Elegant Weapons: conheça o novo projeto do guitarrista Richie Faulkner com o vocalista Ronnie Romero

O videoclipe animado de “Blind Leading The Blind”, o primeiro single do Elegant Weapons, o novo projeto com o guitarrista Richie Faulkner (Judas Priest) e o vocalista chileno Ronnie Romero (Rainbow/ Sunstorm, The Ferrymen), pode ser visto no final da matéria. A faixa faz parte do álbum de estreia do projeto, intitulado Horns For A Halo, que será lançado em 26 de maio, via Nuclear Blast. O álbum foi gravado com o baixista Rex Brown (Pantera) e o baterista Scott Travis (Judas Priest) e foi dirigido pelo aclamado produtor britânico Andy Sneap, que já trabalhou com Judas Priest, Accept, Exodus, Megadeth, entre muitos outros.

Faulkner explica o conceito do vídeo clipe de “Blind Leading The Blind”:

"O vídeo é ótimo e oferece uma representação peculiar e estilística do significado da música. O personagem principal está se embriagando com o poder que lhe foi dado pelas pessoas que confiam nele, apenas para ser descoberto mais tarde, quando seus seguidores realmente veem a verdade. Quando o poder é retirado, ele é visto como ele realmente é".

Em uma entrevista recente com Pete Pardo, do Sea Of TranquilityRomero afirmou sobre o projeto  Elegant Weapons:

"Isso é algo que Richie [trouxe] para a mesa alguns anos atrás. Ele me ligou e disse: 'Ouça ...' Se bem me lembro corretamente, ele já tinha o álbum gravado, mas ele me disse [na época]: 'Achamos que não funciona com o cantor que temos. Então vamos tentar com outro cantor.' Então eu gravei uma música e eles adoraram. E acabamos trabalhando juntos. E os planos são de lançar o álbum em, acho que será em maio, será lançado pela Nuclear Blast. E então vamos fazer alguns festivais de verão pela Europa. Então provavelmente iremos em turnê, se todos estiverem bem. E provavelmente vamos gravar um segundo álbum, e então veremos."

Romero continuou dizendo que o Elegant Weapons é “um projeto muito sólido”, acrescentando que “não é algo que faremos uma vez, e é isso. E também não estamos fazendo isso por causa de um contrato que precisamos cumprir. É porque realmente queremos fazer isso juntos”, explicou. ” Richie é um cara legal; nós somos amigos. E o resto dos caras também. Andy Sneap, [que fez] a produção, também é um cara legal. E nós realmente queremos ver o que acontece com a banda porque achamos que as pessoas vão ficar muito surpresas com o que vão ouvir do lado da música. Não é a coisa típica que Richie e eu estávamos fazendo nos últimos anos. É uma coisa diferente. E acho que as pessoas vão gostar. Então nós veremos o que acontece. E vamos construir a casa a partir desse ponto.”

O Elegant Weapons é completado no palco por Dave Rimmer (Uriah Heep), no baixo e Christopher Williams (Accept), na bateria. Horns For A Halo foi gravado com o baixista Rex Brown (Pantera) e o baterista Scott Travis (Judas Priest) e foi dirigido pelo aclamado produtor britânico Andy Sneap. Em relação ao nome da banda, Faulkner disse:

"Em quase qualquer empreendimento, o artesão precisa das ferramentas certas para o trabalho. Para um músico, essas ferramentas são coisas como seus instrumentos, suas vozes e as emoções que a combinação certa de todos esses pode trazer à tona. Você também pode considerá-lo uma referência aos instrumentos que tocamos, porque agora são quase antiguidades. Então, sim, ele faz referência aos nossos instrumentos e também a esse tipo de música, onde continuamos a tradição dos grandes como Sabbath e DIO, mas também bandas às quais os caras estão conectados, como Rainbow, Pantera, Priest."

Richie e Rex são amigos há anos, então, quando Richie estava gravando Horns For A Halo durante a pandemia, ele chamou seu amigo para gravar o baixo do álbum. Sobre a participação de Rex Brown, ele diz:

"Bem, Rex traz um som, antes de tudo, que é como nenhum outro som de baixo. A maneira como ele toca baixo é instantaneamente reconhecível. Mas eu me envolvi com Rex, você sabe, como com muitas coisas que fazemos, como humanos, na verdade - nos envolvemos como amigos primeiro. Mas Rex tem uma ótima maneira de ouvir a maneira como as partes do baixo e da bateria interagem. Quero dizer, as partes de Rex dão vida e dinâmica às músicas. Então é um prazer tê-lo no álbum e é um prazer, obviamente, conhecê-lo e tê-lo como amigo - ele é uma lenda."

