O Ephemeral Skies é um projeto capitaneado guitarrista e produtor sueco Jonatan Berg (Shadows Past, ex-Scarblade), que conta também com a participação da prodígio Alva Gavander, de apenas 8 anos de idade, fazendo alguns vocais e dublagens teatrais. Após apresentar 3 ótimos singles durante os primeiros meses do ano, lançaram no último dia 24 de maio o EP “Inside These Walls”, um trabalho surpreendente e que tem tudo para agradar os fãs mais exigentes de Heavy Metal.

Contando com 5 músicas, sendo 2 delas instrumentais, o Ephemeral Skies aposta suas fichas em um Progressive Metal não menos do que grandioso, o que não deixa de ser uma pequena surpresa, já que Jonatan vem de um passado onde tocava em bandas de Heavy/Power Metal. A música aqui presente se mostra absurdamente técnica, com o guitarrista (que também assume os vocais) mostrando todo o seu talento, mas ainda assim, sem cometer exageros e abrir mão da musicalidade. Essa é possivelmente a maior qualidade de “Inside These Walls”, um trabalho capaz de agradar desde os fãs de sonoridades mais intrincadas até os de um Heavy Metal mais direto.

O EP abre os trabalhos com a já conhecida “Winds Of Time” , onde Alva Gavander já dá o ar de sua graça com pequenos trechos teatrais meio a arranjos com uma pegada mais sinfônica e guitarras pesadas. Após uma introdução de quase 3 minutos, de muita qualidade é preciso frisar, Jonatan entra com seus vocais, mostrando que não é apenas um ótimo guitarrista. Teclados criam uma atmosfera que envolve o ouvinte durante toda a música, acompanhado de ótimos riffs e um trabalho rítmico que esbanja técnica.

As instrumentais “Lead The Dark” e “Ephemeral Skies” são mais curtas e saõ instrumentos para Jonatan mostrar toda a sua técnica, mas sem qualquer pedantismo, fazendo com que as mesmas sejam bem agradáveis de se ouvir. “The Future And The Dream” se inicia grandiosa, com arranjos sinfônicos épicos, equilibrando elementos do Progressive Metal com o background Power Metal do guitarrista. O resultado é não menos que ótimo, além de contar com mais uma vez com participação de Alva.

“Med Morgonens Ljus (The Pandemonium) é a faixa de encerra o EP e é onde o passado Power Metal de Berg grita mais alto, mas sem deixar toda a técnica mostrada até então de lado, além de mais uma vez podermos observar Alva dividindo os vocais em alguns trechos. É o encerramento perfeito para um trabalho surpreendente.

“Inside These Walls” é tranquilamente um dos melhores trabalhos de Progressive Metal que tive a oportunidade de escutar em 2024, já se encontrando disponível para audição nas principais plataformas de streaming e podendo ser ouvido aqui no link abaixo. Confira!

Encontre sua banda favorita