Os noruegueses da banda de Black Metal Progressivo/Viking Metal, Enslaved, lançaram hoje, dia 03/03, o seu novo álbum de estúdio intitulado “Heimdal“.
O disco está sendo publicado com o selo da Nuclear Blast e conta com 7 faixas ━ incluindo a “Forest Dweller“, que foi divulgada como single no mês passado ━, totalizando cerca de 50 minutos. Celebrando a sua publicação, a banda está promovendo um evento de lançamento chamado “Heimhug“, que acontecerá em Bergen, na Noruega.
Grutle Kjellson, baixista e membro fundador da banda, afirma, por meio das redes sociais do Enslaved, que “depois de mais de três décadas, eu ainda me sinto entusiasmado quando escuto as demos de Ivar [Bjørnson, guitarrista e membro fundador]; nós podemos ser mais velhos agora, e como a vida evoluiu, não podemos gastar tanto tempo com música quanto gostaríamos, mas o processo de composição para as canções do Enslaved não mudaram muito. Ivar trabalha nas bases e nas formas das canções, manda o material para o resto de nós, e formamos as nossas próprias narrativas ━ esses esboços fantasmas eventualmente ganham vida e falam com a gente, e espero que eles falem com nossos fãs também”.
Ele completa: “Na minha opinião, nossa banda está ainda mais criativa, mais experimental, mais diversa e, de alguma maneira, mais musical do que quando começamos. Eu suponho que uma das principais razões pelas quais continuamos como uma banda é que nunca chegamos a um lugar onde nos entediamos. Nossa paixão para contar histórias, compor riffs, colocar palavras neles e explorar a condição humana através da música e do mito, apenas aumentou ao passar dos anos, e Heimdal é um reflexo de quem somos como artistas, como músicos e como seres humanos no ano de 2023”.
Ainda hoje, o grupo divulgou um Lyric Video para a música “The Eternal Sea” que integra a lista de faixas do álbum.
Enslaved é: Ivar Bjørnson (guitarra, teclado, piano, eletrônicos, efeitos, percussão, backing vocal), Grutle Kjellson (vocais, baixo, mouth harp, eletrônciso, efeitos), Arve Isdal (guitarra, backing vocal), Håkon Vinje (teclados, vocais) e Iver Sandøy (bateria, vocais).
Créditos da Imagem: enslaved.no.