Elizabethan Walpurga (Walpurga da era Elizabetana) é a celebração da noite de Walpurga (Walpurgis, Walburga, Waelbyrga), a Walpurgisnacht dos tempos medievais, o Sabá da renovação. É a noite da libertação, a união das sombras com o fogo ritualístico pagão. As portas do submundo estariam abertas nesta ocasião de festejos para atrair energias renovadoras, purificadoras, estimulantes.

A Walpurgisnacht medieval foi caracterizada como “a noite das bruxas”, na qual esses espíritos libertários celebravam a existência do ciclo eterno do bem viver, atribuindo a capacidade da vida ao caminho natural do ser, em face da lei divina imobilizante, esse leito fronemofóbico que corrói a alma humana.

Primeiros passos…

A banda foi formada no início de 1994 pelo baixista Renato Matos (20) e pelos guitarristas e irmãos Erick Lira (18) e Breno Lira (14), com a proposta de misturar Heavy e Black metal com outros elementos musicais, que faziam parte da formação musical do trio.

Em 1996, começam os primeiros ensaios e a primeira formação contava com Rogério Mendes (17) nos vocais e Murilo Nóbrega (20) na bateria.

Ainda em 96, a banda muda sua formação.

Belchior de Melo (20) assume a bateria e Leonardo “Mal’lak” Alcântara os vocais.

Influenciados por bandas como Iron Maiden, Mercyful Fate, Dark Tranquillity, Accept, Metallica, Katatonia, Septic Flesh, Sentenced, Anathema e Amorphis, a banda inicia suas composições, abordando em suas letras o tema vampirismo, a escuridão e os desejos do sangue, todas compostas pelo vocalista e estudioso Leonardo “Mal’lak” Alcântara.

Com está formação, a banda estabiliza-se em 1995 grava sua primeira Demo tape intitulada “…The Darkness… The Wrapping Tranquillity…” no RMS Reisenbauer Micro Studio.

Não satisfeita com o resultado da demo, a banda resolve não divulgar o trabalho e aproveita apenas a música “Vampyre” em divulgação posterior.

14572271_1025215360937786_9099733935047430312_n

Outras influências…

Entre 1996 e 1999 a banda monta seu repertório e realiza alguns shows em sua cidade natal Recife e começa a ser reconhecida na cena local como uma banda diferenciada por ter influências que vão além da fronteira do Heavy Metal.

Breno, Erick e Renato, compositores de todas as músicas da banda, também são influenciados por outras vertentes artísticas, como Beatles, Quinteto Armorial, Hermeto Pascoal, Paco de Lucia, Andrés Segovia, Ulisses Rocha e André Geraissati, bem como de outros guitarristas como Santana, Steve Vai,  Marty Friedman, Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, Andy LaRocque e  Allan Holdsworth. O trio de compositores da banda também tem como influência e inspiração a música clássica. Os compositores J. S. Bach, Beethoven, Vivaldi, Paganini, Béla Bartók, Hector Berlioz, Heitor Villa-Lobos e Gustav Holst entre outros foram os que mais influenciaram o som da banda.

Desire…

Em 2000, a banda registra no estúdio MP Proclo a Demo “Desire” com 3 músicas inéditas e a música Vampyre do primeiro trabalho da banda como bonus.

Com apenas 100 cópias em CD, “Desire” alcança mais notoriedade do público de metal no nordeste e a banda faz alguns shows importantes no Recife, recebendo ótimas críticas e o ”título” de Dream Team do Metal pernambucano, com grande destaque da dupla de guitarristas e irmãos, Erick e Breno Lira.

Por causa da alta qualidade musical e aliado a pouca divulgação essa demo viria a se tornar uma lenda no metal nordestino.

Em janeiro de 2001 Belchior deixa a banda para migrar para os EUA.

Em seu lugar, entra o baterista Beto Santos (ex-Infested Blood) por alguns meses e logo depois é substituído pelo baterista Oswaldo Magno (ex-Decomposed God).

Com Oswaldo Magno, a Elizabethan Walpurga fez seu último show no primeiro período de atividade da banda em 2002, na casa de show Dokas, abrindo para a banda americana de Death Metal “Monstrosity”.

Em julho de 2002, Renato Matos também migra para os EUA e a banda encerra suas atividades.

15202533_1058613170931338_9167679051438130251_n

O Retorno

Em agosto de 2015 a banda volta suas atividades com Arthur Felipe Lira na bateria.

Lança em abril de 2016, juntamente com a banda Lord Blaphemate, um split contendo a demo “Desire”!

Gravou entre agosto e novembro de 2015, com apenas 8 ensaios de 3 horas cada um,  no estúdio Mr. Prog, seu primeiro álbum intitulado “Walpurgisnacht”, laçado virtualmente em outubro de 2016.

Lançou dia 09/04/16 no programa Pesado na rádio Universitária FM a música Transylvanian Cry!!!

Participou da coletânea virtual Cangaço Radio Rock do Ceará com a mesma música!

O show de reestreia da banda foi no dia 18 de setembro de 2016 e abriu em Recife o show da banda estadunidense de Black Metal Absu.

Encontre sua banda favorita