O terceiro álbum solo do vocalista do PEARL JAM , Eddie Vedder , “Earthling” , estreou em primeiro lugar nas paradas da Billboard , Top Albums Sales, Top Rock Albums e Top Current Album Sales. Ele também alcançou o primeiro lugar nas vendas de álbuns alternativos (por dados do MRC), os principais álbuns atuais canadenses, vendas de álbuns canadenses, álbuns alternativos, álbuns digitais atuais e gráficos de álbuns de vinil LP. O LP continua a atingir novos recordes em vários países, incluindo Suíça (Nº 3), Bélgica (Nº 5), Holanda (Nº 5), Alemanha (Nº 11) e Reino Unido (Nº 36). Além disso, o álbum foi a maior estreia internacional na Itália (nº 10) e atingiu o Top 10 na Austrália.
Lançado via Seattle Surf / Republic Records , “Earthling” apresenta a banda de turnê de Eddie , THE EARTHLINGS , que inclui o ex- guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS , Josh Klinghoffer (agora um membro da banda de turnê do PEARL JAM ), o produtor de álbum Andrew Watt na guitarra, Pino Palladino (THE WHO ) no baixo, Glen Hansard nas guitarras e backing vocals, e Chad Smith (RED HOT CHILI PEPPERS) na bateria.
“Earthling” é o primeiro álbum solo de Vedder desde “Ukulele Songs” de 2011 , que alcançou a quarta posição na parada Billboard 200.
“Earthling” ilumina todos os lados de Vedder e inclui colaborações com algumas das lendas mais icônicas da música, incluindo Stevie Wonder , Ringo Starr , Elton John , bem como Watt , Smith e Klinghoffer .
Vedder atua como frontman do PEARL JAM , além de guitarrista e letrista principal, desde 1990. Induzido ao Rock And Roll Hall Of Fame em 2017 como membro do PEARL JAM , o estilo vocal de marca registrada de Vedder inspirou uma geração. Sua presença de palco enérgica e sem verniz, juntamente com suas conversas honestas com o público, levaram o PEARL JAM como pioneiros em apresentações ao vivo e justiça social.
Seu primeiro projeto saiu em 2007 com o álbum da trilha sonora do filme “Into The Wild” e lhe rendeu um Globo de Ouro pela música “Guaranteed” . Em 2012, o segundo álbum solo de Vedder, “Ukulele Songs” , recebeu uma indicação ao Grammy de “Melhor Álbum Folk”. Recentemente, ele colaborou com Glen Hansard para a trilha sonora original do filme “Flag Day” .
As letras de Vedder abordam muitas das principais questões de nossos tempos, incluindo violência armada, racismo e mudanças climáticas. Além do ativismo inerente à música, Vedder é um defensor declarado de várias causas progressistas, sociais e políticas, principalmente o acesso ao aborto e o meio ambiente. Apoiador de longa data da Surfrider Foundation , Vedder recentemente se manifestou na proibição de perfuração offshore ao longo da costa dos EUA.
“Embora alguns possam pensar que deve haver uma separação entre arte, música e política, deve-se reforçar que a arte pode ser uma forma de protesto não violento”, diz Vedder .
Além de seu ativismo, Vedder e sua esposa Jill McCormick Vedder co-fundaram a EB Research Partnership , dedicada a encontrar uma cura para a epidermólise bolhosa, uma família de doenças genéticas raras que afetam a pele. A família Vedder é ativa no apoio ao trabalho da organização e às crianças afetadas pelo transtorno. Vedder e sua esposa residem em Seattle com suas duas filhas.