O Down foi confirmado para a edição do próximo ano do festival Graspop Metal Meeting, que acontecerá de 18 a 21 de junho de 2020 em Dessel, na Bélgica.
O anúncio da participação do Down no evento ocorre menos de um mês depois que o cantor Phil Anselmo revelou que a banda estava planejando se reunir em 2020 para alguns shows em comemoração do 25º aniversário do clássico álbum de estréia da banda, “NOLA” (1995).
“Temos o 20º aniversário de ‘NOLA‘ chegando, e eu sei que nos foram oferecidos alguns shows“, disse Anselmo ao Metal Nexus no festival Louder Than Life, em Louisville, Kentucky. “E é tudo o que sei. Pepper [Keenan] ainda está em turnê [com o Corrosion Of Conformity]. O Crowbar está sempre em turnê. E o Eyehategod, eles estão em turnê há muito tempo. Então, as pessoas me perguntam sobre isso o tempo todo.“
A resposta de Anselmo parecia sugerir mais uma vez que a formação do Down para uma hipotética turnê de 25 anos do “NOLA” contaria com o guitarrista Kirk Windstein. Membro fundador do Down, Windstein deixou a banda em 2013 para se concentrar no Crowbar e em sua vida familiar. Ele foi substituído por Bobby Landgraf, ex-técnico de guitarra do Down, que anteriormente trabalhava na Gahdzilla Motor Company, uma projeto solo dos anos 90 que também apresentava Jason McMaster (Dangerous Toys, Watchtower) e Honky.
A última aparição ao vivo do Down aconteceu em agosto de 2016 no festival Psycho Las Vegas em Las Vegas, Nevada.
O último lançamento da banda foi o EP “Down IV – Part Two“, lançado em maio de 2014.
A banda não lança um álbum completo desde 2007, “Down III: Over the Under“.
“NOLA” de 1995 foi amplamente creditado com a introdução do som underground do metal de New Orleans — “riffs de guitarra com a pegada Doom, lento e super pesado, carimbados com o nome da marca de Anselmo“, como descrito pelo NOLA.com — para uma audiência mundial. A banda lançou álbuns e excursionou apenas de forma intermitente, pois todos os seus membros se apresentam com outros projetos.
Fonte: Blabbermouth