Quanto ao envolvimento de Travis com o álbum, Faulkner disse: “Eu sempre quis fazer um disco com Scott tocando fora do Priest. Sua técnica e estilo são lendários, mas também seu groove.”

A produção é do guitarrista de turnê do Judas Priest nos últimos cinco anos, Sneap, que respeitou a visão de Richie em relação a um certo som clássico que ele queria em toda a extensão das 11 músicas do álbum (dez originais mais um cover de “Lights” do UFO Out), e isso é uma assinatura Flying V através de um amplificador Marshall Plexi.

Quanto à música criada pelo Elegant WeaponsRichie descreveu:

"Uma mistura de Jimi Hendrix, Priest, Sabbath, Ozzy solo e Black Label Society, mas com muita melodia, meio old school e moderno ao mesmo tempo, se isso faz algum sentido, e na verdade afinado um passo inteiro. O Marshall Plexi basicamente faz uma coisa, mas você precisa aumentá-lo para 11 para ter aquele som distorcido. Não tem muitos sinos e assobios ou canais e efeitos diferentes. Basicamente faz uma coisa e faz muito bem. Mas, novamente, a afinação cria um som mais moderno e, usando o som clássico do Marshall Plexi, você obtém essa justaposição, esse contraste. Ao todo, há muitos solos de guitarra e as músicas são mais pesadas. E mesmo que haja muita melodia, ainda vai abalar seus ossos."

Especificamente para as músicas, Richie explicou:

"Eu e a acústica realmente não nos damos bem, então há apenas uma música suave nela, uma espécie de música enfumaçada e assombrada de Nova Orleans chamada 'Ghost Of You', como se - afinou o piano dos anos 1920. Essa é sobre uma memória, ou o fantasma de um amor perdido. Mas é o mais acústico possível. Não sou muito atraído por violão em geral. É principalmente meio pesado e cheio na verdade. Tem uma música chamada 'White Horse', mais 'Horns For A Halo', que é como Tony Iommi cruzado com Alice in Chains. É assim que justificamos as coisas ruins que fazemos. Quando aparecermos no Dia do Julgamento, os anjos vão confundir nossos chifres com auréolas, se é que você me entende. Depois, há 'Rose Girl', que tem um pouco da vibração hippie psicodélica dos anos 60. É sobre a garota rosa que vende rosas para os clientes em um clube de strip e reflete sobre o que é sua vida."

Além de ter essas histórias contadas, outro mandato da banda é que Richie proponha mais plenamente do que em um disco do Priest, sua própria voz ou estilo no que diz respeito à guitarra. Ele explica:

"Sim, tudo o que você faz, sem soar pretensioso, é tentar encontrar a sua própria voz e extensão da sua voz. Eu estive em bandas cover toda a minha vida. Então você se encontra substituindo KK Downing e é, tipo, 'Agora o que eu vou dizer?' Não posso soar como KK Downing. Não posso soar como Eddie Van Halen. Não posso soar como Zakk Wylde. Portanto, é refinar e aprimorar o que é sua voz, constantemente ajustando o que é essa voz. E espero que quando as pessoas o ouçam, pensem: 'Ah, esse é o Richie'. Em cada música e em cada solo, espero que haja aquele som, aquela narrativa, aquela voz, e espero que resista ao teste do tempo."

Mas, na verdade, o objetivo geral do Elegant Weapons é perpetuar o rico legado do proto-power metal tradicional inventado pelos titãs do heavy metal dos anos 70 e 80, mais pertinentemente o Judas Priest. Diz, Faulkner:

"Todos nós quatro temos esse DNA original em nós, assim como a nova geração de fãs de heavy metal tradicional. E talvez uma banda como o Elegant Weapons, espero que tenhamos credibilidade para deixar essas bandas originais orgulhosas, porque fomos aceitos pelos membros dessas bandas e por seus fãs. Essa é realmente a ideia por trás do Elegant Weapons - continuar voando a bandeira para este estilo de heavy metal atemporal."

Confira abaixo o vídeo clipe oficial do primeiro single “Blind Leading The Blind”:

Abaixo você confere a tracklist completa de Horns For A Halo e a arte da capa:

01. Dead Man Walking
02. Do Or Die
03. Blind Leading The Blind
04. Ghost Of You
05. Bitter Pill
06. Lights Out
07. Horns For A Halo
08. Dirty Pig
09. White Horse
10. Downfall Rising

Fonte: Blabbermouth.net

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita