Entrevista: Iscariota – a revelação polonesa do Metal

O Iscariota é a bola da vez do Metal polonês. Após dividir o palco com gigantes como Saxon, Blaze Bayley, entre outros, e ser elogiada pelo público e crítica especializada com seu álbum de estréia “Historia Zicya”, a banda vem construindo seu nome para além de suas fronteiras. A Roadie Metal conversou por telefone com Piotr Piecak (vocalista) e Justyna Szatny (teclados), que nos contaram um pouco sobre a estréia surpreendente da banda e um pouco sobre o Metal na sua terra de grande riqueza cultural.

Roadie Metal: É um prazer entrevistá-los para a Roadie Metal, e, para começar, gostaríamos de saber um pouco sobre como a banda foi formada e como chegou à formação atual?
Piotr Piecak: Olá! É uma honra para nós dar a nossa primeira entrevista para uma rádio e site do Brasil! O Iscariota já percorreu um longo caminho desde a sua formação. Os membros foram sendo trocados devido a muitas razões diferentes e uma vez acabei me vendo totalmente sozinho. Mas eu não desisti. Em 2011, novos membros entraram na banda, incluindo Dominik Durlik , guitarrista e co-fundador, e nós tínhamos uma nova concepção para a banda, assim, nós pedimos a Justyna Szatny para se juntar à banda, e incorporamos o teclado.

Roadie Metal: No início, a banda estava atuando dentro dos limites do Death Metal e hoje é uma interessante mistura de Hard Rock com Heavy, Thrash e elementos épicos; a mudança musical deveu-se à evolução natural dos músicos?
Piotr Piecak: Sim, foi uma evolução natural. Em 1992, éramos muito jovens e fascinados por bandas como Sepultura, Death, Iron Maiden. Agora, nós ainda ouvimos essas bandas, mas com o tempo e avanços tecnológicos nós abrimos a mente e ouvimos diferentes estilos de metal também.

10649457_963303800350375_240887199593493967_n

Roadie Metal: Qual é a inspiração para o nome “Iscariota”?
Piotr Piecak: A inspiração foi a pessoa de “Judas Iscariotes”, que tem uma terrível reputação. Judas desempenhou um papel muito importante no processo de salvação, ele aprendeu a verdade sobre Jesus. Certamente ele não era um traidor.

Roadie Metal: Como é a cena do Heavy Metal na Polônia?
Piotr Piecak: Muito resistente! Na Polônia há um monte de bandas interessantes, alguns deles tiveram sucesso em todo o mundo como Behemoth, Vader, Decapitated e muitos mais. No underground há todo um exército de pessoas que querem essa música para tocar, ouvir e incentivar.

Roadie Metal: Os teclados dão à sonoridade do Iscariota um toque diferenciado e soma-se ao peso e harmonia da banda de forma muito coesa. Como você se adaptou à sonoridade pesada e densa do Iscariota?
Justyna Szatny: Bem, foi um grande desafio para mim quando eu entrei na banda. A combinação de teclados com o Heavy Metal parecia requerer muita coragem. O resultado foi positivo. Minhas inspirações são Jordan Rudess do Dream Theater e Toumas Holopainen do Nightwish. Cativa-me essa força incrível e mágica do que sai de seus dedos. Eu acho que a minha inspiração e imaginação criam uma música que traz uma atmosfera única no que Iscariota toca.

12238276_1235512123129540_4496656553647679859_o

Roadie Metal: Há planos para expandir o trabalho da banda para outros países e fazer uma turnê internacional?
Piotr Piecak: Bem, se for possível, por que não? Mas a banda ainda está por si mesma. Nós não temos nenhum agente e esse é o ponto. Além disso, não temos contrato com qualquer gravadora.

Roadie Metal: Eu devo salientar que as músicas cantadas em sua língua nativa ficaram muito boas, a sonoridade fortemente natural do polonês se encaixou bem ao estilo da banda!
Piotr Piecak: Obrigado por suas amáveis ​​palavras. Talvez gravemos o próximo álbum em duas versões: polonês e inglês!

