Em uma nova entrevista com o % 100 Metal da Turquia , o guitarrista do DREAM THEATER , John Petrucci, falou sobre a próxima turnê europeia da banda, que está marcada para começar em abril próximo em Belfast, Reino Unido. Ele disse : “O último show que tocamos foi no final de fevereiro de 2020, então faremos mais de dois anos desde que chegamos à Europa. Não faremos ‘uma noite com …’ então haverá uma banda de abertura tocando conosco, que estamos trabalhando. E vamos tocar um monte de material do novo álbum, obviamente. Nós temos um novo cenário que está em desenvolvimento e estamos tentando fazer uma visão abrangente do topo do mundo. Então, veremos. Estamos trabalhando nisso. E tocaremos algumas músicas que não tocamos há muito tempo; sempre gostamos de fazer isso também. “
Ele acrescentou: “Vai ser divertido voltar e tocar, tocar ao vivo. A música ao vivo está ausente em todas as nossas vidas há muito tempo. Então, todos nós precisamos dela. É uma grande parte do que nós fazemos.”
No mês passado, o DREAM THEATER anunciou as datas remarcadas para sua etapa norte-americana adiada da turnê “Top Of The World” . Os shows agora começarão em Mesa, Arizona, em 2 de fevereiro, e ocorrerão sete semanas antes de terminar em Austin, Texas, em 21 de março. A turnê também fará paradas em Los Angeles, Califórnia; Montreal, Quebec, Canadá; Nova York e Dallas, Texas, entre outros, marcarão as primeiras apresentações ao vivo da música do último lançamento do DREAM THEATER , “A View From The Top Of The World“ . ARCH ECHO será o inaugurador em todas as datas nos Estados Unidos e FALSET será a abertura em todas as datas no Canadá. Informações sobre ingressos para todos os próximos shows, bem como pacotes VIP, podem ser encontradas em www.dreamtheater.net .
Em outubro, o vocalista do DREAM THEATER , James LaBrie, disse ao The Metal Voice sobre a decisão da banda de adiar a turnê: “Tudo se resumia a quão confortáveis estávamos saindo. Estávamos recebendo mensagens confusas dos promotores e de nossas agências. Nossa a gerência estava examinando isso de forma abrangente com as pessoas que estavam por aí, tours que estavam acontecendo, tours que haviam sido canceladas.“
“Quando você monta uma turnê, a quantidade de dinheiro que é colocada em uma turnê é astronômica”, ele continuou. “E o tipo de produção com que saímos é muito grande; é bastante substancial. Estávamos recebendo muitas indicações de que as bandas que estavam saindo estavam fora por uma ou duas semanas e alguém da banda ou da equipe veio com COVID e então todo o acampamento teve que ser fechado em até 10 dias. Bem, isso é financeiramente incapacitante para qualquer turnê de qualquer magnitude, que você pode simplesmente derrubar um acampamento inteiro de, digamos, 30 e poucos pessoas e a quantidade de dinheiro que é gerada enquanto você está lá. Você está falando de 10 dias em que está morto na água.“
“Então não fazia sentido para nós. Primeiro, ainda estávamos preocupados com a nossa saúde, saindo. E embora todos estejamos totalmente vacinados, por assim dizer, ainda estávamos preocupados com um de nós ficar doente e não poder prosseguir. E então o lado comercial das coisas.“
“Quer dizer, se eu quiser ser completamente honesto com você, não foi uma decisão unânime“, admitiu LaBrie . “Havia três caras na banda que disseram, ‘Não. Não queremos fazer uma turnê. Não vamos sair.’ E havia dois outros caras na banda que disseram, ‘Vamos lá, vamos lá. Vamos nessa. Somos todos a favor.’ E foi isso o que aconteceu – foi uma votação majoritária que disse: ‘Não. Não estamos prestes a sair.‘ “
James também abordou o comentário recente de Petrucci de que o adiamento da turnê foi “lamentável” e não uma decisão unânime, com Petrucci e o baixista John Myung dispostos a voltar para a estrada o mais rápido possível e os outros três caras optando por ficar em casa.
“Às vezes você vai ter que concordar em discordar, e concordo, como ele disse – eu vi; os fãs encaminharam para o meu site – como ele disse, ele estava frustrado”, disse James . “Bem, verdade seja dita, estamos todos frustrados por não estarmos em turnê. É isso que amamos fazer – adoramos sair. Mas alguns de nós sentimos que não estávamos dispostos a correr esse risco e cair com este vírus infeliz. Simplesmente não pareceu para mim, e para os outros dois caras que estavam do lado da cerca em que eu estava, não fazia sentido arriscar neste momento. Mas tudo está sendo reprogramado. Foi adiado e tudo estará online novamente em fevereiro. E acho que estaremos mais próximos não apenas de mais pessoas sendo vacinadas, mas também da imunidade coletiva. Então, iremos.‘
Em outubro, Petrucci disse a Robert Cavuoto do Sonic Perspectives sobre o adiamento da turnê do DREAM THEATER : “Bem, é uma decisão infeliz. John [ Myung ] e eu realmente queríamos fazer uma turnê, e estamos morrendo de vontade de fazer uma turnê – morrendo de vontade de sair e apoiar o [novo disco do DREAM THEATER ]. E, infelizmente, não conseguimos convencer os outros caras de que era seguro. Então, não foi uma decisão unânime, infelizmente.”
“É frustrante para mim, porque tudo está aberto e shows estão acontecendo, e teatros e arenas e clubes e tudo está aberto”, ele continuou. “Bandas estão lá fora e muitos dos meus amigos estão em turnê com sucesso. E há maneiras de fazer isso com segurança, que estávamos muito preparados para fazer. Mas, como eu disse, não conseguimos convencer os outros caras de que estar seguro, então tivemos que empurrá-lo para fora.“
“Sou o tipo de pessoa em que odeia decepcionar as pessoas, odeio decepcionar nossos fãs. Portanto, foi definitivamente uma decisão infeliz.”