Gilmour e Zakk Wylde (eu sei, bem distintos), dediquei 10 anos á bandas e grupos dos quais fiz parte. Em todo esse tempo, conheci muita gente, muita banda boa (outras nem tanto, mas não cabe a mim julgar) e isso me fez sentir a necessidade de contar pro mundo quando descobrisse um som sensacional, um clipe genial ou até mesmo um single de lançamento de uma banda, e então, cheguei até aqui, ainda apaixonado pelo que faço pela música e pelas pessoas que a criam. Meu objetivo é compartilhar a boa arte com todos que me lêem, pois citando Nietzsche: "Sem a música, a vida seria um erro".

Você talvez também goste...

Comentários

Vote para Melhores do Ano Nacional Roadie Metal 2017

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!