Em entrevista para Peter Orullian, do site “Breaking Absolutes”, o tecladista da banda Dream Theater, Jordan Rudess, diz que está muito orgulho do seu trabalho no teclado para as faixas do próximo álbum.   Rudess diz,

“Estou provavelmente mais orgulhoso dessas faixas de teclado nesse álbum  do que qualquer coisa que eu tenha feito antes com o Dream Theater.” 

Rudess credita esse sucesso também a Jimmy T (James Meslin), que foi o engenheiro que trabalhou junto com o Dream Theater na gravação do álbum “Liquid Tension Experiment”.

No último mês, em entrevista também para a Breaking Absolutes, o vocalista James Lebrie afirmou que a banda “subiu o nível” para esse novo lançamento.  Nas palavras de Labrie,

“Eu disse ao [guitarrista] John [Petrucci] quando eu estava terminando o último vocal, eu disse ‘você quer saber? Nós acabamos de atingir um outro nível.’ E eu disse, ‘esse é nosso 15º álbum, e nós fizemos isso novamente’.”

Em abril, Petrucci disse ao Thomann do Germany que a banda está trabalhando no novo álbum desde outubro. Ele fala, “Eu estou super animado! Essa gravação está cheia de energia, entusiasmo e positividade. Eu estou entusiasmo! Eu não posso esperar para que as pessoas ouçam!”.

O novo álbum do Dream Theater tem previsão para ser lançado no outono próximo