Humberto Gessinger, vocalista e líder da banda Engenheiros do Hawaii, é um dos maiores compositores que já passaram por terras brasileiras. Grande letrista e dono de um acervo enorme de músicas, o compositor sabe falar de várias situações do cotidiano em suas letras e faz isto muito bem.
Quem nunca ouviu Muros e Grades e já acompanhou a crítica social presente nela? Ou quem não ficou angustiado com o arrependimento presente em Refrão de Bolero? Mas entre os trabalhos da banda há uma faixa que certamente se trata de uma leve e sutil crítica à música Pop e comercial. Mas não é denegrindo nenhum estilo e nada do tipo e sim deixando claro que havia uma insistência por parte das gravadoras que diziam que para que uma faixa se tornasse popular ela deveria ter apenas três minutos. Mas será que é assim mesmo?
A faixa em questão se chama 3 Minutos e está presente no disco Minuano (1997). Ela nem é de grande destaque no álbum e muito menos tem grande relevância na carreira da banda, porém como artista e compositor ele já deve ter ouvido muitas vezes que as músicas deveriam ter em torno de três minutos para se tornarem hits. E, com certa ironia, podemos entender a crítica presente na música quando ele diz “Só acredito no que pode ser dito em 3 minutos“. Afinal, que artista não gosta de ter liberdade criativa para deixar sua obra exatamente como quer?
Logo a banda que nunca se prendeu muito a formatos fechados para lançar seus trabalhos. Aliás, os Engenheiros do Hawaii já haviam gravado Terra de Gigantes – presente no álbum A Revolta dos Dândis (1987) – com apenas uma virada de bateria e nada mais. Justo no auge das baladas de Rock onde a música deveria ganhar um refrão junto da bateria para alcançar a emoção nos ouvintes, Gessinger, Licks e Maltz resolveram fazer diferente e lançaram uma música sem o som da bateria na esmagadora maioria de sua extensão, colocando apenas um pequeno trecho para deixar claro para a gravadora que “sim, tem bateria na música”.
Em 3 Minutos esta mesma crítica a modelos fechados reaparece: agora é com a extensão de tempo que uma faixa deve ter. Mas será que uma faixa que vai muito além deste formato enlatado não consegue atingir o estrelato também? Afinal, a própria banda já lançou Infinita Highway que já possui muito mais tempo do que isto e todos sabem o sucesso que a faixa atingiu. Mas e você, o que acha sobre isto? Conhece a faixa 3 Minutos? Basta clicar abaixo e conferi-la!