Roadie Metal: Conte-nos um pouco sobre o processo de composição do Iscariota.
Piotr Piecak: Bem, parece diferente. Às vezes a gente se reúne para compartilhar as nossas ideias e desenvolvê-las. Outras, descobrimos novas soluções quando a música já estava pronta. No final eu escrevo as letras. Nós nunca planejamos como que será a natureza de uma faixa, e ela sai espontaneamente.

1015926_1050640824959481_9132499730526508069_o

Roadie Metal: “Historia Zicya” (História da Vida), seu primeiro trabalho, tem recebido muitos elogios da crítica especializada. Vocês acreditam que ele seja o parâmetro para os próximos álbuns?
Piotr Piecak: Estamos muito felizes com isso e nós estamos indo na direção que escolhemos. Nós tentamos fazer com que o nosso novo álbum soe ainda melhor e mais interessante. Se for bem-sucedido, vamos ver em breve. Esperamos fazer mais fãs com novo álbum!

Roadie Metal: O que abordam as letras de “Historia Zicya”?
Piotr Piecak: É sobre pessoas que experimentam a vida, suas luzes e sombras. Pessoas que descobrem o que é a vida. Nós nunca escrevemos sobre coisas triviais.

Roadie Metal: Nas Américas, as bandas têm priorizado os shows ao vivo já que, com a troca de mp3, as bandas não podem mais depender da venda dos álbuns. Na Europa e Polônia vocês também têm lidado com este problema? Como o Iscariota lida particularmente com isto?
Justyna Szatny: Eu acho que é um problema em todos os lugares. Mas ainda há pessoas que compram CDs. Shows ao vivo são mais importantes e por isso pensamos assim também. Felizmente para quem pirateia, eles não podem compartilhar camisetas ou outra mercadoria das bandas pela internet.

411510_392386317516972_987889613_o

Roadie Metal: Vocês já tocaram com grandes nomes do Metal como: Saxon, Blaze Bayley, Kat, Vader, Lake of Tears, Quo Vadis. Que outras bandas gostariam de dividir o palco?
Piotr Piecak: Com Megadeth e Sepultura!
Justyna Szatny: Nightwish e Dream Theater!

Roadie Metal: Como estão os trabalhos para o próximo álbum do Iscariota? Por que o nome “Upadte Krõlestwo”?
Justyna Szatny: Nós já gravamos a bateria e partes de guitarra base. Na próxima semana vamos gravar baixo, guitarras solo e meu teclado. No final Piotr vai gravar seu vocal. Nós não podemos esperar para ouvir o resultado final!
Piotr Piecak: “Upadte Krõlestwo” (significa Reino Caído), tem uma raiz política. Em 1989, tivemos na Polônia a “Mesa Redonda” e foi uma mudança significativa na nossa nação dominada pelo comunismo. Há muitos anos que somos um país livre, mas agora vemos como o capitalismo arruína nosso valor. As pessoas são enganadas pela política e por promessas sem fundamentos. As letras deste álbum são simplesmente sobre isso.

Roadie Metal: Conhecem algo sobre o Heavy Metal e bandas brasileiras?
Justyna Szatny: Conhecemos o Sepultura é claro, Krisiun, Nervosa e Angra, ouvi também o Hibria que é uma banda muito interessante!

Roadie Metal: Muito obrigado e esperamos ver Iscariota tocar no nosso país!
Piotr Piecak: Obrigado! Esperamos que sim! “Stay Heavy”!!!
Justyna Szatny: Gostaríamos muito de tocar no Brasil e mostrar-lhes como é o Iscariota ao vivo. Felicidades à todos vocês e espero vê-los em breve!

Links Oficiais:
Site Oficial
Facebook
Twitter

Encontre sua banda favorita